Segundo o último levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o Brasil realiza, em média, 1,5 milhão de cirurgias plásticas por ano, ocupando a segunda colocação nesse quesito em todo o mundo – atrás apenas dos Estados Unidos. Entre os homens, estão no top 5 de procedimentos mais realizados: lipoaspiração, implante capilar, rinoplastia, blefaroplastia (pálpebra) e correção de ginecomastia.
Médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da “International Society of Aesthetic Plastic Surgery” (ISAPS), Dr Jairo Casali explica que os homens buscam segurança e um resultado natural, dando preferência para procedimentos menos invasivos. Preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de botox e preenchimento de mandíbula são alguns exemplos de opções, que podem ser feitas em consultório.
Existem algumas diferenças entre os resultados que os homens buscam em relação às mulheres, principalmente nas cirurgias de rinoplastia e lipoaspiração. “O padrão de beleza dos homens e mulheres diferem nos traços. Apesar de usar a mesma técnica, tomamos o cuidado de seguir a harmonia do rosto de acordo com os traços de cada gênero, seguindo tamanhos, ângulos e formatos de acordo com a estrutura da face. A proporção do nariz masculino em relação ao rosto, por exemplo, é sempre maior comparado ao delas”, esclarece Dr Jairo.
LIPOASPIRAÇÃO
Os homens sofrem bastante com as gordurinhas localizadas nos flancos. Por causa da ação da testosterona, a gordura tende a fixar-se mais nesta região. O uso de cintos e calças mais justas também podem acentuar a acumulação de adiposidades nessa zona do corpo. Esse é o tipo de gordura mais densa, que queima por último, e mesmo com o esforço de exercícios específicos ou grande emagrecimento, ela pode continuar aparente.
A solução nesse caso de gordura que insiste em permanecer é uma lipoaspiração. O processo é o mesmo para ambos os gêneros, mas existem diferenças nos objetivos e “desenhos” do abdômen em uma lipo HD. Pacientes homens buscam por uma musculatura mais aparente (six pack ou os famosos “gominhos”), enquanto as mulheres preferem uma definição mais suave, menos acentuada. Importante lembrar que, diferentemente da lipo convencional, o foco da lipo HD não é uma grande redução de medidas, mas sim um aprimoramento das formas.
BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA DA PÁLPEBRA)
Uma das opções que tem o menor tempo de afastamento das atividades é a blefaroplastia, ou cirurgia da pálpebra. A quarta cirurgia plástica mais realizada no mundo é bastante procurada por homens e tem como objetivo a retirada do excesso de pele e tratamento das bolsas de gordura para obtenção de um olhar mais jovem.
“Posso dizer que essa é uma das cirurgias mais procuradas pelos brasileiros, uma das mais seguras e que a idade não é um fator determinante para a realização do procedimento. O ideal é quando a flacidez da pele e bolsas de gordura começam a incomodar. Ela não é apenas uma cirurgia estética, há casos em que é indicada para tratar também o aspecto funcional dos olhos, justamente por isso deve ser realizada por um profissional experiente e capacitado”, destacou Dr Jairo Casali.
A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Pode também ser associada a outros procedimentos de rejuvenescimento facial como o preenchimento, tratamentos de pele e suspensão dos supercílios.
PODE COMBINAR MAIS DE UMA CIRURGIA NO MESMO DIA?
Desde que o tempo cirúrgico não seja demasiado, é possível ainda combinar mais de um procedimento de uma vez. Dr Jairo Casali indica que é comum realizar rinoplastia e blefaroplastia em um único dia, por exemplo. Entre as vantagens está o pós-operatório, que será conjunto.
Quem ainda têm ressalvas sobre edemas e cicatrizes pode também ficar mais tranquilo. Existem hoje instrumentos padrão ouro para realizar as operações, que utilizam ondas ultrassônicas, trazendo mais conforto, melhor recuperação, menos sangramento e, portanto, mais segurança. Para a lipoaspiração é utilizado o aparelho Vaser®, que quebra as células de gordura de camadas específicas, reduzindo os riscos de dano aos vasos sanguíneos e nervos, possibilitando a remoção de maior volume e um contorno mais preciso. Além de poder ser utilizado em áreas onde a remoção de gordura pelo meio tradicional é mais difícil. Já na rinoplastia um dispositivo chamado bisturi piezoelétrico, ou popularmente, PIEZO®, emite ondas ultrassônicas que possibilitam movimentos mais precisos para dar nova forma ao nariz. Ele substitui o martelinho e tem a vantagem de deixar menos manchas roxas na face. Como a vibração é muito mais sutil que o uso do martelo, os tecidos adjacentes como pele, mucosa e vasos sanguíneos são preservados.