PALADAR: VAMOS CONVERSAR ENTRE VINHOS?

Por Nadezhda Bezerra / Fotos Bruno Maia

Mais versátil do que muita gente pensa, o vinho é uma ótima companhia para aquele bate papo em uma roda de amigos. Sem protocolo ou qualquer formalidade, o vinho é o novo chopinho da tarde. Ou melhor, da hora que você quiser.

Quem traz esse conceito mais despojado para a bebida das uvas é a Entre Vinhos (@entrevinhos), um espaço de experiências comandado pelos enólogos e sommeliers, os irmãos Eduarda e Luiz Figueredo e o amigo Leonardo Buarque. Um trio que vem apostando alto e obtendo retornos dignos de se comemorar com a bebida de Baco.

Na Entre Vinhos é possível conhecer e comprar vinhos de alta qualidade, de marcas pouco ou nada conhecidas, garimpados pelas mãos dos três sócio. Aliás, um diferencial importante da Entre Vinhos é a promessa de alta rotatividade de rótulos, ou seja, estarem sempre variando para terem frequentemente novidades fora dos circuitos mais comuns à disposição do cliente.

Segundo Eduarda, a proposta não é o cliente entrar, encontrar uma marca já conhecida e levar. Mas é ter a curiosidade provocada diante de mais de 700 rolhas vindas de lugares distintos e com propostas diferenciadas. “Nós estamos aqui para conversar sobre vinhos”, revela ela. O desejo é de bater um papo com cada cliente, tirar suas dúvidas, responder perguntas, guiá-los na magia do vinho. Como um vinho que se preze é sempre bem acompanhado de uma boa gastronomia, o que antes eram só algumas tapas acabou se transformando em um cardápio reconhecido em excelência, pelas mãos da chef Raquel Emídio, para fazer parte de um bom momento entre amigos. “A gente oferecia bruschetas, carpaccio e tábua de frio. Depois, os próprios clientes foram demandando outras opções”, conta Leonardo.

CAÇADORES DE VINHOS

Eduarda, Luiz e Leonardo são verdadeiros caçadores de vinhos pelo mundo. Seja em viagens, eventos ou através de conexões com produtores e distribuidores. Onde existe uma possibilidade de descobrir algo novo, eles estão lá. Luiz e Eduarda trazem a experiência de gestão e do comércio da bebida da Lacomex, empresa da família onde atuavam na gestão. Leonardo, atuando na área de projetos e design de containers – chegou até o vinho pela paixão, o que acabou se tornando também um novo negócio.

Até mesmo nas viagens de férias, cada um deles reserva uma parte para garimpo e encontro de novo rótulos, novos sabores e experiências degustativas. Afinal, como eles bem dizem, são mais de nove milhões de rótulos pelo mundo para as pessoas seguirem sempre bebendo os mesmos vinhos sem arriscar outros sabores. Viver o novo, aguçando os cinco sentidos é a grande proposta da Entre Vinhos.

Até mesmo em celebração e reconhecimento à dedicação dos produtores, desde o preparo da terra, o plantio e colheita das uvas, até a transformação no vinho, como a gente conhece e gosta. Esse é outro diferencial do trio Eduarda, Luiz e Leonardo. Eles conhecem essa realidade do produtor, porque se aproximam de muitos deles. Daí a relação com a bebida ser tão especial, a ponto de quererem dividir com seus clientes.

ENTRE E FIQUE À VONTADE

Sabe aquela ideia da cervejinha de fim de tarde de bermuda e camiseta? Pois bem, é bem por aí a proposta da Entre Vinhos: tirar um pouco da pompa e da seriedade de beber vinho, mas mantendo o respeito; afinal, vinho, é vinho, não é? O cliente pode chegar, escolher seu vinho e se servir sozinho. Pode degustar antes de comprar ou seguir direto para degustar em casa ou até mesmo fazer o pedido de lá. Contudo, vale a pena dizer que tem um som ambiente de primeira e você não deveria perder a oportunidade.

UM POUCO DE TUDO COM MUITA PAIXÃO

O que nasceu para ser uma loja de vinhos com espaço para degustação, um papo e boa experiência foi mudando, crescendo. Porém, sem perder a essência de ser um espaço para a democratização do universo do vinho. Ser um lugar de encontros, de conexões e experimentações. Na loja, há mais de 700 rótulos que mudam de tempos em tempos. Tudo é dinâmico, inclusive o cardápio. O wine bar é um convite para sentar-se, beber, comer e conversar em um final de tarde ou começo de noite. O café e bistrô oferece uma pausa para um doce com vinho, um brunch ou até mesmo um café da manhã diferenciado ou uma refeição mais elaborada.

A casa também recebe para eventos, sejam celebrações, confrarias ou encontros coorporativos. Nesses momentos tudo pode ser personalizado, desde o vinho até o menu para que a experiência seja ainda mais completa. Mas também pode ir até onde o evento acontece. A Entre Vinhos também tem a proposta de montar um wine bar em festas e eventos, como casamentos, confraternizações e diversas outras celebrações.

UM BRINDE PARA COMEMORAR

 A história dos três sócios traz muita experiência em empresas familiares. Eduarda e Luiz na Lacomex e Leonardo na Piraju Construção em Container, mas montar e gerir o próprio negócio é sempre um desafio, ainda que seja uma tarefa dividida por três. Ainda mais porque o começo de tudo foi atravessado pela pandemia.

Entretanto, pouco mais de dois anos depois, a Entre Vinhos é uma soma de boas histórias, dedicação e o desafio de seguir empreendendo com a missão de expandir o consumo do vinho.