ESTRELA: PRISCILA REIS E O SUCESSO COM “STUPID WIFE”

A atriz Priscila Reis (@priscilareis_) viu sua carreira dar uma guinada após sua participação na websérie Stupid Wife, lançada no primeiro semestre deste ano. O sucesso foi tanto que agora no segundo semestre de 2023, dedicou seus esforços e energias na gravação da segunda temporada. Priscila além de inspirar seu público por meio da sua atuação, compartilha seu dia a dia e experiências em perfil do Instagram, que já conta com 265 mil seguidores. Também usa a rede como um canal de comunicação com seu público para se posicionar nas pautas que acredita e partilhar sua visão de mundo que é bem vasta. Até porque a bela já conseguiu a proeza de morar em trinta e dois países, no período em que trabalhou como modelo, ficando fluente em italiano e inglês. 

Poderia nos contar como é isso de iniciar a carreira de atriz aos 13 anos. Como despertou para a dramaturgia? A dramaturgia sempre esteve presente na minha vida desde criança. Cresci assistindo novelas na casa dos meus avós – ai de quem atendesse o telefone durante a novela das 21h (risos) – além disso minha mãe sempre me levava ao teatro, eram nossos programas de fim de semana. Ali, já criei essa paixão pela atuação, achava mágico o poder de contar histórias, o lúdico dos palcos. Minha família sempre me incentivou muito em todos meus sonhos, então no momento que expressei meu desejo de começar a estudar, eles me matricularam em cursos de teatro.

Como foi sua preparação e início como atriz? O que foi mais desafiador? Foi, e é baseada em muito estudo.  Atuar é um “músculo” que você precisa estar sempre exercitando. Tenho um carinho enorme pelos meus primeiros trabalhos, cada um deles me deu aprendizados importantes que me ajudam a ser a atriz que sou hoje e a que ainda quero ser. O desafio do começo e o de agora são parecidos, essa pesquisa interna constante, se ver e se conhecer de formas diferentes. Às vezes durante o processo da personagem, acabo descobrindo coisas em mim que nem sempre são confortáveis e ter a coragem de olhar e trabalhar isso é um desafio.

Hoje as redes sociais têm deixado o mercado mais democrático. E você percebe isso no sucesso da sua websérie Stupid Wife. Como você vê isso? Confesso que, embora eu conheça o poder das redes sociais, eu não imaginava a força que elas teriam na minha trajetória. Eu era mais reservada, não me comunicava tanto por lá quanto me comunico hoje. E devo dizer que transformou minha vida, poder mostrar meu trabalho e alcançar pessoas do mundo inteiro, cruzando fronteiras de línguas, costumes, culturas… é muito incrível! Possibilita a nós, artistas, uma troca muito mais próxima com o público. Isso é maravilhoso. Essa democratização nos possibilita sermos também produtores de conteúdo, criando outras oportunidades no mercado. É uma nova forma de criarmos comunicação direta com o público, sempre com muita responsabilidade.

Você já venceu cinco prêmios no Rio Webfest. Se surpreendeu com esse sucesso? A que se deve isso? Esse dia sem dúvida foi inesquecível, um momento muito especial na carreira de todo mundo que participou de “Stupid Wife”. O RIOWF é um dos principais festivais de web séries do mundo e levar os 5 prêmios nos deu a certeza que “todo nosso esforço estava sendo recompensado”. Foram meses de gravações intensas, de um mergulho coletivo de uma equipe inteira, onde cada um se entregou 100% na sua área, para que Luíza e Valentina ganhassem vida. Acho que o sucesso se deve, sobretudo, por toda representatividade que a série tem. Hoje, quando recebo as cartas do público ou vejo meus directs, eu vejo como tanta gente se identifica com as personagens, pessoas que já viveram situações parecidas, temas que precisam ser ditos e dialogados. A nossa série é baseada no livro da Nathália Sodré “Lembrem-se de nós” e adaptada pela PontoAção , uma produtora que conta com duas diretoras mulheres. Isso pra mim também foi muito importante e tenho muito orgulho do que elas construíram.

Para quem não assistiu ainda, conta um pouco do que pode esperar da segunda temporada de Stupid Wife lançada no início do ano. ASSISTAM!!! (risos) Nesta semana chegamos à marca de 80 milhões de visualizações contando as duas temporadas e o Especial de Natal, esse retorno é muito especial para nós. Bom! Eu sou a rainha do spoiler! Preciso ter cuidado. (risos). A segunda temporada vem pra costurar várias questões que ficaram em aberto: aprofundamos mais na questão da terapia, no reencontro da Luiza com ela mesma, seu “re-conhecimento” depois da amnésia, todo esse processo… Mas também deixamos várias outras perguntas para ainda serem resolvidas (risos).

O streaming é outra porta que se abriu para o mercado trazendo mais possibilidades. Você inclusive participou de “Todo Dia a Mesma Noite”, da Netflix. Como foi a experiência no streaming? Adorei trabalhar com a Netflix, foi meu primeiro trabalho no streaming e comecei com o pé direito. Estávamos tratando de um tema muito importante e tive o prazer de trabalhar com uma equipe extremamente acolhedora e sensível para que pudéssemos contar essa história da forma mais respeitosa possível. Julia Rezende, nossa diretora, com a qual eu já havia trabalhado antes no longa “A Porta ao Lado”, e a preparadora de elenco Helena Varvaki, foram fundamentais no processo de criação dos personagens.

Soubemos que você morou em 32 países (tem essa informação no release). É isso? Como isso foi acontecendo? Sim, essa é uma parte da minha vida que tenho muito carinho. Aos 15 anos, recebi uma proposta para trabalhar como modelo fora do país, na época eu estava estudando no Tablado, mas eu e minha família achamos que poderia ser uma experiência importante para mim, e assim foi. Fui trabalhar fora e assim passaram-se 11 anos. Morei na Ásia, África, Oriente Médio, Estados Unidos e por fim fiz minha base na Europa. Sou muito grata por essa oportunidade de vivenciar o mundo tão de perto. Isso, sem dúvidas, me ajuda muito no meu ofício de atriz. Ter visto tantas culturas diferentes, ter amadurecido cedo, isso reverbera no meu trabalho até hoje. 

Podemos dizer que viajar é sua maior paixão? Que lugar dos sonhos ainda falta visitar? Eu amo viajar! Até mesmo antes de trabalhar viajando, eu já brincava que queria ter o passaporte da Glória Maria. Eu sou uma pessoa muito curiosa, adoro descobrir o novo, então minha lista ainda é beeeem grande! Difícil escolher só um, mas como boa carioca e amante do mar tenho um sonho enorme de conhecer o Kauai (uma das ilhas do Hawaii). 

Como é você no dia a dia? O que faz sua cabeça na hora de relaxar? O que curte ler, ver e ouvir? Eu tenho uma vida muito imprevisível. Um dia estou gravando em uma cidade, amanhã trabalho em outra. Atualmente brinco que moro na Dutra porque estou sempre indo e vindo entre RJ X SP, então dentro do meu dia a dia eu tento sempre manter uma rotina. Isso é muito importante para minha organização mental, comecei a praticar exercícios físicos do ano passado para cá, mas aonde eu me encontro mesmo para relaxar é na yoga. Para mim é o exercício que mais me completa o corpo, a mente e a espiritualidade. Eu sempre adorei ler, gosto muito de biografias, livros baseados em histórias reais. Atualmente estou lendo “A Cura de Schopenhauer” (Irvin D. Yalom) e estou indicando para todo mundo. A música pra mim tem um lugar muito importante, não só no lazer ou relaxar no dia a dia, mas também na construção dos meus personagens. Cada personagem ou cada momento da vida da personagem eu escolho uma música, isso me inspira e me ajuda muito a conectar. Sou fã de MPB. Maria Bethânia sem dúvida é a trilha sonora da minha vida. E, por fim, para assistir, eu amo filmes. O Cinema tem meu coração.

É muito vaidosa? Como lida com o espelho? Acho que já fui mais, nesse momento da minha vida estou em paz com o espelho. Isso não quer dizer que não tenho coisas que me incomodam. Mas sem dúvida a parte que mais amo cuidar, que é o meu xodó, é o meu cabelo.

Para te conquistar basta… Me faça rir!!!! Pode ser clichê, mas é verdade!

Quem é Priscila hoje e o que deseja para amanhã? Hoje ainda estou digerindo tudo que aconteceu desde 04/08/22 para cá! Colhendo os frutos da nossa série, me senti muito, muito grata e sortuda por um público que abraçou a gente com tanto carinho, cuidado e que torce de verdade por nós. O que desejo para amanhã? O MUNDO!!! (risos) Eu tenho muitos objetivos que ainda quero alcançar na vida e, sem dúvida, o principal deles é solidificar cada vez mais minha carreira de atriz.  Almejo alcançar lugares que atrizes que admiro alcançaram e abriram caminhos para nós, mulheres. Isso me inspira muito para focar nos meus objetivos e concretizar meus sonhos como, por exemplo, ser protagonista em um longa nacional e fora do Brasil! (realmente viajar é comigo mesmo, risos). Eu sempre brinco que me imagino bem velhinha olhando para trás e vendo minha trajetória. Espero daqui alguns anos reler essa entrevista e poder chegar nessa pergunta vendo as coisas que conquistei até lá. Evoé! 

Fotos Hudson Rennan (@hudsonrennan)