MÚSICA: O NOVO SOM DE…

Se sextou e o final de semana chegou, que tal ouvir o que está rolando de novo por aí? Novos artistas ou veteranos de estrada, o importante é variar a cena musical. O importante é renovar a playlist e experimentar novos sons. Nessa seleção MENSCH vamos de @tiagoiorc em parceria com @laurapausini, do lançamento da catarinense @ammora_alves, passando pela estreia nos palcos da @oda_cairu, o novo single de @gabrielgonti e a criativa parceria entre @gabyamarantos e @romeroferro cantando um clássico de Reginaldo Rossi. É música nacional com gente que está dando o que falar seja nas plataformas ou nos palcos.

AMMORA ALVES

A cantora e compositora catarinense Ammora Alves (@ammora_alves), semifinalista do The Voice Brasil 2021, apresentou nesta sexta (29), sua primeira música autoral, intitulada “Fava”. A faixa foi escrita em memória de seu pai e estará disponível nas plataformas de música.

Produzida pelo time de produtores da Alma Music Arthur Favero e André Primo, sob o comando do músico e CEO do selo Antonio Eudi e escrita por Ammora Alves, “Fava” reflete o sentimento de perda e tem um significado muito especial, pois foi escrita para o pai da artista, que faleceu recentemente. “Infelizmente meu pai faleceu de câncer dia 27 de março e não tem nada tão genuíno quanto a gente escrever sobre o que a gente sente nesses momentos”, comenta Ammora.

Com toques de Jazz e presença de backing vocal, beats e efeitos de guitarra, baixo e teclado, a faixa traz uma letra que certamente vai emocionar todo o público e uma melodia encantadora. “Será que algum dia, o destino passa pela gente só mais uma vez? / E já passou das seis da tarde, e nenhuma mensagem se quer / E nenhuma mensagem se quer”. Segundo a artista, os detalhes têm muito a ver com sua vivência cantando e ouvindo jazz, dando um toque sútil dessa referência dentro da canção.

Este lançamento acontece num momento de carreira em que Ammora Alves apresenta ao público sua primeira música autoral. Nesse novo momento de sua carreira, estão nascendo músicas de situações que a artista viveu e vive até agora. Ela comenta sobre as expectativas para “Fava”: “Espero que as pessoas se sintam tocadas de alguma forma. Às vezes é difícil se expressar como a gente quer, então, que essa música possa fazer sentido na vida de cada um de um jeito particular”.

Nos próximos meses, o público pode esperar uma artista se descobrindo, com novidades chegando muito em breve. “Fava” é assinado pela Alma Music. Ouça em todas as plataformas digitais.

LAURA PAUSINI & TIAGO IORC

“Durar (Uma Vida com Você)”, parceria de Laura Pausini com Tiago Iorc, foi lançada dia 28 de setembro, nas plataformas de música, pela Atlantic Warner, e o videoclipe no YouTube. Com vocais em português, a dupla se encontra no vídeo filmado na Suécia, produzido por Maestro e dirigido por YouNuts!. “Um conto de amor que transcende a passagem do tempo”, é assim que a cantora define o conceito do projeto. A faixa, lançada originalmente em italiano e espanhol dia 15 de setembro, antecipa “Anime Parallelle” / “Almas Paralelas”, próximo álbum de inéditas de Laura.

“Há alguns anos, numa viagem ao Brasil, conheci o trabalho do Tiago Iorc por uma amiga e me apaixonei. Ele é um compositor precioso e sempre que me perguntavam com quem gostaria de colaborar eu sempre mencionava ele. Ele soube que eu era fã e entramos em contato. Quando gravei a versão italiana de ‘Durare’, como se faz entre amigos, enviei minha demo para perguntar o que ele achava e também se gostaria de cantá-la comigo. Assim nasceu a nossa primeira colaboração, que traz a assinatura dele na letra em português. Eu estou muito feliz com nossa música e espero que todos amem tanto quanto nós!”, conta Laura Pausini animada.

“Laura e eu vínhamos conversando há alguns anos sobre a nossa vontade de fazer algo juntos. Fiquei muito animado quando ela me chamou para escrever essa versão, porque eu a admiro muito. É uma honra para mim cantar com ela. A voz de Laura me emociona desde sempre”, comenta Tiago Iorc.

“É sempre um desafio transpor a mensagem de um idioma para outro. Para além da literalidade das palavras, existe a idiossincrasia da cultura que forma cada idioma, as sutilezas, as nuances da linguagem viva de cada povo. Eu adoro a essência da mensagem que Laura traz nessa canção em italiano. Minha busca foi entender como um brasileiro diria algo parecido. Busquei me manter fiel à mensagem original, com uma certa liberdade poética, para trazer um gostinho de brasilidade a esse sentimento tão universal, que é a vontade de intimidade, de encontro”, conclui Tiago.

Assista aqui: https://youtu.be/yfRWWVXc4Dk?si=TVay4lKyJ6FgMt3W 

ODA CAIRU

Natural do arquipélago de Cairu, na Bahia, a modelo e cantora Oda Cairu (@oda_cairu) de 24 anos foi revelada em 2020 pelo concurso The Look of The Year, da JOY Management. Desde então virou nome promissor no mercado da moda, consagrada entre as recordistas de desfiles da São Paulo Fashion Week, na 55ª edição, quando conquistou a segunda colocação com nove desfiles. No currículo, Oda coleciona ainda trabalhos para grifes como ÁLG, de Alexandre Herchcovitch, Rocio Canvas e Isaac Silva, entre diversas outras. Em paralelo, chegou a cursar licenciatura em Desenho e Plástica, na Universidade Federal da Bahia, além de compor músicas e toca-las em formato ‘voz e violão’. É com apresentação no Bourbon Street, na próxima terça-feira (03/10), que a multiartista baiana fará estreia como cantora.

Reforçando a representatividade preta e transgênero no mercado artístico, Oda atua na música – como cantora, compositora e instrumentista – e na moda, onde a carreira como modelo reúne realizações. Estreando com show musical, Oda subirá ao palco do ‘Afro Brazilian Jazz’, com apresentação performática, acompanhada por banda, onde percorre a história da música preta e dos povos africanos escravizados nas Américas. Na apresentação, Oda Cairu quer saudar células rítmicas ancestrais que conectam e surgem da miscigenação e das colonizações que ainda nos atravessam nos tempos atuais.

GABRIEL GONTI

O cantor e compositor Gabriel Gonti (@gabrielgonti) lançou seu novo single, “Tô pela cidade”, nesta quinta-feira (28). A canção vem acompanhada de clipe, que chegou às plataformas na sexta-feira (29). Com produção assinada pela CANETARIA – responsável por hits de Anitta e Iza – e Marco Lima, o artista abre o coração para a possibilidade de um novo amor ao anunciar que está pelo Rio de Janeiro.

“Essa música representa a minha chegada na Cidade Maravilhosa, e coloquei nela vários elementos que simbolizam isso. Na sonoridade, o violão tem uma pegada mais de Bossa Nova, que é uma coisa que sempre me traz para mais perto do Rio. Já no clipe, escolhemos uma fotografia contemplativa desse lugar que me recebeu tão bem”, afirma Gonti. 

Em clima de romance na terra e em alto mar, Gonti contracena com a atriz e modelo Natallia Lorran, num tour pelo Rio. “Fazer parte deste projeto foi muito especial. As gravações foram muito leves e tranquilas, então foi um presente que o Gonti me deu”, conta Lorran. As cenas no veleiro começam na Marina da Glória e vão até as Ilhas Cagarras, simbolizando a chegada no destino carioca, com uma vista de fora. Em terras firmes, o casal passa por outros pontos turísticos do Rio, incluindo o famoso e tradicional Bar do Zé, na Glória, Zona Sul da capital fluminense. 

ROMERO FERRO & GABY AMARANTOS A famosa canção “Em Plena Lua de Mel”, eternizada na voz de Reginaldo Rossi, vai ganhar um toque contemporâneo nas mãos de Gaby Amarantos e Romero Ferro. Os artistas lançaram nesta sexta-feira (29), uma versão repaginada da música, que ganhou não só um novo arranjo, como também uma nova letra. Já na semana que vem, será lançado um videoclipe da canção.

Segundo Romero, a parceria com Gaby surgiu de uma maneira muito natural, já que sempre foi um grande admirador do trabalho da cantora. “Toda a trajetória dela de levar a música paraense para o Brasil foi fonte de inspiração para mim, e para o meu trabalho. Nós já nos conhecíamos há um tempo, e eu sabia que essa colaboração aconteceria em algum momento. Quando veio a ideia de gravar ‘Em Plena Lua De Mel’, ela foi a primeira pessoa que pensei em chamar, e ela topou na hora!”, contou.

Gaby, por sua vez, revela ter ficado muito feliz ao receber o convite para estar nessa colaboração tão especial. “Sou muito fã de Reginaldo Rossi. A gente no Norte ouvia muito quando era criança todos os álbuns dele. Ele é um artista importantíssimo para a música brasileira”, afirma.

Os artistas trouxeram uma nova perspectiva para “Em Plena Lua de Mel”. A música, que conta uma história de desconfiança e traição em um relacionamento, foi repaginada dentro de um contexto social e político. A versão mantém a letra original, permitindo que os ouvintes mergulhem nas raízes da clássica canção, mas quando Gaby entra para cantar, a história é atualizada e reimaginada.

“Gostei muito quando o Romero chegou com essa proposta de alterar e de atualizar essa letra, contando a história do ponto de vista da mulher que é acusada de ser traída. Então acho que a galera vai curtir muito, perceber que a gente tem que ouvir o outro lado da história”, diz a cantora.

Para o cantor, essa nova abordagem criativa oferece uma “grande sacada” que abre possibilidades para muitas interpretações e discussões. A canção é um testemunho do poder da música em evoluir e permanecer relevante ao longo do tempo, enquanto homenageia um ícone da música brasileira.

“É uma responsabilidade tremenda homenagear Reginaldo! Ele é uma inspiração para mim, contribuir com a obra dele está sendo um sonho. É uma canção épica, um refrão conhecido no Brasil todo. Trazer uma narrativa feminista em pleno 2023 faz muito sentido, tenho certeza que o Reginaldo aprovaria!”, declara o cantor.