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Para o empresário e restaurateur Fredy Campos, estar à frente do Frê, restaurante que cada vez mais conquista fãs em São Paulo. Não é apenas estar preocupado com o menu do chef ou o faturamento final do mês. É ser o coração desse espaço democrático que pulsa diante de sua diversidade e energia. Discreto, Fredy é o maestro dessa orquestra que cada vez mais recebe elogios – não só por sua gastronomia, mais pelo conjunto da obra. A MENSCH conversou com Fredy e o resultado não poderia ser melhor, ele e o Frê se completam. Taí o segredo do sucesso.
Fredy conta um pouco de sua trajetória até chegar na abertura do Frê? Eu sempre estive envolvido em negócios ligados a estilo de vida. Sou um publisher e, por anos, atuei com agência de publicidade, criando estratégias para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Começar a investir em outros negócios próprios foi consequência desse aprendizado. Diversifiquei os investimentos focando em um projeto editorial e em um restaurante que serviram de base para o conceito da marca FRÊ que, para nós, eu e meu sócio, é muito mais do que um restaurante… é uma experiência que une gastronomia, arte, música, design e claro, entretenimento.
Para quem não sabe, como e por que esse nome? Quando pensamos no FRÊ, o conceito veio antes do nome. Sempre desejamos que os restaurantes se tornassem um espaço pensado, em cada detalhe, para receber amigos e celebrar o prazer de estar junto. Como somos muito ligados a animais, eles representam para nós essa amizade sincera. Então elegemos o Frê, um dos muitos cachorros que temos entre resgatados e adotados como inspiração. E, no nosso logo, tem a carinha dele.
Como foi para você empreender nesse universo da gastronomia? Ser um Restaurateur. Eu me considero um empresário. O restaurateur foi algo mais orgânico que une as experiências que vivencio viajando e conhecendo diferentes tipos de gastronomia e serviço ao prazer que tenho em receber pessoas, sejam amigos, ou hoje, meus clientes.
A sua equipe parece ser bem coesa e unida. Como é a sua preocupação em manter isso? Talvez essa seja a parte que exige um cuidado maior em um negócio voltado para o público – o atendimento. Vai muito além do garçom, do bartender ou até mesmo do nosso chef, e chega no nosso marketing, no administrativo e no financeiro. Todos, sem exceção, devem estar sempre alinhados para oferecer a melhor experiência que nosso cliente possa ter. E, claro, isso requer supervisão constante, treinamentos muito pontuais.
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Na gastronomia do Frê, quais as referências e identidades que ele traz? Por definição, dizemos que a culinária do FRÊ é ítalo-mediterrânea com opções variadas que incluem massas, risotos, carnes e peixes, além da forneria. Mas, algumas vezes damos a opção da cozinha, comandada pelo nosso chef Nuno Urssi, para nos apresentar sugestões de novos pratos e em outras, nós os desafiamos a desenvolver pratos autorais ou releituras. Então, consideramos que a gastronomia seja mais internacional.
Hoje em dia, o Frê possui duas unidades, mas com perfil de público bem distinto de um pra outro. Como você identifica essas diferenças? Quem é esse público? Temos duas unidades em bairros completamente diferentes. Nossa primeira unidade está instalada no eixo Pacaembu, Higienópolis e Santa Cecília – o que nos traz um público local bem interessante. E os que vêm de longe, muitas vezes até em viagens turísticas, buscam justamente essa referência mais cool que a região se tornou. Já nossa mais nova unidade, está instalada no coração do Itaim Bibi, muito próxima a Faria Lima e isso faz com que seu público seja muito eclético, uma vez que é o novo coração financeiro da cidade.
Ser um restaurante e bar com uma proposta mais descolada, mas ao mesmo tempo com uma sofisticação nos detalhes, traz um público eclético. Como vocês vão ajustando isso e trazendo novidades para esse público? Nós tentamos ficar atentos o tempo todo ao que nosso cliente está buscando e nos permitimos experimentar novas atrações sempre com o intuito de agradá-lo, claro. Temos DJ residente, mas, de tempos em tempos convidamos outros. Já tivemos noites de Jazz entre outras apresentações artísticas. Somos muito fortes em festas e eventos dos mais variados tipos – aniversários, confraternizações, lançamentos, vernissages… O FRÊ sabe receber bem, acho que é esse nosso segredo.
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Ser pet friendly e total friendly traz um diferencial para o Frê. Como vocês foram construindo isso? Naturalmente… Como pessoas, não discriminamos ninguém e adoramos ir a lugares que recebam nossos animais. Só estendemos isso ao nosso negócio, um espaço para unir e celebrar.
O Frê tem exatamente a cara, o perfil que você e seu sócio imaginavam? O que ainda falta? Como empresários nós sempre queremos mais, claro. Melhorar mais e mais o atendimento e a experiência. Ampliar os negócios. Mas acredito que o FRÊ ganhou vida orgânica e hoje as duas unidades têm identidades próprias, com perfil autoral que se transforma a todo momento para crescer e que reflete, claro, nossas próprias personalidades.
Como é você como cliente na hora de escolher um restaurante? Que tipo de comida mais lhe agrada? Sou o mais chato (risos) por isso acho que exijo tanto do FRÊ, porque a experiência que quero pra mim é a que quero oferecer em dobro. Tanto eu como meu sócio somos meio globetrotters e nossas referências são as mais variadas possíveis. Particularmente, eu gosto de comida mediterrânea, mas sempre estou aberto a experimentar novos sabores. Quem sabe, um deles não inspire nosso próximo prato, né?
Saindo do universo do trabalho o que mais procura? Onde recarrega as baterias? Em casa, sem dúvidas. Rodeado por meus bichos e aproveitando das felicidades mais simples da vida – poder deitar no sofá, assistir algo diferente, ouvir música ou até mesmo curtir o silêncio… E, sempre que posso, comer uma comidinha caseira (risos).
Planos futuros, o que vem por aí? Temos planos e alguns sonhos. Consolidar a marca FRÊ como referência em gastronomia e experiência, é sempre o maior dos dois. E para isso, já planejamos as novas fases, como voltar a oferecer nosso almoço executivo na unidade do Itaim. Mas também já tivemos propostas não só de novas unidades, como também de, quem sabe, uma rede de franquias da nossa forneria.
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FRÊ – Unidade Santa Cecília – Rua Tupi, 228 / Seg. a Sex., 19h às 23h. Sábados, almoço das 13h às 17h e jantar das 19h à 0h. Instagram: @fre_restobar
FRÊ – Unidade Itaim Bibi – Rua Dr. Mario Ferraz, 423 / Seg. a Sex., 19h às 23h. Sábados, almoço das 13h às 17h e jantar das 19h à 0h. Instagram: @fre.itaim
Reservas: (11) 95047-1200
Fotos Daniel Nascimento (Fredy) / Arlindo Namour (restaurante)