A Monterey Car Week, um dos eventos automobilísticos mais esperados no Condado de Monterey, de 09 a 18 de agosto na Califórnia, uma mistura animada de carros clássicos antigos e novos, com o palco oferecendo às montadoras uma chance de atingir um público personalizado, especialmente com veículos conceituais. O evento viu sua cota justa de veículos conceituais fazerem suas estreias ao longo dos anos, mas a Honda espera que o cenário da Califórnia lhe dê uma oportunidade de tirar a poeira de um pedaço de seu passado, o HP-X.
O HP-X fez sua estreia no salão do automóvel de Turim em 1984 e, embora parecesse algo que saiu de uma tela de cinema na época, nunca foi para a produção e, posteriormente, desapareceu no fundo, onde foi esquecido. Isso agora está mudando com a empresa trazendo-o de volta para outra tentativa de agradar os participantes do show.
DESEMPENHO PROMETIDO PELA HP-X
O HP-X apareceu em cena muito antes do NSX ser pensado, e era para ser uma prévia de um carro de desempenho moderno de duas portas. Projetado pela Pininfarina, o HP-X estava à frente de seu tempo com o conceito apresentando uma carroceria feita de kevlar e fibra de carbono, enquanto o formato de cunha fornecia ao carro a máxima aerodinâmica. O conceito também usava “efeitos de solo” e tinha até um sistema de freio a ar operado pelo motorista. O desempenho do conceito veio de um V6 de 2,0 litros que foi retirado de um carro de Fórmula 2.
Infelizmente, a Honda decidiu não levar a ideia adiante depois que o HP-X fez sua estreia no show por razões desconhecidas. Em vez disso, a empresa mudou para o NSX cinco anos depois e, embora esse modelo tenha se tornado um clássico cult e gerado um forte número de proprietários, o HP-X foi deixado para ser esquecido. Foi assim por mais de 40 anos antes que a empresa decidisse embarcar em um esforço de restauração para restaurar o carro como ele parecia quando fez sua estreia original em 1984 em Turim.
O HP-X SE BENEFICIOU DE UMA EXTENSA RESTAURAÇÃO
O objetivo da Honda era manter o HP-X o mais original possível durante o processo de restauração, com o conceito mantendo a pintura em dois tons de branco e azul-marinho que fez sua aparição na década de 1980, completa com os detalhes em vermelho. O interior não tem portas, mas o dossel de Perspex de uma peça vira para cima para revelar um cockpit de dois assentos, com os materiais aqui também sendo o mais próximo possível do conceito original.
“O Honda HP-X Concept foi a estrela do Salão do Automóvel de Turim de 1984, exibindo elementos de excelência em engenharia e design de ponta, com estilo extremo em forma de cunha que continua a inspirar futuras gerações de designers e engenheiros de automóveis”, disse o executivo de design da Acura, Dave Marek. Ele elaborou mais afirmando. “O HP-X com visão de futuro teve um impacto inegável na indústria, destacando nosso compromisso em expandir os limites do que é possível no design automotivo.” O conceito concluído estará competindo na “Wedge Shaped Concepts and Prototype Class” no Pebble Beach Concours d’Elegance. Não se sabe o que a empresa planejou para o HP-X após sua aparição em Pebble Beach, mas espere que o veículo faça outras aparições em eventos de exposição de carros, com a empresa buscando obter o máximo de publicidade possível do conceito revivido.