Hoje em dia fica difícil pensamos na nossa vida sem os aplicativos de mobilidade. Logo quando surgiram geraram uma verdadeira turbulência no mercado, gerando uma nova forma de movimentar a economia e gerar novos empregos. Ao longo do tempo a forma de operar foi evoluindo e novos serviços sendo incorporados a esses aplicativos. A inDriver, empresa russa com sede na Califórnia, possui 50 milhões de usuários em mais de 300 cidades de 31 países ao redor do mundo, está presente em 140 cidades brasileiras trazendo sempre inovação.

Pensando em trazer mais uma facilidade para seus usuários, o inDriver está lançando o formato de Delivery, que é mais uma opção no mercado para os serviços de entregas que ficaram cada vez mais em alta no período de pandemia. Ótima opção para os pequenos negócios locais como: farmácias, padarias, casas de doces, entre outros. O usuário oferece seu preço e o entregador aceita ou não a oferta, conseguindo assim trabalhar com valores mais justos.

Sem burocracia e preenchimento de vários formulários, é fácil de solicitar, é só clicar na aba “entrega” do dispositivo. E o mais legal é que não precisa ser necessariamente uma empresa que estará enviando um produto para o cliente, os usuários podem enviar encomendas entre si. Os pacotes são de até 20 kg e podem acontecer em qualquer horário do dia, pois o serviço é 24 horas. Qualquer dúvida que o solicitante tiver, pode falar direto com o seu entregador pelo telefone.

Hoje, o inDriver possui a menor taxa de mercado (paga pelos entregadores) e manteve a funcionalidade principal do seu app para as entregas, a possibilidade de negociar o valor. Deixando assim o entregador e cliente livres para escolherem o que for melhor para ambas as partes. A opção Delivery, já está funcionando em 26 cidades pelo Brasil, entre elas: Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia entre outras.

Diante dessa inovação dentro do universo de aplicativos de mobilidade, a MENSCH foi conversar com Stanislav Troskin, chefe do inDriver Delivery para conhecer melhor do serviço e ficar por dentro

O inDriver se espalhou rapidamente pelo Brasil e já está presente em mais de 50 cidades. A mesma estratégia de lançamento do aplicativo foi usada no novo serviço de entrega? Vamos esclarecer que inDriver. Delivery não é um serviço separado. Ele é mais uma opção adicional dentro do aplicativo principal. Na verdade, esse é um tipo de ordem de cidade. Ao lançar esta opção, focamos, em primeiro lugar, na procura dos clientes. A demanda por serviços de entrega é maior nas grandes cidades. Portanto, agora adicionamos a opção de entrega de encomendas, porém não em todas as cidades onde o inDriver opera, mas apenas onde a demanda é potencialmente alta. Hoje, são 21 cidades no Brasil. Aos poucos, tendo estabelecido presença nessas cidades, iremos viabilizar a opção de entrega de encomendas em outras cidades onde o inDriver está presente.

Como o inDriver determina os diferentes tipos de público por região? E como trabalhar cada deles? Existem muitas abordagens para a segmentação de público. Nossa equipe de profissionais de marketing e analistas usa uma variedade de métodos, desde a simples segmentação sócio-demográfica até uma extensa pesquisa de nossos usuários para compor suas imagens detalhadas. Usamos os dados obtidos ao desenvolver layouts de publicidade, direcionar campanhas publicitárias, escolher sites de promoção e levá-los em consideração ao trabalhar em um produto. Convencionalmente, um estudante universitário interessado em videogames será confrontado com uma mensagem publicitária sobre o inDriver, que será fundamentalmente diferente da mensagem que uma mãe de dois filhos que frequenta ioga em seu tempo livre receberá. Públicos diferentes têm padrões de uso diferentes para determinados produtos. Entender suas diferenças e semelhanças sem dúvida aumenta a eficácia das campanhas de marketing e permite formar uma visão para o vetor de desenvolvimento de produtos.

Essas diferenças regionais no delivery foram perceptíveis? Existem diferenças, é claro, mas são mais visíveis no nível macro do que entre as regiões de um país. Em geral, a entrega em motocicletas e bicicletas é típica da América do Sul, o que se deve ao clima ameno, à infraestrutura de transporte das cidades e, em geral, às especificidades do meio urbano. Em algumas regiões, a entrega de carro é mais comum e, em algumas cidades, é mais eficiente fazer a entrega a pé. Na inDriver trabalhamos com todos os tipos de entregadores.

Já sentiu a aceitação do público ao novo serviço? Temos muito trabalho a fazer, mas no geral, a demanda por entrega de encomendas é visível. E isso não se deve apenas ao COVID-19. Esta é uma tendência global impulsionada pelo crescimento das cidades, o desenvolvimento de pequenos negócios, o aumento do poder de compra, a penetração da Internet e uma série de outros fatores. As tarefas domésticas e as questões pessoais demandam muito tempo e os cidadãos se esforçam para se livrar dessas questões a fim de fazer o que é realmente importante para eles. Na verdade, mesmo para entregar roupas para conserto, você precisa despender um tempo que pode ser dedicado à educação, ao seu hobby preferido, ou apenas para estar perto de seus entes queridos.

A pandemia foi o momento perfeito para lançar o delivery ou tinham a ideia de lançá-lo em outro momento? Sem dúvida, a pandemia foi o gatilho que nos obrigou a acelerar a implementação da opção de entrega de encomendas no inDriver, de forma a responder à procura emergente e, ao mesmo tempo, compensar a diminuição das solicitações de passageiros. No entanto, planejamos incluir a entrega de encomendas na lista de serviços prestados antes do início da pandemia. Esta é uma etapa lógica no desenvolvimento de todos os serviços de transporte, não apenas no inDriver.

Alguma novidade para os próximos meses? Além da expansão, trabalhamos constantemente para melhorar. Isso também se aplica ao refinamento do próprio aplicativo, do serviço ao cliente e à implementação de novos recursos. Neste sentido, continuaremos a desenvolver-nos, tornando o nosso produto mais cômodo, adaptando-o às necessidades modernas dos nossos usuários, mas mantendo os nossos principais valores – a liberdade de escolha e do preço. Não posso revelar todas as nuances e planos agora, mas tenho certeza que nossos usuários ficarão satisfeitos. Quanto à opção de entrega de encomendas, estamos apenas no início e hoje enfrentamos muitos desafios de negócios. Nos próximos meses, pretendemos transformar a inDriver. Delivery em um assistente indispensável para as necessidades diárias de empresários e cidadãos comuns. As tarefas prioritárias são fornecer uma ampla área de cobertura e uma resposta rápida dos entregadores.