ARTE: “URGÊNCIA EMOCIONAL”: EXPOSIÇÃO TRAZ A ARTE COMO FORMA DE RESGATAR A CONEXÃO HUMANA

A velocidade das inovações, oriundas de um mundo globalizado e altamente tecnológico, são as mesmas que moldam e transformam os hábitos e costumes socioculturais da população. Com a ascensão digital, consolidada na pandemia da Covid-19, a praticidade e as conexões ficaram mais acessíveis, ao mesmo tempo em que fragilizaram a essência e os princípios das relações pessoais. Pensando nisso e com a proposta de trazer uma reflexão sensível sobre a conexão humana, a UP Time Art Gallery, galeria itinerante que busca divulgar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea, estreia sua nova exposição, “Urgência Emocional”, em cartaz, de 10 a 20 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), localizada no bairro de Moema, Zona Sul da capital paulista.

De acordo com Marisa Melo, curadora da mostra e fundadora da galeria, a exposição tem como propósito resgatar a confiança e a lucidez para um novo recomeço entre as relações tendo em vista que, a pressa e a rapidez da modernidade dificultam a construção de relacionamentos sólidos e, muitas vezes, transparecem falsas imagens de perfeição.  “A tecnologia trouxe avanços significativos, mas também sacrificou as relações. Hoje, estamos todos conectados, mas apenas virtualmente. A conexão humana vem se tornando irrelevante com o passar do tempo e a ‘urgência emocional’ tem sido cada vez mais presente”, destaca a curadora.

Com entrada franca, a mostra coletiva é aberta ao público e reúne trabalhos de artistas brasileiros de diversas regiões do país, dentre eles: o carioca Jasen Vichy, a paulistana Carol Poci e a catarinense Prisciani May, de Blumenau. “Vivemos em um mundo repleto de incertezas, onde é cada vez mais difícil acreditar e confiar no outro. O objetivo dessa exposição é trazer mais lucidez para aceitar o fim de um tempo e o recomeço de outro para, finalmente, permitir que a simplicidade do amor nos salve”, finaliza Marisa.

Exposição “Urgência Emocional”
Data: 
10 até 20 de abril
Local: ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo
Endereço: Palácio 9 de Julho – Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema
Curadoria: Marisa MeloTelefone: +55 (11) 99724-0909