Casa do single-malt mais desejado do mundo desde 1824, Easter Elchies também é o endereço da nova destilaria The Macallan, inaugurada em 2018. Este ano, a destilaria foi escolhida pelo (RIBA) Royal Institute of British Architects, um dos melhores projetos arquitetônico do Reino Unido. A premiação, que ocorre anualmente, elegeu 54 construções inglesas, entre projetos culturais e sustentáveis. O Grupo Edrington, do qual a The Macallan faz parte, investiu 140 milhões de libras esterlinas na edificação, que figurou entre as 6 mais relevantes na avaliação do RIBA. 

“Estes seis edifícios dificilmente poderiam ser mais diversificados em tipologia e escala – desde um rústico e estável bloco transformado em teatro a uma imensa estação ferroviária nacional. Mas o que eles têm em comum – inovações, criatividade extraordinária e materiais e detalhamento da mais alta qualidade – os diferenciam, justamente dando a eles a chance de ganhar o mais alto reconhecimento em arquitetura”, diz o presidente da RIBA, Ben Derbyshire. 

Para o RIBA, “o melhor” está além da ‘inovação, criatividade extraordinária e materiais e detalhamento da mais alta qualidade’. O critério também envolveu projetos que buscam abordar as grandes questões importantes para o Reino Unido neste momento – da crise imobiliária à emergência climática global. A The Macallan usou materiais naturais – pedra local, madeira e o telhado vivo de prado – bem como lançou mão de um design paisagístico que não só evocam o ambiente e os ingredientes da produção de whisky, como também servem para proporcionar uma viagem atmosférica ao visitante. Um grupo de consultores especializados foram escolhidos nomeados para apoiar o design interior, incluindo o Atelier Bruckner, Concept Bars e Modo +.

SINGLE MAL COM TRADIÇÃO

Fundada em 1824, às margens do rio Spey no nordeste da Escócia, The Macallan iniciou sua vida como uma empresa pequena, fornecendo à vizinhança um whisky single malt que rapidamente alcançou fama por sua excelente qualidade. Os primeiros donos compartilhavam a determinação na fabricação do melhor produto possível, um legado que foi passado através de gerações. Hoje, a reputação de The Macallan pela qualidade e caráter distintivo é apreciada por “connoisseurs” do mundo todo e toma como base o trabalho dos antigos mestres para que sejam usufruídos pelas futuras gerações.

A nova destilaria da The Macallan foi a primeira em Speyside criada por um escritório de arquitetura aclamado globalmente. A Rogers Stirk Harbour + Partners, fez o projeto com o máximo objetivo de não interferir na paisagem cuja área verde é protegida. A destilaria é subterrânea e apenas uma parte fica na superfície. O teto é uma impactante peça da arquitetura contemporânea, com grandes ondas similares às antigas colinas escocesas e cobertas por grama verde e permitindo a entrada de luz natural.

A NOVA DESTILARIA EM NÚMEROS:

 – £140m de investimento e criação de 60 novos empregos

– Durantes a construção, mais de 400 especialistas em 20 diferentes áreas trabalharam no local

– O projeto levou 3 anos e 6 meses para ficar pronto (Dezembro de 2014 – Maio 2018)

– O teto é uma das mais complexas estruturas no mundo, com 1800 vigas simples, 2500 diferentes elementos e 380 mil componentes sendo que quase nenhum é igual a outro. – A nova destilaria permitirá um aumento na produção de The Macallan em aproximadamente 1/3.