BEBIDA: ESPUMANTES, FAÇA A MELHOR ESCOLHA E CHEERS!

Temos muito que agradecer aos romanos, pois foram eles que criaram a comemoração do “Ano Novo”, quando o governador Júlio Cesar, assim determinou, no dia 1° de janeiro de 46 A.C. Portanto nesse final de ano, depois de ter escutado inúmeras vezes o CD de Simone e para dar um adeus ao ano que passou nada melhor que estourar um champanhe ou espumante, ou melhor, não estourar; pois os sommeliers afirmam que como a pressão de dentro da garrafa é maior que a de fora, a bebida perde a qualidade, o sabor e as bolhas.

O verdadeiro champanhe ou champanha é um vinho branco espumante produzido no nordeste da França, na região de Champagne, por meio da fermentação da uva através do método champenoise, tendo início com os monges Dom Pérignon e Dom Ruinart. O seu processo de fabricação é demorado e caro, sendo praticamente o mesmo de séculos anteriores. A principal alteração no processo de produção foi introduzida por Nicole Ponsardin, a viúva de Felippe Clicquot (Veuve Clicquot), que desenvolveu um método para retirar todo o fermento da garrafa.

Mais nobre dos espumantes, o Champanhe recebe este nome por conta do seu processo rigoroso de fabricação e por ser fabricado com obrigatoriedade na região de Champagne. Assim, todos os vinhos que têm espuma são chamados de espumante, inclusive os produzidos aqui no Brasil, que por conta do seu baixo custo e excelente qualidade, estão competindo no mercado internacional. Entre os melhores estão o Chandon, Aurora e Casa Valduga.

O espumante brasileiro possui uma excelente aceitação, então caso não escolha o Francês, opte pelos brasileiros, pois quanto à qualidade, alguns afirmam que são melhores que os espanhóis e chilenos. Um bom espumante apresenta bolhas finas e persistentes; seus aromas limpos lembram pão, fermento e um pouco de frutas; na boca, mostra boa acidez e cremosidade, além de um sabor suave. É considerado um vinho leve ideal para o clima quente e para praia, já que não possui um alto teor de álcool.

Nas comemorações de fim de ano o espumante se torna ideal, pois tem a vantagem de combinar com quase todo tipo de comida. Pode-se iniciar com o branco, rose, e por último o doce. Quanto à temperatura, o espumante deve estar entre 6ºC a 8ºC, um bom champanhe a 10ºC e um top 12ºC. O tempo de quinze minutos no gelo é o suficiente, além disso, não se deve levá-lo ao freezer. Abrir a garrafa da maneira correta, é simples; observe que a tendência da rolha é sair, então empurre a rolha contra o gargalo e gire a garrafa. Quando você verificar que vai sair, deite a garrafa um pouco para o lado no sentido oposto. Após aberto deverá ser consumido no mesmo dia, pois o contato do liquido com o oxigênio, ocasiona a oxidação.