Em uma de minhas inúmeras viagens para garimpar vinhos desconhecidos com alta qualidade a excelente custo, me deparei com uma pequena vinícola situada na região de Monte Bérico, em Veranópolis (RS). O local centenário fica totalmente fora do eixo tradicional de produção vitivinícola no Brasil e mantém a essência do que há de mais clássico na produção de vinhos artesanais.
A história da vinícola começou no século dezenove, mais precisamente no dia 29/05/1899, quando o patriarca da família, Francesco Simonetto desembarcou no Brasil e se estabeleceu nessa área rural, dando início ao primeiro cultivo de videiras com produção de vinhos no porão de sua casa, para seu sustento. Atualmente, 124 anos depois, o simpático casal Claudionor e Dilvana Simonetto dão sequência ao trabalho de seu avô na continuidade da produção, auxiliados por seu filho e enólogo Cristiam.
É possível escolher entre tintos, brancos, rosés e espumantes com algumas variedades de uvas, dentre as quais, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Pinotage, Moscato, Chardonnay, todos de produção limitada a um lote de no máximo 3.000 garrafas por varietal. Vinhos corretos, fáceis de beber, a preços extremamente sedutores. Além dos vinhos, há também a produção de um suco de uva de tirar o fôlego. Delicioso, integral e sem a adição de conservantes ou açúcar. Para os apreciadores de bons vinhos deixo aqui minha sugestão: aproveitem antes que o estoque acabe.
SERVIÇO:
Tel: +55(11) 3441-0000 – Instagram: @vinicolasimonetto