CAPA: MATTEUS AMARAL VOANDO ALTO

Programas de realities vez ou outra revelam para o grande público pessoas que se tornam verdadeiros fenômenos de audiência e engajamento. Foi assim com Grazi Massafera, Sabrina Sato e Gil do Vigor. O que todos esses (e o rapaz ai do lado) tem em comum é a autenticidade. A falta de desejo de virar uma celebridade nem é o primeiro ponto de todos eles. O desejo de mudar de vida e melhorar a qualidade de vida da sua família é o ponto mais forte. Mas qual o segredo DE Matteus Amaral, desse gaúcho gente boa, vindo do Alegrete, que viu sua vida mudar de ponta a cabeça em poucos meses? Uma coisa é certa, ele continua o mesmo cara boa praça, sem deslumbres, gentil e um eterno romântico (Isabelle que o diga). Nas próximas páginas ele nos conta um pouco de tudo isso.

Matteus, passado o furacão que foi participar do BBB, como foi voltar à nova rotina? O que mais lhe chamou atenção? Após essa experiência incrível que foi participar do Big Brother, voltar à rotina foi um pouco engraçado e ao mesmo tempo me recarregou e me nutriu – o carinho das pessoas, essa intimidade que as pessoas têm comigo, que sabem tudo que sou, tudo que eu vivi e isso tem sido incrível. Foi uma experiência que nunca mais viverei igual e ficará marcada para todo o sempre, com muito amor, em minha história. E o que mais me chamou atenção foi isso – entender que as pessoas me conhecem num todo e me acolheram e acolhem por isso. 

Durante o programa ficou claro que você não estava à procura de fama, mas sim de melhorar sua vida e de sua família. O que terminou acontecendo de forma natural e repercute até hoje. Se sente realizado? Missão cumprida? O que ainda falta? Me sinto realizado, me entreguei, fui eu mesmo, verdadeiro, mas ao mesmo tempo hoje acredito que a minha missão é bem maior, no sentido de incentivar as pessoas, passando uma mensagem de princípios, de carinho, acolher meus seguidores como eles me acolheram. Eu fico feliz de ter passado uma mensagem legal dentro do programa, de ter proporcionado uma vida melhor pra minha família. Nossa vida mudou da água pro vinho com certeza, mas sigo plantando coisas boas pra colher coisas boas e com a responsabilidade de ser uma pessoa pública, espalhando e retribuindo coisas boas, passando uma mensagem legal, ajudando a quem precisa. Isso é maravilhoso!

E o que ficou de negativo, ou de lição?A experiência dentro do Big Brother foi única, uma lição de vida. Sobre lições, acredito que todo dia aprendemos na vida com nossas atitudes, com a atitude das pessoas. A vida é um eterno aprender a ser melhor hoje, do que ontem. Lá dentro, pude compartilhar muitas vivências do que eu já vivi, conhecer as histórias dos meus colegas de confinamento. Aprendi a ouvir, me colocar no lugar dos outros, saber aconselhar, saber silenciar, ser conforto, incentivar. Foram  lindas lições lá dentro.

Graças à abertura que o programa lhe proporcionou, hoje você tem acesso a coisas e pessoas que jamais imaginou. Isso já o assustou de alguma forma? Tipo pessoas que você admirava hoje estão ao seu lado ou você poder visitar lugares que antes só via pela TV. Um dos pontos mais impressionantes e bênçãos do programa, tem sido esse novo universo, essas permissões – conhecer lugares e pessoas que eu sonhava em conhecer, frequentar a casa de pessoas que eu admirava. Presentes que Deus proporciona. Eu me sinto muito grato pelo que estou vivendo hoje. Quando eu saí da casa, descobri que tinha músicas de artistas de minha terra compostas em minha homenagem, recebi o carinho de artistas e grandes nomes que foram extremamente carinhosos comigo e isso me emocionou e marcou muito!  

Fora da casa você tem mostrado que dá para usar as redes sociais muito além da vaidade e ostentação, fazendo o bem. Prova disso foi sua arrecadação de R$ 77 milhões destinados à população gaúcha por meio de clubes como Rotary e Rotaract e com link de transparência da destinação em seu Instagram. Como isso lhe toca? Eu já fui muito ajudado em minha vida. Sempre  encontrei anjos e boas pessoas na vida e, hoje, tenho a possibilidade de ajudar e retribuir tudo que conquistei e toda ajuda que recebi nesse caminhar da vida.  Quanto vi meu estado passando pela catástrofe climática que vivenciamos, passando ainda por uma situação caótica, precisando de um olhar, de ajuda, me senti na obrigação de ajudar, de fazer algo por minha terra natal, apoiar e mobilizar o país por meu povo, e graças a Deus fui abraçado pelos meus fãs, que apoiaram essa causa. Fiquei  muito feliz, muito grato – o coração vibrava a cada valor arrecadado -77 milhões destinados aos clubes que realizam trabalhos sociais e saberiam destinar corretamente com transparência aos mais necessitados, hospitais, idosos, casas atingidas e famílias que perderam tudo. O cenário era devastador e fiquei muito emocionado em saber que pude unir o Brasil em uma corrente pelos meus! Agradeço a todos que ajudaram, tantos as pessoas do país quanto os de fora. A todos que ajudaram, agradeço do fundo do meu coração. 

Sem querer, você terminou mostrando-se um homem com princípios, ligado à família, gentil e romântico, que nunca saiu de moda. Graças a isso (também) você conquistou uma legião de fãs pelo mundo. Você se vê dessa forma também? Esse realmente é o real Matteus? Recebi uma educação ímpar da minha avó, de minha mãe e meu padrasto – as pessoas que me rodearam durante minha infância e tenho o sonho de formar minha família. Sempre  carreguei muito forte comigo esses princípios de ajudar a quem precisa, tratar a todos com respeito, com consideração coisas que são básicas numa relação. E poder transparecer isso na casa, no BBB, me deixou feliz de saber que honrei minha criação, que fui bem visto aqui fora, esse é o Matteus. Vivi intensamente esse jogo, mostrei cada detalhe de como sou, de como gosto de levar a minha vida, de ser uma pessoa dedicada aos que me rodeiam e isso é o primordial que aprendi – ser respeitoso, ter caráter e dar amor. Isso é a base de tudo! 

Ao mesmo tempo você divulgou muito seu estado e sua cidade, Alegrete, demonstrando orgulho das suas origens. Do que mais se orgulha quando fala disso fora, do seu estado? E concorda que as pessoas precisam valorizar mais suas origens? Confesso que esse era um dos pontos que mais me preocupavam – saber se eu era bom o suficiente para representar meu povo, meu estado, Rio Grande do Sul. Sou apaixonado por minha cultura desde gurizinho e poder representar minha origem, nossas tradições em rede nacional, foi uma responsabilidade e tanto. Do que mais me orgulho é essa questão mesmo – o amor que tenho por minha cultura, pelo campo, pelos animais, por nossas danças, culinária, um bom churrasco, uma roda de mate, com muita conversa, muito amor, com família reunida – algo que me preenche como ser humano. Poder transparecer isso, nosso país  que é tão rico culturalmente – me dá muito orgulho representar e divulgar meu amado sul! Vivo de maneira leve e carrego minha terra com muita paixão e respeito! 

Voltando no tempo, faria tudo novamente em relação ao BBB ou mudaria algo? Eu faria tudo novamente. Fui muito feliz lá dentro. O BBB foi um divisor de águas na minha vida, eu fui o que eu sou – uma pessoa muito simples , muito dedicada. Nas  provas, me dedicava até me machucar – não tinha problema. Ia além do meu limite físico. Me diverti, brinquei , amei, chorei, vivi intensamente! E, com certeza, faria tudo de novo. Sou muito agradecido pelo que vivi no Big Brother! 

A mesma proporção de amor e carinho que vem das redes sociais, também vem de ódio. Como você enxerga esses extremos nas redes sociais? Já se incomodou com algo? Confesso que fiquei um pouco assustado com a forma extrema com que as pessoas levam as redes sociais. Eu que vim de uma vida anônima, e vivia uma vida totalmente diferente antes de entrar na casa, do que estou vivendo atualmente. Depois  de ter ficado 100 dias confinado no BBB, afastado de tudo, sem acesso a informações, preocupado com família, preocupado com as oportunidade, com a nova vida – aí, quando a gente sai, teve algumas situações com as quais  fiquei chateado, mas entendo que não podemos agradar a todos, e isso nos amadurece. Sei que busco sempre fazer tudo da melhor maneira que posso. Estou lidando melhor com isso a cada dia, e aprendendo com o tempo.

 

Nessa relação de amor com o público, todo mundo queria ver o casal Matteus e Isabela juntos. Coisa que deu super certo e dura até hoje. Continua aquele mesmo cara apaixonado e romântico que o público viu na casa? Onde ela lhe conquistou de vez? Eu confesso que sou um romântico apaixonado por natureza (risos). Sou uma pessoa que se dedica ao máximo as minhas relações, principalmente quando estou namorando, faço ela se sentir a mais querida, mais desejada, mais importante deste mundo, mais valorizada. Nunca sabemos o dia de amanhã. Então, temos que aproveitar cada dia como se fosse o último, fazer quem amamos se sentir-se valorizado, sentir-se amado. A Isabelle, quando começamos a conviver lá dentro, começamos a conversar mais sobre vida, sobre futuro e ela me contava sobre a cultura dela e eu da minha. Dançamos juntos, brincamos… Ela leva a vida de forma leve – isso me encantou! Nossa ligação com os animais foi algo que mexeu muito comigo, e deu nisso. Estamos juntos, felizes, vivendo um dia de cada vez, cuidando um do outro. 

E longe de tudo isso, o que curte fazer e onde curte estar? Longe dessa grande loucura que é minha nova vida, procuro estar com minha família, com as pessoas que amo, com meus amigos, estar em contato com a natureza e os animais. Isso é algo que me recarrega as energias, que me inspira, que me incentiva. Além também de poder estar com a minha namorada na Amazônia, fazendo passeio de barco e olhando as estrelas. 

Quais os planos daqui pra frente? O que vem por aí? Os planos daqui são de me dedicar ao máximo a tudo que a vida tem me proporcionado. Seguir estudando, a área de comunicação tá ganhando cada vez mais meu coração. Apresentei  o programa Salve o Sul ao vivo pelo Multishow e foi uma experiência única e incrível. Quero  seguir com isso e tem muitas coisas legais pela frente surgindo. Espero que vocês gostem bastante. Meu maior sonho é dar um futuro melhor para minha família, formar minha família – minha esposa, meus filhos, minha fazenda com meus animais. Esses são meus objetivos principais e também viajar pelo mundo. Sou um apaixonado pela fotografia! Poder viver a vida intensamente! Só vivemos uma vez e tenho sido extremante abençoado! Que honra falar com você André e com toda a equipe da MENSCH. Deus os abençoe grandemente e tenham ainda mais sucesso!

Fotos @carlolocatellii

Beleza e hair @casaflorah @andreiavbessa

Beleza @marcosdias_makeup

Hair @lucianoalves19

@alexmattos.real

Stylist @leandrobernardesr e @juhirschmann

Videomaker @lennonsilv

Ag @leonardofae_

Matteus veste: LOOK costume preto – costume @docthos, gola alta @kingjoeoficial, sapato @cnsonline, joias @x.joias / LOOK casual – camisa @docthos, calça jeans @optimistjeans, joias @x.joias

Assista um pouco dos bastidores: