CARREIRA: A TRAJETÓRIA DE SUCESSO DE IRINALDO OLIVER

Last updated:

Se destacar num mercado altamente competitivo, que é o de assessoria de imprensa, que requer acima de tudo muito jogo de cintura e gostar desse ritmo frenético que o trabalho exige. E nosso destaque, Irinaldo Oliver sabe muito bem disso. Não é à toa que ele se tornou uma referência na área da comunicação, ainda mais por sua trajetória de muito trabalho e simpatia. Assim tem conquistado não somente diversos clientes, mas também a confiança de vários famosos brasileiros. Nascido na cidade de Sousa, no interior da Paraíba, mudou-se para São Paulo, com a família, aos 6 anos de idade. Crescendo na metrópole, Irinaldo passou a ter um maior contato com o mundo do entretenimento. A paixão por este meio cresceu e transformou-se em profissão! E lá se vão mais de 20 anos trabalhando como assessor de imprensa.

Irinaldo, você está completando 40 anos de vida e 20 de trabalho como assessor de imprensa. Ou seja, motivos não faltam para comemorar. Mas do que mais se orgulha na sua trajetória até aqui? O que destacaria como um marco? Eu diria que o meu maior orgulho é ter chegado até aqui quando não parecia possível. Batalhei muito, conquistei o meu lugar, como pessoa e profissional, e fico feliz em ter construído boas relações, feito grandes amigos. Colocaria como um marco na minha carreira essa troca bacana com a mídia, o que pode ser difícil hoje em dia com tanta demanda.

Você nasceu na Paraíba e depois de se mudou com a família para São Paulo ainda criança. Que lembranças tem desse período de mudanças? Eu cheguei em São Paulo com 6 anos. Aos 8, fui a um programa da Mara Maravilha e ali, na plateia, fiquei mega encantado com esse mundo da TV, da arte. Aí me apaixonei pelos programas infantis, fui assistindo tudo que podia. Desde então eu coloquei na cabeça que era com o meio artístico que eu iria trabalhar. São lembranças nítidas que eu tenho da minha infância.

Hoje em dia com influencers se propondo a fazer de tudo e até profissionais de outras áreas atuando como assessor, como você enxerga esse mercado? Eu acho que todo o mercado de comunicação tem passado por uma certa crise. Muitas pessoas acham que tendo uma câmera na mão já são comunicadores e não é bem assim. Mas a internet também tem revelado diversos talentos, principalmente no TikTok. Olhando pelo lado da assessoria, é preciso ter muita atenção porque ser assessor é estar ali nos bons e maus momentos. Tem que ser racional, ter inteligência emocional para lidar com as crises, saber gerenciar a imagem dos clientes… quem vai contratar uma assessoria e/ou assessor, precisa pesquisar bem.

E o que faz você dizer não para um possível cliente? Quando a pessoa chega pra mim e fala: quero ser famosa. É um objetivo totalmente válido, mas eu preciso de mais. Quer ser famosa por quê? O que a pode oferecer pra ser reconhecida na mídia? Entende?!

Quando o cliente vira amigo, a relação profissional fica mais confusa ou melhora? Como equilibrar isso? Realmente, encontrar o equilíbrio é a chave desse processo, mas confesso que é uma tarefa nada fácil. Sou sincero e deixo claro que na hora do trabalho tem que focar nisso, pra gente ter o resultado que buscamos, sabe?! E gosto de pensar que quando é pra ser, não tem jeito. Se a amizade vai surgir ali, é porque tinha que ser. E se de um lado existe essa constante tarefa em separar a amizade do profissional, por outro lado você acaba conhecendo mais a pessoa, o que ajuda na hora de entender o que pode ser um projeto de trabalho, sugerir pautas, ter uma boa troca de opiniões.

E como foi o seu passo a passo até chegar a ser uma referência como assessor de imprensa? Qual formação, cursos… O meu curso foi a vida, de verdade. Como eu disse, acompanhava vários programas de entretenimento, desde criança, depois me tornei integrante de fã-clubes, fui presidente desses fã-clubes… inclusive da Carla Perez. E aí eu passei a ter contato com as produções de TV, para ajudar na organização e liberação de fãs para participarem das atrações. Comecei a trabalhar nos bastidores e fui me encantando mais e mais por esse meio. Com o tempo, fiz alguns cursos de capacitação em marketing pra ter ainda mais conhecimento e estou aqui, agora.

Onde está seu principal diferencial no seu trabalho que te fez ser uma referência na área? Acredito que o meu diferencial é estar perto dos meus clientes sempre que posso. Gosto de acompanhá-los nas pautas, sejam em rádios, TV. Quando acontece algo on-line também, fico ali, conversando, cobrando. Sinto que é importante você conhecer o seu cliente, entender as dinâmicas, os compromissos e trabalhos deles pra conseguir uma boa relação também com a mídia, com os jornalistas. É uma via de mão dupla, sabe?! Precisamos nos ajudar pra que os projetos deem certo.

Que dica daria para quem quer seguir essa carreira? Paciência! Assim como toda profissão, você terá momentos de estresse, mas a questão é que você vai lidar com pessoas, muitas pessoas. São clientes, jornalistas, produtores. Você terá que lidar com diversos imprevistos também. Manter a calma é preciso já que você será a principal ponte entre artista e mídia.

E que dica daria para quem quer contratar o trabalho de um assessor? O que é primordial ter em mente antes de fechar esse tipo de serviço? Pesquise por assessorias e/ou assessores que trabalham dentro da área que você atua, procure pelos cases de sucesso e peça as opiniões, as avaliações de quem já foi cliente.

Como percebe essa evolução e mudanças em você ao longo da sua trajetória? Pra mim, a mudança pessoal reflete no profissional. Eu fui me tornando mais confiante com o tempo, amadurecendo e aprendendo com os “nãos” da vida. Isso me ajudou a crescer como pessoa e, consequentemente, levar essa evolução para o trabalho. Ter a inteligência emocional suficiente para lidar com as pessoas e suas diferenças. Me tornei uma pessoa muito determinada.

Sua simpatia e profissionalismo são marca registrada. Mas o que coloca um sorriso no rosto e o que te tira a paciência? Fico feliz quando consigo realizar meus sonhos e trazer bons resultados aos meus clientes. Agora, falsidade não cola. Fico “p” da vida.

Como lida com o espelho? Se considera muito vaidoso? Do que não abre mão? Adoro me cuidar. Sou vaidoso de carteirinha! É bom se olhar no espelho e ficar satisfeito com o que você vê. Claro, ninguém é de ferro, às vezes a gente fica um pouco pra baixo. Mas nada do que separar um tempo pra si mesmo e ter aquele dia de skincare. Não abro mão de uma boa limpeza de pele!

Chegou a hora de relaxar… o que procura? Ficar em casa ou dar uma fugida para algum lugar mais calmo, como a praia. Ter um jantar bem legal… Por mais cliché que seja, gosto de assistir uma série, um filme acompanhado de uma boa bebida também.

Presente de aniversário… o que deseja? Quero seguir fazendo o que eu amo, com muita fé e dedicação, tendo sucesso em cada passo dado. Cheguei aos 40 e estou com disposição para fazer isso por mais 40 anos! E, claro, que venham mais viagens também. Tem muito lugar nesse mundo pra conhecer.

Fotos Trumpas (@trumpas_)

Styling Rafael Menezes (@menezesrafael)