CARREIRA: CLAUDIA MELO – A FUSÃO DA ARTE COM A MODA

Claudia Melo (@claudiamelooficial) é o que podemos dizer de uma verdadeira artista do século XXI, ela atua como apresentadora, atriz, jornalista, produtora, criadora digital e agora estilista. Não é à toa que Claudia conquistou uma legião de seguidores nas redes sociais onde compartilha seu talento e sua jornada de maneira autêntica e cativante. Sua versatilidade é evidente em sua atuação como âncora e repórter em programas de variedades e esportes, onde brilha em coberturas ao vivo e entrevistas. Claudia já deixou sua marca em diversos veículos de comunicação até comandar seu próprio podcast de esportes e programa de entretenimento no YouTube. Para iniciar 2024 com o pé direito, Claudia Melo foi convidada para assinar uma coleção para a grife de moda feminina Nobu, intitulada “Aura”. E como atriz em breve ela estreia na Globoplay a terceira temporada da série “Arcanjo Renegado”, onde da vida a personagem Paula Viana, âncora de um telejornal na trama. A MENSCH conversou com Claudia sobre seus diversos desafios em sua carreira, seja como atriz ou empreendedora.

Claudia, apresentadora, atriz, jornalista, produtora, estilista e criadora digital. Como cada uma dessas funções te completam? Onde se sente mais realizada? Cada uma dessas funções me completa de maneiras diferentes. Como apresentadora, adoro estar diante das câmeras e interagir com o público. Na atuação, me desafio a explorar diferentes personagens e emoções. Como produtora, tenho a oportunidade de dar vida a projetos que acredito. Como criadora digital, posso compartilhar meu conteúdo e me conectar com as pessoas de uma forma mais próxima. E agora sendo estilista, me sinto completa, poder dividir a minha essência com mulheres empoderadas, que se amam e se cuidam, mostrando a personalidade através da roupa. Não consigo escolher apenas uma área onde me sinto mais realizada, pois cada uma tem seu encanto e desafios únicos. 

Podemos dizer que versatilidade é sua maior característica? Sim, a versatilidade é uma característica que me orgulho de ter desenvolvido ao longo da minha carreira. Ela me permite transitar por diferentes áreas e me reinventar constantemente.

Dois de seus projetos mais recentes são seu próprio podcast de esportes e programa de entretenimento no YouTube. Como surgiu a ideia e como define cada um? O podcast de esportes foi um convite que recebi, por já ter trabalhado nessa área no início da carreira, trazer informação e entretenimento sobre esporte está na minha formação como apresentadora e jornalista. Já o programa de entretenimento no YouTube foi uma forma de explorar conteúdos mais descontraídos e interagir de forma mais direta com público.

Formada na Oficina de Atores da TV Globo e como participações em algumas novelas e séries, como surgiu sua veia artística? Minha veia artística surgiu desde cedo, sempre tive interesse pelo mundo do entretenimento e da expressão artística. Quando criança queria ter várias profissões e o mundo artístico me permite isso. Passar pela Oficina de Atores da TV Globo e as participações em novelas e séries foram oportunidades que contribuíram para o meu desenvolvimento como atriz e a certeza que estava no caminho certo. 

Como se sente mais desafiada na atuação? O que te move nesse processo? Me sinto mais desafiada na atuação quando tenho a oportunidade de interpretar personagens complexos e fora da minha zona de conforto. O que me move nesse processo é a busca pela verdade emocional, a entrega total ao papel e a realização profissional. 

No streaming você está se preparando para o lançamento da série “Sobrevivendo no Inferno”, onde assume um papel desafiador que exigiu uma grande transformação física. Como foi isso e o que podemos esperar desse trabalho? A transformação física para a série “Sobrevivendo no Inferno” foi desafiadora, não é fácil perder 10 kg em um mês, mas, ao mesmo tempo gratificante, quando se alcança o objetivo. O público pode esperar um trabalho intenso e emocionante, com uma história impactante e personagens fortes, mas não posso falar muito senão é spolier. 

Ainda no streaming, você participou da nova temporada de Arcanjo Renegado com a personagem Paula Viana, âncora do telejornal na trama. Como foi a preparação? Exigiu algo especial de você? A preparação para a nova temporada de Arcanjo Renegado foi relembrar meu período como apresentadora, foi uma delícia reviver tudo isso. Ser uma âncora do telejornal tem um glamour  ao mesmo tempo, uma missão importante de informar. Para dar vida a Paula Viana, estudei o universo do telejornalismo me inspirando em grandes jornalistas brasileiras com Glória Maria, Renata Vasconcellos, Fátima Bernardes entre outras. Foi uma experiência enriquecedora.

Além de todas as atividades na área artística, você agora está assinando uma coleção para a grife de moda feminina Nobu, intitulada “Aura”. É a primeira vez que você trabalha com moda? Como surgiu a ideia? Receber esse convite foi a realização de um sonho. Assinar uma coleção para a grife Nobu é uma oportunidade incrível que agradeço a Deus e a CEO Adriana Ji, por identificar a minha sinergia com a moda e principalmente com a grife. Uma das minhas paixões é desenhar, então está sendo prazeroso. Não é a primeira vez que trabalho com moda, já desfilei e fotografei para muitas marcas, mas é a primeira vez que tenho uma coleção própria. Criar peças que refletissem minha personalidade e estilo é algo que sempre almeje e com a Nobu foi possível. 

Como surgiram as ideias para definir a coleção? Que inspirações você trouxe? As ideias para definir a coleção “Aura” surgiram da minha própria essência e das minhas inspirações pessoais. Trouxe elementos que representam minha feminilidade, força e autenticidade, criando peças versáteis e atemporais. Mostrando a minha Aura para o mundo. Uma fusão da Arte com a moda. Essa fusão não poderia faltar brilho, mas de forma suave, apenas detalhes em strass, pérolas, bordados manuais, golas adornadas, botões diferenciados entre outros detalhes que harmonizam e fazem as peças únicas  em beleza e sofisticação.

Quando sobra tempo livre, o que curte fazer? Com tempo livre ou sem tempo livre, sempre busco estar em conexão com Deus, “dEle” vem minhas inspirações e paz, mas quando sobra tempo livre, gosto de relaxar em casa, ler um bom livro, ver filmes, brincar com meu filho (Edward Melo -10 anos) sair para jantar com a família, amigos, entrar em contato com a natureza, viajar e explorar novos lugares. 

Como cuida do corpo e mente? Cuido do corpo praticando exercícios físicos regularmente e mantendo uma alimentação saudável. Para a mente, oro diariamente, pratico meditação, leio, ouço músicas que transmitem paz e busco momentos de relaxamento e lazer.

O que mais podemos esperar para este ano? Este ano, podem esperar mais projetos na área do entretenimento, lançamento no streaming, novas parcerias e muitas novidades tanto na minha carreira quanto nas minhas coleções. A “Aura” é só o início dessa parceria com a Nobu. Por isso fiquem ligadinhos no meu Instagram @claudiamelooficial  porque 2024 será um ano repleto de realizações. 

Para conquistar Claudia, basta… Basta ser verdadeiro, demonstrar respeito, empatia e interesse genuíno por quem eu sou. Além disso, é importante compartilhar momentos de alegria, ter bom humor e cultivar uma relação baseada na confiança e na cumplicidade. Ser um apoio nas conquistas e nos desafios, valorizar minhas paixões e estar presente nos momentos importantes da minha vida também são aspectos essenciais para me conquistar como amiga. E quem me tem como amiga não vai se arrepender (risos) sou daquelas parceiras para qualquer momento, seja bom ou ruim. E devo ser boa em conselhos porque minhas amigas não vivem sem eles (risos).

Fotos Anael Rocha

Beleza Aline Marie / Valéria Martins 

Cabelo Rachel Souza

Unhas @owma_instituto 

Assessoria Débora Gonçalves

Looks coleção Aura por Claudia Melo para a Nobu Scarpin Priscila Whitaker / Zany Assessoria