Para o empresário e restaurateur Fredy Campos, estar à frente do Frê, restaurante que cada vez mais conquista fãs em São Paulo. Não é apenas estar preocupado com o menu do chef ou o faturamento final do mês. É ser o coração desse espaço democrático que pulsa diante de sua diversidade e energia. Discreto, Fredy é o maestro dessa orquestra que cada vez mais recebe elogios – não só por sua gastronomia, mais pelo conjunto da obra. A MENSCH conversou com Fredy e o resultado não poderia ser melhor, ele e o Frê se completam. Taí o segredo do sucesso.
Fredy conta um pouco de sua trajetória até chegar na abertura do Frê? Eu sempre estive envolvido em negócios ligados a estilo de vida. Sou um publisher e, por anos, atuei com agência de publicidade, criando estratégias para empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Começar a investir em outros negócios próprios foi consequência desse aprendizado. Diversifiquei os investimentos focando em um projeto editorial e em um restaurante que serviram de base para o conceito da marca FRÊ que, para nós, eu e meu sócio, é muito mais do que um restaurante… é uma experiência que une gastronomia, arte, música, design e claro, entretenimento.
Para quem não sabe, como e por que esse nome? Quando pensamos no FRÊ, o conceito veio antes do nome. Sempre desejamos que os restaurantes se tornassem um espaço pensado, em cada detalhe, para receber amigos e celebrar o prazer de estar junto. Como somos muito ligados a animais, eles representam para nós essa amizade sincera. Então elegemos o Frê, um dos muitos cachorros que temos entre resgatados e adotados como inspiração. E, no nosso logo, tem a carinha dele.
Como foi para você empreender nesse universo da gastronomia? Ser um Restaurateur. Eu me considero um empresário. O restaurateur foi algo mais orgânico que une as experiências que vivencio viajando e conhecendo diferentes tipos de gastronomia e serviço ao prazer que tenho em receber pessoas, sejam amigos, ou hoje, meus clientes.
A sua equipe parece ser bem coesa e unida. Como é a sua preocupação em manter isso? Talvez essa seja a parte que exige um cuidado maior em um negócio voltado para o público – o atendimento. Vai muito além do garçom, do bartender ou até mesmo do nosso chef, e chega no nosso marketing, no administrativo e no financeiro. Todos, sem exceção, devem estar sempre alinhados para oferecer a melhor experiência que nosso cliente possa ter. E, claro, isso requer supervisão constante, treinamentos muito pontuais.
Na gastronomia do Frê, quais as referências e identidades que ele traz? Por definição, dizemos que a culinária do FRÊ é ítalo-mediterrânea com opções variadas que incluem massas, risotos, carnes e peixes, além da forneria. Mas, algumas vezes damos a opção da cozinha, comandada pelo nosso chef Nuno Urssi, para nos apresentar sugestões de novos pratos e em outras, nós os desafiamos a desenvolver pratos autorais ou releituras. Então, consideramos que a gastronomia seja mais internacional.
Hoje em dia, o Frê possui duas unidades, mas com perfil de público bem distinto de um pra outro. Como você identifica essas diferenças? Quem é esse público? Temos duas unidades em bairros completamente diferentes. Nossa primeira unidade está instalada no eixo Pacaembu, Higienópolis e Santa Cecília – o que nos traz um público local bem interessante. E os que vêm de longe, muitas vezes até em viagens turísticas, buscam justamente essa referência mais cool que a região se tornou. Já nossa mais nova unidade, está instalada no coração do Itaim Bibi, muito próxima a Faria Lima e isso faz com que seu público seja muito eclético, uma vez que é o novo coração financeiro da cidade.
Ser um restaurante e bar com uma proposta mais descolada, mas ao mesmo tempo com uma sofisticação nos detalhes, traz um público eclético. Como vocês vão ajustando isso e trazendo novidades para esse público? Nós tentamos ficar atentos o tempo todo ao que nosso cliente está buscando e nos permitimos experimentar novas atrações sempre com o intuito de agradá-lo, claro. Temos DJ residente, mas, de tempos em tempos convidamos outros. Já tivemos noites de Jazz entre outras apresentações artísticas. Somos muito fortes em festas e eventos dos mais variados tipos – aniversários, confraternizações, lançamentos, vernissages… O FRÊ sabe receber bem, acho que é esse nosso segredo.
Ser pet friendly e total friendly traz um diferencial para o Frê. Como vocês foram construindo isso? Naturalmente… Como pessoas, não discriminamos ninguém e adoramos ir a lugares que recebam nossos animais. Só estendemos isso ao nosso negócio, um espaço para unir e celebrar.
O Frê tem exatamente a cara, o perfil que você e seu sócio imaginavam? O que ainda falta? Como empresários nós sempre queremos mais, claro. Melhorar mais e mais o atendimento e a experiência. Ampliar os negócios. Mas acredito que o FRÊ ganhou vida orgânica e hoje as duas unidades têm identidades próprias, com perfil autoral que se transforma a todo momento para crescer e que reflete, claro, nossas próprias personalidades.
Como é você como cliente na hora de escolher um restaurante? Que tipo de comida mais lhe agrada? Sou o mais chato (risos) por isso acho que exijo tanto do FRÊ, porque a experiência que quero pra mim é a que quero oferecer em dobro. Tanto eu como meu sócio somos meio globetrotters e nossas referências são as mais variadas possíveis. Particularmente, eu gosto de comida mediterrânea, mas sempre estou aberto a experimentar novos sabores. Quem sabe, um deles não inspire nosso próximo prato, né?
Saindo do universo do trabalho o que mais procura? Onde recarrega as baterias? Em casa, sem dúvidas. Rodeado por meus bichos e aproveitando das felicidades mais simples da vida – poder deitar no sofá, assistir algo diferente, ouvir música ou até mesmo curtir o silêncio… E, sempre que posso, comer uma comidinha caseira (risos).
Planos futuros, o que vem por aí? Temos planos e alguns sonhos. Consolidar a marca FRÊ como referência em gastronomia e experiência, é sempre o maior dos dois. E para isso, já planejamos as novas fases, como voltar a oferecer nosso almoço executivo na unidade do Itaim. Mas também já tivemos propostas não só de novas unidades, como também de, quem sabe, uma rede de franquias da nossa forneria.
——-
FRÊ – Unidade Santa Cecília – Rua Tupi, 228 / Seg. a Sex., 19h às 23h. Sábados, almoço das 13h às 17h e jantar das 19h à 0h. Instagram: @fre_restobar
FRÊ – Unidade Itaim Bibi – Rua Dr. Mario Ferraz, 423 / Seg. a Sex., 19h às 23h. Sábados, almoço das 13h às 17h e jantar das 19h à 0h. Instagram: @fre.itaim
Reservas: (11) 95047-1200
Fotos Daniel Nascimento (Fredy) / Arlindo Namour (restaurante)