CARREIRA: THIAGO AVELAR – EXCELÊNCIA EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA

A paixão pela Odontologia veio desde muito cedo e o paulistano Thiago Avelar logo percebeu que sua realização pessoal e profissional seria por esse caminho. Partindo de um tratamento ortodôntico que precisou fazer, Thiago descobriu sua missão. Daí em diante foi se dedicando cada vez mais, morou na Suíça por alguns meses e por lá descobriu que seu apuro técnico seria um grande diferencial para tratamentos minimamente invasivos e muita paixão no que faz seriam sua marca registrada. Marca essa que atravessou fronteiras e chegou à África do Sul onde atua juntamente com a ONG Por1Sorriso com cunho 100% social e missão de devolver não apenas sorrisos, como autoestima e qualidade de vida.

Thiago algum fato ou influência fez você optar pela Odontologia? Ou foi algo que você sempre teve em mente? Pelo fato do meu pai ser cirurgião plástico sempre tive um pé na área da saúde, mas foi durante o meu tratamento ortodôntico com 15 anos de idade que me envolvi e passei a ver com outros olhos a possibilidade de mudar e melhorar sorrisos. Isso me encantou. Sou extremamente feliz no que eu faço e não trocaria por nenhuma outra profissão. 

O período em que você estudou na Suíça, trouxe um apuro técnico maior? De que forma essa experiência influenciou no profissional que você se tornou? Foi incrível poder ver outro ponto de vista e, principalmente, outra cultura atuando dentro da minha área que é a odontologia estética. Nesses estágios pude vivenciar uma odontologia absolutamente minimamente invasiva, feita com paixão e carinho, filosofia que prego até hoje em minha clinica.

Atuar como speaker da ALIGN para a América Latina requer estar sempre atento a mudanças e novidades. Como é essa troca com o público em suas apresentações? Uma das minhas grandes paixões, se tornou ministrar aulas. Sempre gostei de me comunicar e poder transmitir conhecimento – nos faz crescer muito como pessoa e nos estimula a estarmos constantemente atualizados. Na época da pandemia foi bem difícil quando as aulas foram online, eu gosto de poder ver as pessoas durante as aulas, interagir com o publico, falar algo engraçado ou algo comovente e participar das suas reações. Estar na ALIGN, uma das maiores empresas de tecnologia odontológica mundial se tornou um marco na minha carreira. O convite da empresa em liderar projetos pioneiros na America Latina, fez com que eu pudesse participar de forma ativa na disseminação de novas tecnologias, produtos e serviços oferecidos aos dentistas.

Como vice-Presidente e futuro Presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética como você enxerga o Brasil na Odontologia mundial? Já superamos alguns países em excelência de serviços e tratamentos? Acho difícil dizer quem é melhor que alguém, mas posso afirmar com o maior orgulho que, em diversos quesitos, os dentistas brasileiros são referência. Desde a parte de pesquisa, passando pela parte clinica até a parte acadêmica.  

A clínica Thiago Avelar está situada em São Paulo há mais de 30 anos e traz um conforto para deixar o paciente relaxado. De um rooftop para momentos de descontração até um DJ dentro do consultório. A ideia é desmistificar aquela imagem tradicional de um consultório de dentista e trazer novas experiências? Como percebe isso nos pacientes?Desde que comecei a trabalhar, quis criar algo diferente para meus pacientes. Ir ao dentista sempre remete a dor, barulho e desconforto. Criando um ambiente diferente, como por exemplo trazer a música para dentro do ambiente do consultório, percebi que os pacientes se sentiam mais confortáveis e acolhidos, aliando a tecnologia nos tratamentos o que cria mais conforto e previsibilidade. Assim como o scanner intra-oral e as impressões 3D. 

Hoje em dia, a parte estética tem feito muita gente procurar clínicas especializadas. Como você orienta esses possíveis pacientes? Existe um limite para vocês, além do desejo da pessoa? Ponto MUITO IMPORTANTE, como direcionar e conduzir o desejo do paciente X e a real necessidade dele. Hoje em dia, as pessoas são impactadas por muita informação e com muitos trabalhos não necessariamente bem feitos. Então, nós profissionais, temos que usar o BOM SENSO e saber direcionar o paciente para a sua real indicação de tratamento seja ela porcelana, resina, clareamento ou, às vezes, não fazer nada!

Indo para a área da tecnologia, você realizou o primeiro dente com transmissão via bluetooth do mundo, o que terminou indo parar no Guinessbook. Como foi a experiência para você? Qual o principal desafio nisso? Eu tento levar minha odontologia de maneira fora da caixa, desde meu modo de pesar, agir, trabalhar e oferecer novas experiências para os meus pacientes, mas o dente do Bluetooth, realmente, foi além disto. Fui convidado para participar de um projeto junto com a empresa MESA que, com mais onze profissionais das mais diversas áreas tais como publicitários, técnicos de informática, futurólogos e eu como dentista. Em cinco dias criamos a primeira transmissão entre dois dentes, foi incrível. Literalmente uma experiência tão única que, em 2020, fui parar no Guiness!  

Como profissional renomado e reconhecido internacionalmente, sente que sua missão vai além? O que mais almeja conquistar? Minha missão como dentista não tem como ser outra além de promover a saúde bucal, principalmente em uma época onde a estética, muitas vezes, tenta predominar. Então, realmente gostaria de deixar essa imagem de uma odontologia que, antes da estética, fosse levado em conta a saúde e uma função correta. 

O trabalho na África com a ONG POR1SORRISO lhe preenche de que forma? Levar a nossa odontologia para lugares tão distantes é explicável – sair literalmente de nossa zona de conforto e promover sorrisos de forma tão espontânea e pura, faz tudo valer a pena. A convite do meu grande amigo Felipe Rossi,  desde 2017 Participo da ONG. Já estive no Rally dos Sertões, Mocambique, Quênia, interior de São Paulo, Sul de Minas, Nordeste etc. Todos esses eventos organizados pela Por1Sorriso com cunho 100% social e missão de devolver não apenas sorrisos, como autoestima e qualidade de vida.  

E quem é Thiago fora do consultório? Como se percebe hoje em dia? Apesar de trazer muito da minha personalidade para dentro do meu trabalho, acabo sendo mais sério do que realmente sou. Fora da clinica, sou extremamente extrovertido e comunicativo – me apresente pessoas, que eu faço amizade e, ainda, alguns se tornam meus pacientes! 

Pelo que já vimos, você gosta muito de viajar e kitesurf. Quais as experiências mais marcantes? Apesar de nunca tirar férias longas, prefiro mais viagens mais curtas. Viajar,  realmente é o meu maior prazer – tanto a trabalho como para lazer. Penso que, ministrar uma aula sobre odontologia estética  em Dubai foi uma das experiências mais marcantes. Aquele choque cultural em ter alunas de burca somente com os olhos de fora nos assistindo foi muito marcante. Em relação ao Kitesurf, eu valorizo todas as atividades que me desligam do celular, e o kitesurf foi uma delas. Além de ser um esporte intenso na parte física, adoro o fato de ficar “sozinho” sem musica, sem conversa, apenas o mar – o vento e eu.

Hora de recarregar as bateria, o que procura? Talvez a pergunta mais difícil (risos). Sou absolutamente hiperativo, não descanso nem deitado na praia. Então, para mim, é recarregar as baterias tentando desligar a cabeça. Pois, com certeza, em São Paulo ou qualquer lugar do mundo vou estar agitado querendo sair, andar, fazer coisas, conhecer lugares!

Fotos André Nicolau / Assessoria CF Midia & Eventos