Começou agosto, e novamente estou aqui no Beer We Go, com degustações das melhores cervejas artesanais disponíveis no mercado nacional. E para celebrar o Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, separei quatro cervejas brasileiras, das cervejarias Trilha, Japas, Leopoldina e UX Brew e uma importada, da Alemanha, para fechar a coluna. Todas as cervejas citadas podem ser encontradas em lojas e empórios especializados pelo Brasil.

Cervejaria: Japas
Nome da cerveja: Matsurika
Estilo: Bohemian Pilsener com pétalas de jasmim na receita
Teor alcoólico: 5%
Local: São Paulo

Refrescante e muito fácil de tomar. Realmente ela apresenta algo de diferente no paladar, um floral destacado, acredito que seja o jasmim! Muito bem executada, corpo leve e amargor moderado que permanece até o final do gole.

Cervejaria: Trilha
Nome da cerveja: Mamangava
Estilo: Sour com adição de maracujá
Teor alcoólico: 5,3%
Local: São Paulo

Refrescante, fácil de tomar e o maracujá está evidente tanto no aroma como no paladar. A formação de espuma é média/baixa. A Acidez esperada no estilo aparece e permanece até o final do gole, junto com o maracujá.

Cervejaria: Leopoldina
Nome da cerveja: Russian Imperial Stout
Estilo: Russian Imperial Stout – envelhecida por 3 meses em barricas de carvalho francês
Teor alcoólico: 9%
Local: Rio Grande do Sul

Linda da taça, notas torradas e corpo alto. Creme bege e de boa formação. No paladar, licorosa, com café e chocolate. O final é adocicado, com leve aquecimento na garganta.

Cervejaria: UX Brew
Nome da cerveja: Nuts!!!!!
Estilo: Russian Imperial Stout com macadâmia e baunilha
Teor alcoólico: 9,3%
Local: São Paulo

Linda no copo, espuma marrom e de boa formação. O aroma de baunilha já é um convite para essa experiência! Licorosa na boca, baunilha, maltes torrados, nozes (macadâmia), chocolate e leve aquecimento na garganta! Levemente adocicado no final e que permanece por um bom tempo na boca!

Cervejaria: Weihenstephaner
Nome da cerveja: Original Helles
Estilo: Helles
Teor alcoólico: 5,1%
Local: Alemanha

Um clássico, sem erros! Boa formação e duração de espuma. Corpo leve, floral, refrescante, “crisp”, notas de pão e amargor leve que permanece até o final do gole.