CUIDADOS PESSOAIS: CUIDADOS BÁSICOS PARA PELE NEGRA

Por Wilson Weigl

A pele escura tem características específicas e precisa de cuidados diferenciados no dia-a-dia. A pele masculina negra e morena é bem diferente da claras — e a maior parte dessas diferenças são vantagens. Ela tem melhor defesa natural do sol, o que retarda o envelhecimento e previne rugas e câncer de pele. Por outro lado, negros e morenos sofrem mais com manchas, queloides, pelo encravado e foliculite.

A principal particularidade da pele negra é maior quantidade de melanina — o pigmento responsável pela cor —, e é essa a característica que proporciona tanto os maiores benefícios quanto os maiores problemas. A concentração de melanina ao mesmo tempo que protege a pele do sol favorece a hiperpigmentação (que causa o aparecimento de manchas) e dificulta a cicatrização, que pode provocar lesões conhecidas como queloides quando ocorrem cortes ao barbear, por exemplo.

Conheça algumas particularidades das peles escuras e os principais cuidados para deixá-la jovem e saudável.

CARACTERÍSTICAS DA PELE NEGRA MASCULINA

PROTEÇÃO NATURAL CONTRA O SOL

Quanto mais escuro o tom da pele, mais ela é resistente ao sol e naturalmente protegida do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de rugas e câncer. Segundo estudos, os negros já nascem com um nível de proteção solar natural FPS 13.

Apesar da defesa natural da radiação ultravioleta que retarda e evita queimaduras, adia o envelhecimento e reduz o risco de câncer de pele, os negros não podem descuidar da proteção ao tomar sol. Ainda mais devido à tendência a manchas (leia abaixo). Os cuidados devem ser os mesmos das peles claras: nunca tomar sol sem protetor e usar chapéu ou boné. Para a maioria dos morenos, já é suficiente optar por protetor solar com FPS 30, no rosto e no corpo.

PROTEÇÃO NATURAL CONTRA RUGAS

A pele negra também tem mais fibroblastos, células que dão elasticidade e firmeza e impedem que fique flácida e despenque antes do tempo. Negros e morenos são menos sujeitos ao aparecimento das rugas e linhas de expressão: por isso, envelhecem tão bem. Os sinais de foto-envelhecimento aparecem muito mais tarde do que para os brancos — por isso a gente vê os velhinhos negros com a pele jovem e sem rugas.

TENDÊNCIA À OLEOSIDADE

As glândulas sebáceas são maiores e mais ativas em peles negras e produzem mais sebo no rosto. Esse excesso de oleosidade provoca excesso de brilho, formação de cravos e espinhas e piora a acne em quem tem tendência ao problema.

Por outro lado, a quantidade de glândulas na pele do corpo é menor que no pescoço pra cima, por esse motivo, é comum a pele do rosto ser oleosa e a do corpo ser mais ressecada em pessoas negras.

Os negros devem de preferência lavar o rosto com sabonetes faciais anti-oleosidade, especialmente com ácido salicílico ou glicólico, substâncias que controlam e diminuem a produção de sebo. Usar tônico facial completa a limpeza. Já nos cuidados com a pele do corpo, optar por água morna no banho e uso de sabonetes corporais com ingredientes hidratantes e menor concentração de agentes detergentes.

TENDÊNCIA À MÁ CICATRIZAÇÃO

A maior concentração e produção de colágeno da pele negra a torna mais propensa a cicatrização irregular, queloides e cicatrizes hipertróficas. Na pele negra, é maior o risco de que má cicatrização de cortes, acne, queimaduras, picadas de insetos e machucados formem espécie de lesões “altas”, rosadas ou escuras que crescem em volta da cicatriz inicial.

TENDÊNCIA A PELO ENCRAVADO E FOLICULITE

Os negros têm maior risco de encravamento dos pelos na região da barba e em outras áreas do corpo depiladas com lâmina. Estima-se que mais de 80% dos homens negros tenham pelo encravado ou foliculite.

Os pelos encaracolados ficam em formato de U ao nascer e penetram novamente na pele causando um trauma quando o fio cresce, a pseudofoliculite (nome científico do pelo encravado). Já a foliculite — a bolinha vermelha que inflama, dói e coça — é consequência da pseudofoliculite contaminada por bactérias.

Para evitar pelo encravado na barba, lave o rosto com esfoliante uma ou duas vezes por semana. O produto tem micropartículas que fazem uma leve abrasão na pele, retirando células mortas e facilitando o despontar dos fios novos. E não esqueça de esfoliar a pele sob a barba. Para saber mais sobre os benefícios da esfoliação para a pele masculina.

TENDÊNCIA A MANCHAS DE PELE E OLHEIRAS

A maior quantidade de melanina também predispõe a pele negra à hiperpigmentação, ou seja, manchas causadas pela concentração do pigmento em certas áreas do rosto. Esse aumento de melanina é causado por uma reação anti-inflamatória da pele causada pela exposição ao sol, pela acne e por cortes durante o barbear. Para diminuir manchas, deve-se usar cremes ou séruns clareadores. O ingrediente mais eficaz é a niacinamida, substância que ajuda no controle da produção da melanina. Esse excesso de pigmento escuro também costuma se acumular em volta dos olhos, causando olheiras, que são bem comuns em negros. Para atenuá-las, a opção é usar cremes específicos para a área dos olhos, pela manhã e à noite.

VITRINE MENSCH