A Luso-Angolana Carmen Mouro é puro sucesso. Empresária e uma das apresentadoras de TV mais famosas de Portugal, é a mais velha de cinco irmãos. Vem de uma família de classe média, cuja matriarca teve de trabalhar no duro para sustentar os filhos. Hoje é proprietária ou tem participações em mais de uma centena de negócios. Nasceu na cidade angolana do Lobito, mas já viveu em sete países. Na adolescência, os amigos chamavam-na de Robocop, por ser maria-rapaz e por andar de forma desajeitada, mas nem isso a impediu de desfilar alta costura, numa passarela internacional. Diante do sucesso, Carmem Mouro está em negociação com os canais de TV, para trazer o seu programa para o Brasil. Recentemente inaugurou mais uma unidade do Spazzio di Belle, espaço dedicado à beleza em Lisboa, com a assinatura e supervisão da empresária que é considerada uma verdadeira workaholic. Carmem, lançará uma coleção de roupas fitness com a sua assinatura, além de cintas modeladoras, todas desenvolvidas particularmente por ela. Vamos lá conhecer um pouco da trajetória dessa mulher incrível.
Quando você compartilha fotos com os looks que usa no programa, ou no dia a dia sempre surgem comentários, especialmente entre as mulheres querendo saber o que você veste ou a cor do seu batom, é para isso que você expõe tanta elegância? Eu exponho-me como sou. Gosto de estar na moda, gosto de me sentir elegante e gosto de partilhar a minha forma de estar no mundo com quem me acompanha nas redes sociais. Apesar de ter mais de um milhão de seguidores no Instagram, por exemplo, não meço o êxito das minhas publicações pelo número de comentários, mas sim pela forma como consigo tocar as pessoas, pela forma como espero conseguir inspirá-las. As mensagens privadas que costumo receber encorajam-me bastante, porque sinto que os fãs gostam do que veem e querem ver mais.
Você é muito atenta com o que veste? Sim. Tive carreira na moda como manequim e atualmente tenho uma carreira na moda como empresária. Era impossível não me preocupar com aquilo que visto, porque a moda é, efetivamente uma paixão.
Pelo que vimos em algumas fotos no ig Você passa horas em cima de um saltão – com pelo menos 10 centímetros –, mas você já chegou a ficar descalça nas gravações porque estava aparentemente incomodada? Consegue tirar de letra esses imprevistos? Estou muito habituada a usar saltos altos e raramente me sinto incomodada por usá-los durante muito tempo. No entanto, caso sinta fadiga, não tenho problema nenhum em andar descalça. Uma apresentadora de televisão tem de saber adaptar-se às circunstâncias, aos imprevistos e tem de saber brilhar em qualquer situação. Uma mulher da moda não tem medo de nenhum desafio, por isso não são uns saltos de 10 centímetros que a podem mandar abaixo.
E para as mulheres que não tem acesso a grifes, acha que isso causa uma certa invejinha? Não costumo pensar nas coisas sob essa perspectiva, até porque a inveja é um sentimento mesquinho. Não uso grifes para causar essa sensação em quem quer que seja. Uso a roupa que uso, porque gosto. As mulheres que não podem comprar grandes marcas, também têm a possibilidade de ser muito elegantes e maravilhosas. Conheço imensas que correspondem a esta descrição.
Suas bolsas são de última novidade das marcas internacionais você que escolhe? Faz coleção ou são somente para fotos? Consegue usar todas no dia a dia? Eu uso tudo o que compro. E nunca permitiria que outra pessoa escolhesse por mim, uma vez que aquilo que usamos é uma extensão da nossa personalidade. Não concebo a ideia de investir dinheiro em roupas ou acessórios, que depois pudessem ficar abandonados no guarda-roupa. As peças com as quais apareço nas fotos são para usar no dia-a-dia, no trabalho, em lazer, em saídas com amigos, são para eu desfrutar.
Muitas vezes, as pessoas pensam que para a apresentadora é só chegar, se arrumar toda linda, entrar no palco e gravar, mas não é assim que funciona. Como é a sua rotina de trabalho? Para além de apresentadora, sou autora e produtora do “Tu Consegues, com Carmen Mouro”. Por isso, tenho de me preocupar em criar condições para que todos os meus colaboradores possam desenvolver o seu trabalho nas melhores condições possíveis. Essa é a tarefa mais importante e também a mais complexa, porque tenho realizador, operadores de câmara, operadores de áudio, produtores, maquiladores e muitos outros, que têm uma série de necessidades diárias que eu tenho de satisfazer. Para além disto e como apresentadora, tenho de me levantar cedo, chegar cedo ao set de gravações, maquilar-me, vestir-me, reunir com a produção para verificar o cronograma das tarefas do dia, dar uma última vista de olhos no guião e, só depois, apresentar.
Fora da TV, você tem outras atuações, como empresaria Muitas vezes, não se imagina que uma apresentadora de programa tenha uma rotina tão agitada, conte sobre isso. Eu não consigo viver sem ser no limite. Não consigo ter uma rotina que não seja agitada. Levanto-me todos os dias muito cedo para enviar mails para as minhas equipas no Brasil e no Dubai, onde tenho negócios. Também me levanto cedo para treinar. Não consigo viver sem isso. Faz parte do meu equilíbrio mental e emocional. No meio disto tudo, ainda me resta tempo para namorar e para ser mãe.
Carmen olhando suas fotos você tem um gosto por viagens e, realmente, quem te acompanha sabe o quanto gosta de viajar. Como faz com seu lado mãe nessas horas? Qual a idade dos seus filhos? Eles te acompanham? Adoro viajar, mas viajo sobretudo em trabalho. Quando viajo em lazer, os meus filhos vão quase sempre comigo, sobretudo o mais novo que tem 10 anos. O mais velho já anda na universidade, estuda em Londres e marca a sua própria agenda para não andar sempre a reboque da mãe. É um homem e tem asas para voar. Tenho muito orgulho nos meus dois filhos e temos muitas histórias para contar, pelo mundo fora, de todas as vezes em que viajámos juntos e já já chega meu novo bebê Jorge Rafael
Você é uma mulher muito bonita, tem o corpo perfeito recebe muitas cantadas? Acha que os homens de Portugal são mais tranquilos do que os homens no Brasil? Em primeiro lugar agradeço imenso os seus elogios. Acho que os elogios são sempre bons e não me ofendo quando me dirigem palavras bonitas. Sinto-me, antes, lisonjeada. De uma maneira geral, os homens não costumam passar dos limites quando me abordam. Quando os ultrapassam, imponho naturalmente respeito e a conversa acaba por ali. Não é algo a que dê muita importância porque me parece um processo natural. Tal como noutra situação qualquer da vida pessoal ou profissional, as conversas apenas evoluem até ao ponto que nós permitimos. Se os portugueses são mais respeitadores, ou menos atrevidos do que os brasileiros? Talvez sim… mas a diferença não é tão grande como se possa imaginar.
Quem criou o programa Tu Consegues? Porque esse título? Tal como já referi, sou a autora, produtora e apresentadora do programa. O título bebe inspiração na capacidade de conquista e de superação que são fundamentais para conseguirmos o que quer que seja na vida. O “Tu Consegues, com Carmen Mouro” é um programa que pretende encontra alguém capaz de se destacar no meio de uma multidão e de concretizar um sonho que é perseguido por muitos. Daí que este título represente o espirito do programa.
A 2ª temporada do programa foi um sucesso em Portugal, para quem não teve acesso quais foram as novidades? Muito mais emoção, mais imprevisibilidade, provas mais dinâmicas, melhor leque de candidatos e dois novos jurados: Adriane Galisteu e Fredy Costa (meu marido) Fizemos uma temporada linda, tivemos uma ótima audiência.
Acha que a participação da Adriane Galisteu foi um peso na atração? Conheci a Adriane no dia em que a entrevistei no âmbito de uma rubrica digital que tinha no Instagram. Tivemos logo uma grande química. Daí ao convite para trabalhar comigo, foi apenas um pequeno passo. A Adriane não precisa que eu lhe dê oportunidades. Ela tem uma carreira que fala por si e só a convidei porque a experiência dela é uma mais-valia para o programa.
Quem é Carmen Mouro quando não está grifada, maquiada, ou na TV? Sou uma mãe babada. Adoro passar tempo com os meus filhos e com o meu namorado. Adoro receber amigos em casa. Adoro estar rodeada das pessoas que amo. De resto, sou a mesma pessoa que os espectadores podem ver na TV, porque quando me apresento publicamente faço-o sempre sem máscaras.
Carmen há possibilidade em levar a atração para o Brasil? Nada é impossível. É assim que eu encaro todos os desafios da minha vida. Ainda para mais, o Brasil é um recanto do mundo muito especial para mim, porque já vivi aí e porque me identifico bastante com a cultura, com a maneira de estar das pessoas e até com o clima e com a comida. Já desfilei em passarelas brasileiras, já fui rainha de bateria de escola de samba, já fui muito feliz nesse país maravilhoso. Portanto, a resposta é sim! No que depender de mim, o “Tu Consegues, com Carmen Mouro” chegará ao Brasil. Felizmente, também existe interesse do mercado para que isso aconteça, mas é preciso que várias coisas se concretizem, de modo a que o sonho possa tornar-se realidade.
Carmen você está prestes a ser mamãe novamente, como está sendo sua gestação? Está a ser tranquila e cheia de amor. Sinto-me amada e acarinhada por aqueles que são verdadeiramente importantes para mim. Estou feliz e acredito que o bebé que cresce dentro de mim também sente essas boas energias.
Como você acha que o Fredy Costa será como pai? O Fredy vai ser o melhor pai do mundo. Aliás, ele já é o melhor pai do mundo! O Fredy é um homem atencioso, delicado, apaixonado, maduro e tem as prioridades bem definidas na cabeça dele. Por isso, digo com orgulho, que me sinto abençoada por ter escolhido um pai tão maravilhoso para o meu filho.
Tem alguma peça de roupa que você tem saudade de usar e não consegue, já que está grávida? Sinto saudades de usar vestidos de noite, curtos e justos. Sinto saudades de calçar saltos altos. Sinto saudades de me sentir glamourosa. Mas cada coisa a seu tempo. Agora é tempo de ser mãe e de fazer crescer no meu ventre este ser humano lindo que está para vir ao mundo.
Prestes a dar à luz você já passou por alguma situação divertida durante estes últimos meses? Todos os dias passo por situações divertidas, porque o Fredy tem um sentido de humor e uma boa disposição contagiantes. Ele fala constantemente com a minha barriga, profundamente convicto de que o bebé está a ouvir e a compreender tudo. Eu própria fiz a minha vida normal durante muito tempo, mesmo depois de estar grávida, ou seja, continuei a treinar, a trabalhar e a ter uma boa condição física. À minha volta, toda a gente ficava muito espantada com a minha desenvoltura e isso, de certo modo, divertia-me.
Depois, são aqueles momentos em que o bebé se mexe no meu ventre ou dá um pontapé, momentos nos quais nós, os adultos, ficamos com cara de parvos, embevecidos por um detalhe tão simples, mas, ao mesmo tempo, tão sublime. Eu e o Fredy brincamos muito com isso, porque somos ambos muito pragmáticos, mas neste aspecto derretemo-nos completamente.
Para encerrar, um jogo rápido:
Comida – Sushi
Um lugar – Bali
Perfume – Le Gemme Yasep
Um momento inesquecível – Minha estreia como Comunicadora
Um sonho – Ter a minha própria Grife
Uma paixão – Trabalho