E depois de anos de estudo chega o momento da celebração, a oficialização da conquista: a formatura. Como qualquer outro evento social a dúvida do que vestir é sempre presente, causa ansiedade e qualquer erro pode causar desânimo em um momento que deve ser repleto de muita animação. Para evitar aquele frio na barriga ao pensar em repetir roupa, ou vestir errado vale saber que o duo calça e camisa social seguem fortes seja em qual dos três eventos for (colação de grau, culto ecumênico e o baile de formatura). Se você é formando ou convidado entenda o que é recomendado usar de evento para evento:

Na colação de grau o momento é mais solene, é a formatura propriamente dita, onde o formando recebe o esperado “canudo” e oficializa o grau superior. Aqui, se você é o formando, deve usar a camisa e a calça social ajustado ao corpo, não sendo necessário o uso da gravata, pois você usará a beca por cima da roupa social. O sapato – sempre social – pode ser um modelo discreto, com tom escuro combinando com a meia. É importante você se sentir bem com a roupa que escolheu, pois é provável que aja uma comemoração pós-colação e você voltará a ser visto com a roupa original. Caso você seja convidado nem pense em usar JEANS, o evento é social e deve ser respeitado o dresscode, hoje em dia todo mundo tem uma calça social e não custa nada usar.

SMOKING, essa é a palavra da noite para aquele grande momento de comemoração. Isso porque na maior parte dos bailes é necessário que os formandos do evento utilizem a faixa de formatura na cor correspondente do curso juntamente com a gravata borboleta. Esporte fino é o dresscode para os convidados, para os que não gostam ou não querem usar paletó ou terno, a camisa social tem que ser acompanhada da gravata, aproveite para usar uma gravata diferente, as gravatas “skinny” ou aquelas mais fininhas dão um tom mais moderno ao look sem comprometer a seriedade do evento. Jeans (em qualquer combinação) e camisa polo neste evento não é permitido ok?

Há uma infinidade de opções de ternos, smokings e paletós no mercado, somando a quantidade de opções de camisas e de gravatas, por isso é bem difícil que você esteja vestido igual a outra pessoa na mesma festa. Lembre-se de investir em um sapato social confortável e bonito para que você se sinta bem a noite inteira, afinal conforto é sempre a palavra chave para qualquer armário masculino.

Fotos Hugo Jarocki
Roupa Vert Rouge
Maquiagem Izabella Lins
Modelos Marcos Paulo e Lucas David