Ao romper da Segunda Guerra Mundial, René Lacoste e sua esposa, Simone Thion de la Chaume, deram início a um amplo projeto de plantio de árvores no campo de golfe de Chantaco, em Saint-Jean-de-Luz, perto da propriedade da família. Nessa época, muitos moradores foram poupados do trabalho obrigatório na Alemanha graças à família Lacoste, que os empregou no plantio, uma vez que a lei protegia os silvicultores contra a conscrição.

Foi assim que 50 mil árvores, numa extensão de quase 125 acres, foram plantadas durante a guerra, muitas variedades de pinheiros (Maritime, Scotch, Weymouth, Austrian e Umbrella) e carvalhos-vermelhos, enquanto os trabalhadores se mantinham em segurança. Quanto ao Golf de Chantaco, ele se tornou o campo de golfe mais arborizado da França. E esse é o ponto de partida para a nossa coleção esta estação: uma história de empatia, bondade e esperança. Seu alcance universal me impressionou e eu gostaria de transmiti-lo imergindo você o máximo possível em Chantaco, cenário dessa parte pouco conhecida da história da Lacoste.

Temos a história em nossas mãos enquanto ela se desenrola diante dos seus olhos: fotos elegantes do período, mostrando a família Thion de la Chaume-Lacoste em suas terras, peças de arquivo de coleções de moda golfe das décadas de 1980 e 1990, a sede, a casa da família… Esses são alguns dos lembretes do passado que despertaram a imaginação da nossa equipe criativa. Queríamos resgatar os valores essenciais, encontrar significado e refúgio na natureza: noções de mobilidade, proteção, conforto e hibridização se tornaram diretrizes naturais. E foram traduzidos em peças elegantes e funcionais, com foco na atemporalidade, mas de olho nas necessidades do amanhã.

No aniversário de 85 anos, a Lacoste decidiu revelar um lado pouco conhecido da herança da marca: o Golf de Chantaco, suas imediações e também Simone Thion de la Chaume, a esposa de René; dois campeões lado a lado. Na coleção parcas reversíveis, tecidos tecnológicos forrados com pele falsa, uma capa de chuva com um capuz extra grande que pode ser enrolado atrás do pescoço: muitas peças abertas a uma variedade de leituras, atitudes e funcionalidades. Camisetas polo desconstruídas, ponchos de caça selados com o calor, veludo com matelassê, casacos que viram duas peças, jaquetas de couro reversíveis com mangas destacáveis. Esses designs modulares dão continuidade e estendem a filosofia híbrida da coleção, conscientes da crescente diversificação da moda para o dia a dia.