Que a Itália é um dos países mais lindos do mundo disse a gente tem absoluta certeza. E, se tem uma região a qual não podemos deixar de conhecer são as Dolomitas, onde está localizada a linda Cortina D’Ampezzo!

Recentemente a MENSCH, foi convidada, pela Secretária de Turismo da Cortina, – vocês podem acompanhar nossos vídeos do que rolou pelo nosso instagram (@RevMensch) -, para passar um final de semana nessa cidade de montanha que é também conhecida como a pérola da região Dolomitas.

Cortina D’Ampezzo, situada a 1.224 metros de altura, na província de Belluno, região do Vêneto, possui quase 6 mil habitantes e, é um dos destinos de montanha mais chiques do país! Frequento Cortina há mais de 15 anos e posso garantir para vocês que é uma dos lugares mais lindos do mundo! 

DE INVERNO A VERÃO

Conhecida por ser uma famosa estação de esqui, a cidade já foi sede das Olimpíadas de inverno em 1956 e, em colaboração com a cidade de Milão, vai voltar a ser no ano de 2026. A cidade também está pronta para receber no próximo ano o campeonato mundial de esqui. Desde sempre esse destino é um ponto de encontro do jet set internacional e de eventos de muito prestigio. E, não apenas no inverno mas também durante todo ano a mesma nos oferece várias atrações, inclusive agora no verão europeu!

O aeroporto mais próximo desse destino é o de Veneza (mas também pode-se chegar facilmente partindo de outras cidades como Milão, Roma e Bolonha, etc;), onde podemos alugar um carro, melhor meio de transporte para explorar as Dolomitas. Ou mesmo utilizarmos dos serviços de transfer organizados pelos hotéis e pela própria cidade. O caminho é muito bem sinalizado, e durante a viagem vamos apreciando maravilhosos panoramas.

UM HOTEL À ALTURA

Durante o final de semana que passamos descobrindo as maravilhas desse destino, nos hospedamos no Hotel Faloria Moutain SPA Resort, 4 estrelas superior, o qual foi reaberto em Dezembro de 2018 depois de um período de reformas com uma ampliação da parte central do edifício, da restruturação dos quartos e de toda área do SPA. Por sinal, essa última, área dedicada ao bem estar, é um dos pontos fortes do hotel. Ele ainda possui a única piscina semi olímpica coberta de toda região Dolomitas com 25 metros!

Fotos: Divulgação Hotel Faloria

O hotel Faloria conta com 48 quartos, divididos em 6 tipos e, cada um mais lindo que o outro, com vista para a cadeia montanhosa que circunda o mesmo e algumas suítes com vista para o famoso trampolim olímpico de 1956. Além de contar com um restaurante com varanda e paredes de vidro com vista para o Monte Croda, Lago de um lado e para o trampolim Olímpico de 1956 do outro, um lounge bar (situado no lobby do hotel, ambiente agradável onde podemos tomar um aperitivo), um terraço onde é servido o café da manhã com buffet e, também com opções à la carte e, de um bistrot com acesso ao jardim e onde podemos fazer almoços leves e também pode-se reservar para eventos personalizados. O SPA do hotel, com seus mais de 1000 metros quadrados, é simplesmente maravilhoso e conta com sauna finlandesa, banho turco, sala de ginástica, cascata de gelo, uma vitality pool aquecida, com parte interna e externa, ideal para relaxarmos depois de um longo dia de caminhas, ou esquiando ou mesmo para degustarmos de um bom aperitivo na companhia de amigos.

Todos os ambientes do hotel foram projetados utilizando matérias primas da região e as cores nos remetem a fauna e flora local. Com uma repaginada da décor tradicional das casas ampezzanas revisitada em estilo contemporâneo. Criando assim uma atmosfera informal e relaxante em total harmonia com o ambiente paisagístico das montanhas ao redor. Fornecendo aos hospedes um ambiente luxuoso e confortável.

FÉRIAS NAS MONTANHAS

O verão na montanha, com o sol que se põe tarde e as temperaturas amenas, nos faz vir em mente as inúmeras opções de atividades que podemos fazer ao ar livre.  Respirando ar puro e apreciando o espetáculo da natureza ao nosso redor, fazendo trilhas, escaladas, pedaladas, ou mesmo sentados saboreando as delícias gastronômicas locais entre uma atividade e outra ou no final das mesmas.

Uma vez ali, não poderíamos deixarmos de fazer alguns passeios ao ar livre. Um desses foi a trilha Gores de Federa, recentemente inaugurada no ano passado. Chegamos de carro até o estacionamento nas proximidades do lago Pianozes, por sinal muito lindo e onde tem um restaurante com vista para o lago maravilhoso. Dali, pegamos um serviço de transfer feito com um jeep (mas também pode ser feito caminhando por cerca de 3km), chegando até a ponte Federa de onde tem as indicações para a Gores de Federa.

No dia da nossa caminhada, estava sendo inaugurada uma mostra cultural denominada Arcipelago Fossile, que durará até o dia 2 de Novembro, a qual faz parte do projeto Sentieri D’Arte. Onde, ao longo da trilha, podemos observar obras d’arte feitas com matérias primas recuperadas do bosco local, por 3 artistas, Alessandro Ferri, Federico Tosi e T-Yong Chung. Para criar suas obras, cada artista se concentrou em um dos reinos biológicos do universo.

Essa trilha, assim como várias outras em Cortina, fácil de percorrer, inclusive por crianças, adultos, idosos e até mesmo na companhia de animais de estimação. A “Gores de Federa”, foi sem dúvida, uma das trilhas mais linda que já fiz e, o seu percurso ao longo do Rio Federa, é feito por cascatas, riachos, pontes, passarelas e lindas paisagens. A duração da mesma é feita, em média, em 1 hora até o Malga Federa, um agriturismo com restaurante, onde almoçamos, e de onde se abre uma vista panorâmica de tirar o fôlego das montanhas ao redor: Becco di Mezzodi, Pomagagnon, Cristalo e Faloria. Por sinal, essa região Federa, onde se encontra a Malga, possui um amplo pasto, que sempre foi usado pelos locais para transportarem os seus animais durante o verão onde até hoje, graças ao agriturismo, podemos ver no local, vacas, cavalos e burros. A Malga Federa é um excelente ponto de referência para quem quer conhecer uma Cortina mais autêntica, ligada a tradição de criação de animais, aos produtores do território e a gastronomia local! A partir desse ponto, podemos prosseguir com uma outra trilha até o Rifugio Palmieri (conhecido como Rifugio Croda da Lago), situado as margens do lago Federa. Trilha essa que já fiz durante o outono e que também super indico. É simplesmente maravilhosa.

Fizemos a trilha Gores de Federa, na companhia de uma guia alpino, o Simone Corte, que além de ser um guia muito preparado, foi um dos idealizadores dessa trilha. Os passeios guiados podem serem reservados diretamente nos hotéis ou na sede dos guias alpinos, essa última localizada no centro da cidade na Corso Itália.

Mas, por exemplo, se por algum motivo você não queira ou não possa fazer longas caminhadas, a cidade possui diversos serviços de teleféricos, que nos transportam a muitos pontos panorâmicos, cada um mais lindo que o outro! A maioria desses possuem restaurantes, bares etc; que propõem muitas atividades enogastronomicas e culturais durante todo o verão.

Uma outra experiência que tivemos descobrindo as maravilhas de Cortina, foi mais uma caminhada (fácil de fazer e, que dura em média 15 minutos), em meio a um lindo bosco até o Rifugio Mietres. O qual fica localizado na parte leste da cidade, tendo como ponto de partida da trilha o estacionamento perto da Brite di Larieto. Ao chegar no Rifugio, nos esperava uma experiência wellness em altitude maravilhosa: um aperitivo ao entardecer em um ofurô, com água aquecida a lenha e, vista estupenda sobre a cidade de Cortina e das montanhas Tofane di Roses. O local também possui uma sauna finlandesa, ao externo, com vista panorâmica. Ambas opções são ideais, por exemplo, depois de uma caminhada. E, terminamos o dia com um jantar delicioso no restaurante do refúgio Mietres, o qual conta com lugares ao externo e interno. Um final do dia inesquecível.

UMA VOLTA PELO CENTRO DA CIDADE

E não podemos falar de Cortina sem falar do centro da cidade. Com a linda e famosa Corso Itália, e seus arredores, repletos de lojas de luxo, restaurantes, cafeterias, bares, galerias d’arte, livrarias, lojas de artigos esportivos etc.

Alguns dos endereços que mais gosto do centro é a loja Franz Kraler, loja multimarcas que possui uma pop up store da Dior, a Marinotti que possui moda masculina e feminina, a La Cooperativa de Cortina, um supermercado onde também encontramos lojas de roupas, artigos esportivos, livraria e souveniers. E, a Pasticceria Alverà, uma das minhas preferidas em toda Itália!

E, sempre na Corso Itália, está localizado o Info Point de Cortina. Onde podemos ter várias informações turísticas de toda região com acesso a mapas, vendas de souvenirs, compra de ingressos de teleféricos, de skypass, guias impressos em vários idiomas (inclusive em português), assim como as atendentes também falam alguns idiomas como o Espanhol. O Info Point além de ser hiper moderno é lindo e muito útil para você que quer conhecer bem a região!

E, para fechar a nossa estadia em Cortina com chave d’oro, fomos jantar no Restaurante Tivoli Cortina, uma estrela Michelin do chef Graziano Prest. Ambiente refinado e acolhedor, em todos os detalhes, situado em Lacedel, uma das zonas mais tradicionais da cidade, com vista maravilhosa de Cortina e montanhas ao seu redor. Desde a recepção, a apresentação dos pratos e ao nosso conforto tudo estava divinamente perfeito. O chef Graziano cria os seus pratos com matérias primas locais mas também não faltam peixes e frutos do mar que chegam diretamente de Veneza e Chioggia. Cada prato que saboreamos foram uma verdadeira explosão de perfumes e sabores ligados ao território mais também com um olhar contemporâneo. Um experiência enogastrômica estupenda! Nossos parabéns ao chef e toda sua equipe que fazem desse restaurante um dos melhores das Dolomitas!

POR FIM…

Um agradecimento especial a toda equipe de Marketing e secretária de Turismo de Cortina D”Ampezzo, por terem nos recebido com muito profissionalismo, carinho e atenção nos fazendo viver a cidade como um local! Até a próxima. Não vemos a hora de retornar a esse paraíso.

Para saber mais sobre a agenda de eventos da cidade clique abaixo para acessar o site de Cortina Marketing. Para o site e redes sociais oficiais:

Facebook: Cortina D”ampezzo

Instagram: @cortinadolomiti

Site: cortina.dolomiti.org

SERVIÇO:

Secretaria de Turismo de Cortina: https://www.dolomiti.org/en/cortina

Hotel Faloria Moutain SPA Resort: https://faloriasparesort.com/

Gores de Federa: https://www.dolomiti.org/en/cortina/experiences/trekking/gores-di-federa

Arcipelago Fossile: https://www.dolomiti.org/en/cortina/events/arcipelago-fossile

Malga Federa: http://www.malgafedera.eu/

Chef Rifugio Palmieri: http://www.crodadalago.it/

Rifugio Mietres: https://mietres.it/en/

Franz Kraler: https://www.franzkraler.it/en

Marinotti: https://www.marinotticortina.it/en

La Cooperativa de Cortina: http://www.coopcortina.com/en/shopping-in-cortina/1-0.html

– Pasticceria Alverà: https://www.pasticceriaalvera.com/

Info Point: https://www.dolomiti.org/en/cortina

Restaurante Tivoli Cortina: https://ristorantetivolicortina.it/

Cortina Marketing: https://www.dolomiti.org/en/cortina/events