Por Alberto Santiago

O projeto As Fotos que Eu Pinto, criado, pintado e fotografado pelo fotógrafo Sérgio Santoian, nasceu durante o período de pandemia, da necessidade do artista em “encontrar” cores em meio a um período tão sombrio. “Quando estou pintando as pessoas, penso apenas em cores, formas e como esse resultado vai funcionar na luz da minha fotografia. Eu me sinto inteiro ali, sem espaço para questões externas”, diz o fotógrafo carioca radicado em São Paulo.  

O processo de pintura é absolutamente intuitivo e único para cada fotografado. Nada é preparado ou pensado antes. As cores vão ganhando camadas e formas, à medida que a pintura vai acontecendo. Assim, se estabelece uma relação de confiança entre quem está sendo pintado/fotografado e o artista, uma vez que durante todo o processo as pessoas ficam de olhos fechados e só contemplam o resultado no final, depois de serem pintados e clicados por Santoian.

Criado em setembro de 2021, As Fotos que Eu Pinto ganha agora sua primeira mostra, no Santana Parque Shopping, com entrada gratuita. Em uma montagem cuidadosa, o espaço destinado à exposição privilegia as obras tanto na montagem – as apresentando em mega ampliações -, quanto na iluminação, com um projeto de luz que desenha focos de luz específicos para as obras.

Viscerais, as fotos de Santoian se destacam tanto na forma, com rostos e closes de corpos em cores fortes, quanto em conteúdo. É a alma de cada sujeito fotografado ali, “exposta e entregue” ao artista em um momento de absoluta conexão e confiança que agora deixa a intimidade do estúdio para o deleite do público.

Detalhe importante, quem fizer uma foto da exposição e colocar a #asfotosqueeupinto vai concorrer a uma foto (e pintura) feitas por Sérgio Santoian. Vamos lá, compareça, fotografe e compartilhe.

ESTREIA 20/05 (até 27/07)

Santana Parque Shopping – São Paulo Entrada Gratuita