Por Rodrigo Dantas

A Lexus anunciou recentemente a chegada da segunda geração do seu SUV de luxo, o NX 350h, no mercado brasileiro. Essa nova geração do SUV da Lexus é a primeira linha planejada, desenvolvida e construída sob a nova filosofia Lexus Driving Signature. Por meio deste método, a companhia prioriza o equilíbrio total do veículo, tornando cada manobra mais calculada e estável, dando, no entanto, toque especial em agilidade e eficiência. O modelo dá início à nova etapa de estratégia de negócios no Brasil e chega ao país em três versões com preços a partir de R$ 344.990.

MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO

O NX 350h vem equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive combinado motor a combustão de 4 cilindros DOHC 16V, VVT-i com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgf.m a 5.200 rpm, e dois elétricos, sendo um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgf.m e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgf.m. Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total e oferecem  alta eficiência e economia de combustível.

O SUV tem transmissão Hybrid Transaxle otimizada que proporciona aceleração mais linear e maior controle da condução, sem desperdiçar energia. Todas as versões possuem modo de condução EV (puramente elétrico), Auto EV (que seleciona automaticamente combinação entre elétrico e combustão), além do modo Normal. Apenas a versão F-Sport possui o botão Sport+ de condução. Vem equipado com sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time. Este recurso aplica, automaticamente, força para as quatro rodas, permitindo rodagem mais suave em quaisquer terrenos.

DESIGN INOVADOR

Os detalhes de acabamento e design garantem ainda mais sofisticação. Na dianteira, a grade frontal agrega inúmeros blocos em formato de “U”, com efeito tridimensional. Também foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo.

O para-choque e as linhas traseiras foram remodelados, o capô foi estendido para se conectar a grade elevada e o conjunto ótico é composto por faróis de neblina e faróis de LED com acendimento automático, com luzes diurnas (DRL) em formato de “L”. Na traseira, remodelaram as lanternas que ficaram maiores e interligadas. O modelo ainda conta com aerofólio para fortalecer a esportividade do automóvel. A versão de entrada Dynamic vem de série com rodas de liga leve aro 18” e as demais vem com aro 20″.

As cores externas disponíveis para o NX 350h são: branco-pérola, cinza-titânio, preto-grafite, cinza-cromo e verde-musgo, para as versões Luxury e Dynamic. Já a configuração F-Sport conta com as cores exclusivas branco-supernova, preto e azul-olímpio. O interior do novo Lexus oferece luxo, conforto, sofisticação e refinamento tecnológico. O acabamento em couro reveste o volante e a manopla de transmissão, além das partes em couro ecológico premium nas portas, painel e console central, que ganhou reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, incluindo os comandos de condução e carregador por indução para smartphones nas versões mais caras. Já os bancos recebem acabamento em couro natural e detalhes em materiais.