NEGÓCIOS: 5 TÁTICAS PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS EM VENDAS

Entendemos que o setor ou departamento de ‘vendas’ torna-se cada vez mais necessário e básico para qualquer negócio. O mercado exige profissionais que saibam usar a arte das vendas para poder se relacionar e atender as reais necessidades, desejos e vontades dos clientes. É fundamental, hoje, saber sobre técnicas de vendas e é prioritário entender de pessoas. Compreenda que não existe mágica, fórmula certa ou dom para vendas. Tudo é um processo de adaptação e de execução.

Seu sucesso depende unicamente de sua força de vendas, em ter foco, em estudar sobre relacionamento comercial (frase que sempre cito em palestras “Vendas, é Relacionamento”). Você precisa realmente  observar alguns pontos cruciais no entendimento tanto do produto/serviço que você comercializa, quanto do seu público-alvo. Considerando que, no mercado, seu cliente tem acesso às informações sobre seu produto e sua empresa e ainda tem o poder de escolher entre concorrentes, precisamos estar ainda mais atentos aos detalhes, nos tornar autoridade no mercado em que atua e buscar, incansavelmente, ser referência na mente de seu cliente. E para você se destacar no seu mercado, listo cinco táticas de aplicação imediata, que farão você ter sucesso nas vendas:

AJUDE SEU CLIENTE A COMPRAR, NÃO QUEIRA VENDER

Muitas vezes, o próprio cliente não tem clareza total de suas reais necessidades, não sabendo o que de fato ele precisa, o que encaixa na vida dele. Conduzir seu cliente a tomar uma decisão será muito benéfico para ambos, ou seja, saiba fazer perguntas abertas e inteligentes, provoque o diálogo e extraia a maior quantidade de informações sobre o cliente. Demonstre que você tem conhecimento sobre seu mercado e faça seu cliente sentir-se peça fundamental nesse jogo, dando a entender que ele está no comando da situação.

CRIA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM SEU CLIENTE

Vender uma vez, qualquer profissional vende. Vender mais de uma vez para o mesmo cliente (como opção de segunda compra ou por indicação de já cliente), demonstra confiança por parte do cliente. Saiba ler a linguagem corporal do cliente quando estiver falando com ele. Muito do que não é dito verbalmente, é dito por movimentos, olhares, gestos e expressões. Com atitudes positivas e assertivas, você poderá conquistar o ‘sim’ até do cliente mais difícil.

SEJA CRIATIVO

Criatividade é algo inerente do ser humano. Devemos buscar a melhoria constante em nossas atividades diárias. Lembre-se: criatividade é melhorar o que já existe. Ou seja, é encontrar novas formas alternativas de se fazer a mesma coisa de forma diferente, com mais eficácia. A criatividade é importância na busca de alternativas para chegar até o cliente. Por exemplo, você pode usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto/serviço que você está vendendo, para ele no cotidiano. Para ter melhor criatividade, é importante exercitar o seu lado criativo todos os dias. É preciso e necessário ser inovador. Busque fazer diferente, agir diferente e terá resultados diferentes.

TENHA FLEXIBILIDADE

Essa tática é básica para todos os profissionais, independentemente do segmento de mercado. Adaptação rápida às mudanças. Molde seu pensamento para ver o lado positivo, molde suas atitudes, molde suas palavras. Tenha flexibilidade em suas negociações, busque sempre o ganha-ganha – dessa forma, tudo se tornará mais fácil no atingimento de bons resultados. Lembre-se da máxima “entender para atender”. Para cada cliente tenha uma abordagem sincera, empática e flexível. Trate-o como único.

INVISTA NO PÓS-COMPRA

Nunca se esqueça de um cliente. A venda começa quando você conclui a primeira venda com seu cliente. Essa tática é primária. Porém, infelizmente, muitos profissionais não a executam. O segredo para fidelizar com clientes é o pós-compra – manter-se ativo nas relações e na mente do cliente. Essa ação faz com que ele volte a fechar outros negócios com você e indique potenciais novos clientes. Hoje, as táticas de vendas exploram cada vez mais o lado comportamental entre as pessoas. Estude sobre seu mercado, sobre a solução que você comercializa, sobre seus clientes, esteja sempre um passo à frente. Boas vendas!