NEGÓCIOS: 6 DOCUMENTÁRIOS PARA INSPIRAR EMPREENDEDORES

Procurar inspiração quando se está empreendendo é tão importante quanto saber o mercado que você quer dominar. E fazer isso em cima de pessoas que passaram por todo o processo fica melhor ainda. Ainda mais no momento atual onde o mundo do trabalho nunca foi tão cheio de altos e baixos. Já se foi, por exemplo, a época da configuração tradicional de escritórios fechados como ambiente de trabalho. Em vez disso, há uma flexibilidade recém-descoberta em nossa abordagem de trabalho – e nunca houve melhor momento para assumir um risco empresarial profissional.

Esse é o momento ideal em sua carreira para ousar, mergulhar e quem sabe começar uma start-up. Então, se você tem muitas ideias para fazer dinheiro zumbindo em sua cabeça – mas não tem coragem ou impulso final para transformá-las em realidade, selecionamos alguns dos melhores documentários para inspirar aspirantes a empreendedores.

POR DENTRO DO CÉREBRO DE BILL: DECODIFICANDO BILL GATES (Netflix)

Esse é um documentário de Davis Guggenheim, resultado de dois anos acompanhando Bill e Melinda, um panorama raro de uma das mentes mais fascinantes de nosso tempo. O documentário é dividido em três parte de mais ou menos uma hora cada, focando muito no trabalho da Fundação Bill & Melinda Gates, no relacionamento dos dois e como Bill Gates se tornou Bill Gates. Um raro vislumbre em como funciona a mente de Bill Gates.

Veja:

PRINT THE LEGEND (Netflix)

Esse documentário Netflix, foi lançado em março de 2014 nos Estados Unidos e rapidamente se tornou um dos mais assistidos da televisão. Ele mostra os bastidores de um mercado um tanto quanto promissor: o das impressoras 3D. O programa vai além e oferece muito sobre a realidade do empreendedor e a importância de reinventar, inovar e mudar de forma a entregar algo ainda melhor ao público. Essa, aliás, é a grande sacada para alavancar qualquer negócio: Proporcionar valor e qualidade, seja em produto, serviço ou atendimento.

Basicamente, ele mostra a rotina de pessoas que estão em busca de tornar a impressão 3D algo acessível para toda a sociedade. Mais do que isso, o programa aborda como esse mercado começou, desde os equipamentos open-source e das máquinas que tiveram origem nos processos da 3DSystems e da Stratasys, bem como todas as dificuldades com relação às patentes e ao software livre.

Mas ele ainda amplia o contexto e permeia a realidade dos empreendedores e todas as suas dificuldades, como, por exemplo, a liderança de uma equipe que trabalhava ali na garagem de casa e de repente conseguiu milhões em investimentos, ou as posturas mais radicais que passam a ser necessárias com o aumento de responsabilidade, como a demissão dos próprios sócios.

O foco é dado na empresa MakerBot, que se fundiu com a Stratasys tornando-se uma baita de uma gigante. O documentário Netflix mostra como ela e o seu fundador, Bre Pattis, foram mudando com o passar do tempo, de uma organização acessível e aberta, para outra cada vez mais fechada e corporativa, ao ponto de virar as costas e se tornar odiada pelo público que a formou.

Veja:

“COMO O CÉREBRO CRIA” (THE CREATIVE BRAIN) (Netflix)

Neste fascinante documentário, o romancista David Eagleman entrevista alguns dos melhores inovadores de nossa época para descobrir como eles fazem sua criatividade fluir. O filme é resultado de vinte anos de estudos sobre o cérebro humano e explora a criatividade em diversos nichos e segmentos, o que é o grande trunfo do documentário.

David mostra como a criatividade está sempre presente na ciência, na matemática,  na tecnologia, nas artes, etc… e deixa claro como impulsiona-la pode formar indivíduos mais capacitados para encarar o mundo de forma empática, por exemplo, além de questionar o conceito de originalidade, já que ser criativo não se trata de criar algo novo do zero, mas de repensar e ressignificar o que é trivial, o que já faz parte da nossa rotina de forma ordinária. Outro ponto interessante do documentário, é a abordagem sobre o fracasso, reforçando que os erros devem ser vistos como oportunidades de aprendizado e não como uma derrota.

Veja:

TORNANDO-SE WARREN BUFFETT (Amazon Prime / HBO)

Esta é a história dos maiores investidores de sua geração (ou, na verdade, de todos os tempos). Qualquer aspirante a empreendedor precisa entrar na mente daqueles que alcançaram um sucesso fenomenal (se você não almeja alto, de que adianta fazer isso?) E Warren Buffett é o maior sucesso possível. 

Este documentário é essencialmente uma autobiografia: os espectadores ouvirão o próprio Buffett reviver cada segundo de seu sucesso – desde seu talento inicial para matemática e seu fascínio pelos princípios de investimento, até seu tempo estudando com o único Benjamin Graham (também conhecido como o ‘pai do investimento em valor’). Mais do que qualquer outra coisa, o filme explora por que Buffett é tão notável no que faz – uma lição valiosa para qualquer futuro empresário ter em seu arsenal. 

Veja:

TONY ROBBINS: EU NÃO SOU SEU GURU (Netflix)

Passando rapidamente do investimento para o coaching de vida, esta é uma (um tanto meta) exploração do sucesso, não apenas no campo do empreendedorismo – mas também no campo da vida. Tony Robbins é um estrategista de vida e negócios mundialmente famoso, que organiza o seminário internacionalmente conhecido ‘Date With Destiny’ na Flórida todos os anos, com a participação anual de mais de 2.000 pessoas. Robbins ajuda os participantes a explorar seus medos, motivações e esperanças – e, finalmente, os ajuda a assumir o controle de suas vidas. Este documentário investiga profundamente as maquinações por trás do seminário em si, demonstrando a enorme quantidade de trabalho que é necessário para organizá-lo. Então, aspirantes a empreendedores: você receberá conselhos de sucesso (embora de segunda mão) de um dos grandes; mas você também vai ter uma visão privilegiada sobre o que faz dele, tão bem sucedido no que faz.

Veja:

STEVE JOBS: THE MAN IN THE MACHINE (Sky)

Como o próprio título já deixa claro, estamos falando sobre o cofundador e ex-CEO da Apple — que faleceu vítima de um câncer no pâncreas no final de 2011. Mais do que contar a trajetória de Jobs no mercado, o documentário também levará os espectadores a conhecerem o lado pessoal deste gênio da era moderna.

Veja: