PALADAR: OCRE, A NOVA JOIA GASTRONÔMICA DE GRAMADO COM A ASSINATURA DE ROBERTA SUDBRACK

Last updated:

Por Alan Victor (@alan.victorrr)

Gramado ganhou um novo capítulo em sua história culinária. O Wood Hotel, da sofisticada Coleção Casa Hotéis, inaugurou o Restaurante Ocre, comandado por ninguém menos que Roberta Sudbrack, uma das chefs mais premiadas e respeitadas do Brasil. Conhecida por sua cozinha afetiva, técnica e cheia de identidade, Sudbrack assina pela primeira vez um projeto gastronômico fora do Rio de Janeiro. E não é qualquer projeto: além de chefiar o restaurante e o inédito Bar de Charcutaria – o primeiro da cidade de Gramado – ela assume a curadoria e a direção criativa de toda a gastronomia do hotel.

Vale relembrar um pouco a trajetória de Roberta. Ela foi a primeira chef do Comitê Olímpico Brasileiro e do Palácio Presidencial. Já cozinhou para líderes mundiais e realeza, sendo reconhecida como uma das maiores chefs brasileiras da sua geração, com dezenas de prêmios no currículo. A chegada de Roberta representa uma evolução para Gramado, que vem amadurecendo seu paladar, sendo mais exigente e pedindo por experiências mais autênticas. A escolha do nome Ocre não é à toa: remete ao tom quente da madeira, ao fogo, às tábuas generosas que chegam à mesa, e ao próprio espírito acolhedor e vibrante que o restaurante transmite.

Sudbrack define sua cozinha como o luxo do simples. Um cardápio que valoriza ingredientes brasileiros frescos e orgânicos, respeita o produtor e celebra a diversidade cultural da região. Sua proposta é afetiva, generosa, feita no fogo, com sabor e história, é a comida que faz bem, alimenta a alma e provoca sorrisos.

No restaurante, os destaques vão desde a polenta orgânica mole com cogumelos na brasa e queijo gratinado, ao suculento prime rib de porco caipira à milanesa com maionese de batatas e limão bergamota na brasa. O clássico inglês Bangers and Mash ganha um toque autoral, enquanto o frango caipira assado no forno à carvão é servido com batatas e verduras orgânicas assadas. Para adoçar, sobremesas como panqueca souflê preparada no forno à carvão com sorvete de nata e doce de leite quente; além da torta de três leites, uma versão molhadinha e irresistível; entre outras preciosidades da confeitaria.

O Bar de Charcutaria, por sua vez, traz uma experiência única: embutidos artesanais da região Sul e de outros cantos do Brasil e do mundo, finamente laminados na hora em um fatiador manual, que a chef trouxe de suas andanças mundo afora e restaurou especialmente para o Ocre. No bar, as tábuas de charcutaria são protagonistas: embutidos artesanais, queijos brasileiros e acompanhamentos preparados com técnica e afeto. Para aqueles que preferem sabores intensos, há ainda sanduíches autorais como o wood dog (com salsicha Frankfurt, queijo raclette derretido, coleslaw e mostarda forte) e o sanduíche aberto gaúcho com lombinho de porco (pão preto, lombinho de porco assado, tomate, picles e molho do assado), entre mais sugestões.

A carta de bebidas complementa a experiência com drinques autorais, como o Wood Fire (Jack Daniel’s Fire, Vermute e Campari), além de uma seleção especial de vermutes e vinhos pensada para harmonizar com o espírito descomplicado e acolhedor do lugar.

A parceria entre a Coleção Casa Hotéis e Roberta Sudbrack materializa uma nova era gastronômica para Gramado — sofisticada, porém despretensiosa – o novo sentido do luxo, onde cada prato conta uma história e cada detalhe foi pensado para fazer o visitante se sentir leve, feliz e bem acolhido.

Instagram: @hotelwoodgramado @robertasudbrack