VINHO: TRADIÇÃO GAÚCHA EM VINHOS TEM NOME: LUIZ ARGENTA

Last updated:

Por Duda Figueiredo

Em 1999, os irmãos Deunir e Itacir Neco Argenta adquiriram a histórica propriedade que pertencia à antiga Granja União, local pioneiro na produção de vinhos finos no Brasil. Inspirados pelo passado e com olhos no futuro, este foi o primeiro passo na construção de um sonho, de muita determinação e ousadia. Em 2009, ficou pronta a Vinícola Luiz Argenta, em homenagem ao patriarca da família. Um empreendimento que reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil, com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos do mundo. A propriedade fica localizada em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, na região com Indicação de Procedência Altos Montes, a qual tive o prazer de visitar alguns anos atrás e fiquei encantada com tudo que vi – Arquitetura, tecnologia, cuidado e qualidade dos vinhos e as embalagens nem se fala, são um capitulo a parte.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Reconhecida como uma das mais belas e mais modernas vinícolas do Brasil, a Luiz Argenta pesquisa e aplica as mais avançadas técnicas para a personalização de seus produtos, focando principalmente na qualidade, elegância e exclusividade. Tudo isso para proporcionar as melhores experiências, envolvendo todos os cinco sentidos, ao apreciar os vinhos e espumantes da Luiz Argenta.

A vinícola Luiz Argenta foi projetada para a produção e elaboração de vinhos de alta qualidade. Para isso, sua propriedade passou a receber grandes investimentos em pesquisa dos mais avançados métodos de cultivo. Após a colheita, a preocupação em preservar ao máximo as qualidades intrínsecas das uvas ganha contornos de preciosismo. Para não sofrerem agressões mecânicas, elas passam pelo sistema de vinificação por gravidade, que não danifica a baga da uva e não quebra suas sementes, agregando qualidade ao vinho. Pois é, as uvas são tratadas com muito carinho, afinal para se ter um bom vinho precisamos cuidar deles desde a origem – A UVA.

TERROIR – A BUSCA PELA PERFEIÇÃO

Os vinhedos e a vinícola Luiz Argenta estão localizados na Região de Indicação de Procedência Altos Montes, na cidade de Flores da Cunha, Serra Gaúcha, sendo esta cidade a maior produtora de vinhos e uvas do Brasil. Este terroir é considerado um dos melhores do país pela sua localização, topografia, clima e insolação. É neste local privilegiado que são cultivados 55 hectares de uvas viníferas, de 19 variedades diferentes, que recebem um rigoroso controle de produção, no qual apenas 1 kg de uva é extraída de cada videira e onde são produzidos 100% dos produtos da Luiz Argenta, resultando em uma maior qualificação do início ao fim do processo de fabricação. Esse fato,  que todo produto da Luiz Argenta é produzido com uvas próprias, é de extrema importância para esse controle de qualidade do resultado final.

ENOTURISMO E EVENTOS

A vinícola Luiz Argenta possui uma arquitetura diferenciada e paisagens deslumbrantes que oferecem aos visitantes uma experiência única. Aqui, temos infinitas possibilidade de Experiências. É possível realizar visitas, degustações orientadas, passeios, colheitas de uvas, podas das vinhas e também almoços na vinícola, apreciando uma bela gastronomia, em harmonia com os vinhos e uma vista de encher os olhos. Super recomendo um almoço no restaurante Clô, que fica localizado no terraço, com uma vista única para os vinhedos e com pratos cuidadosamente elaborados para harmonizarem com a grande variedade de vinhos e espumantes da vinícola. A tábua, servida com 4 experiências harmonizadas, é uma sugestão para começar!

A experiência na Cave Subterrânea (abaixo) é imperdível, em que temos a possibilidade de fazer uma degustação às cegas em um ambiente indescritível, quem viver, verá!

Mais recentemente, construíram uma nova Cave subterrânea exclusiva para produção e maturação dos espumantes ligada por um túnel à antiga Cave. Essa irei conhecer em breve, quem topa? E ainda existe o Centro de Eventos, um cenário perfeito para eventos como aniversários, encontros empresariais, casamentos, formaturas e batizados, entre outros.

OS PRODUTOS E AS EMBALAGENS

Os produtos da Luiz Argenta estão divididos em quatro coleções:

L.A. Terroir XXVII – vinhos e espumantes para o dia a dia que homenageiam os 27 solos da propriedade;

L.A. Jovem – vinhos e espumantes leves, de safras recentes, ideais para momentos mais descontraídos. Atenção para as embalagens;

L.A. Clássico – vinhos e espumantes e vinhos de média estrutura, mais gastronômicos;

Luiz Argenta Cave – vinhos e espumantes de grande estrutura, provenientes apenas de safras excepcionais.

Costumo definir a Luiz Argenta como uma Vinícola que atende todos os gostos, bolsos e ocasiões. Como Diretora Executiva da Luiz Argenta, Daiane Argenta, com formação em Moda, MBA em Marketing, Gestão Empresarial e certificação de sommelier, criou uma identidade visual para a Vinícola Luiz Argenta, trazendo com exclusividade, as garrafas de design Italiano que compõem a Linha Jovem. Essas obras de arte não dar para descartar, tem que colecionar!

Recentemente, em homenagem às mulheres, criou uma coleção de vinhos chamada Audrey, composta por três produtos – o espumante Bubble Audrey, o vinho tinto Red Audrey e o vinho Rosé Audrey. Sinônimo de singularidade, simplicidade e elegância, assim como todas as mulheres. O design da garrafa foi inspirado na atriz Audrey Hepburn, que fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60.

O ENÓLOGO APAIXONADO POR HARMONIZAÇÃO

Edegar Scortegagna, natural de Flores da Cunha – RS é uma figura proeminente no setor vitivinícola. Nascido e criado em uma família de viticultores, ele desenvolveu, desde cedo, uma paixão pela uva e pelo vinho. Sua trajetória profissional, é marcada por uma sólida formação acadêmica. Em 2001, formou-se como técnico em Enologia em Bento Gonçalves. Posteriormente, completou seu curso superior de Enologia na Università degli Studi di Trento, Itália, em colaboração com a Fondazione Edmund Mach e a Università degli Studi di Udine. Durante esse período, colaborou com importantes vinícolas na Itália, adquirindo valiosa experiência internacional.

Desde 2009, Edegar é enólogo-chefe da Vinícola Luiz Argenta, onde tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento de vinhos premiados. Sua influência na comunidade vitivinícola também é notável por seu papel como presidente da Associação Brasileira de Enologia, atualmente ocupando a posição de conselheiro.

Além disso, Edegar é sócio fundador da Escola do Vinho ConceptWine, onde atua como professor de cursos técnicos de vinho. Ele também leciona no curso de Enologia da Universidade de Caxias do Sul e foi, por oito anos, professor do curso de Sommelier na mesma instituição. Sua expertise é reconhecida internacionalmente, com atuações como jurado em concursos de vinho ao redor do mundo.

O INTERESSE PELA HARMONIZAÇÃO DE VINHOS

“Meu interesse pela harmonização de vinhos despertou naturalmente, a partir de diversas experiências, ao longo da minha vida. Desde que comecei a estudar vinhos, em 1998, a gastronomia sempre me atraiu profundamente. Essa paixão se intensificou ainda mais quando fui estudar na Itália, onde tive a oportunidade de aperfeiçoar meus conhecimentos e técnicas’, comenta Edegar. “Além disso, minha experiência de oito anos dando aulas em cursos de sommelier contribuiu significativamente para aprofundar minha compreensão e apreciação pela arte de harmonizar vinhos. Por fim, sempre fui um amante do bom vinho e da boa comida, o que me motivou a explorar e entender melhor como combinar esses dois elementos de maneira harmoniosa”, Conclui ele. E nós ficamos agradecidos para mais essa bela experiência no mundo dos vinhos. Até a próxima!