Conhecida do grande público desde muito criança, Mel Maia conquistou o público logo cedo, com sua Rita em Avenida Brasil, e se mantém assim até hoje. Com apenas 20 anos e já 14 de carreira, Mel tem se mostrado um fenômeno nas redes sociais com seus 22 milhões de seguidores no Instagram e mais de 17 milhões no TikTok. Ao todo, Mel tem sete novelas, seis filmes e três séries no currículo. Sua última novela, Vai na Fé (2023), caiu nas graças do público e crítica. Enquanto isso, do outro lado do oceano, o jovem João Maria, de 19 anos, nascido em Portugal, já participava de grandes competições de surf e ganhava títulos nacionais como, por exemplo, a Rip Curl Grom Search. Atualmente os dois se dividem entre Portugal e Brasil para ficarem juntos. E nessa entrevista exclusiva para a MENSCH os dois nos contam como foi o início disso tudo e como é viver um amor que ultrapassa as fronteiras.
Como estamos na semana dos namorados, vamos lá para o início… Como vocês se conheceram e quando perceberam que a coisa estava ficando séria?
Mel: Nós nos conhecemos em uma boate no Porto, Portugal. No dia seguinte, nós nos encontramos e nos conhecemos melhor. Fomos jantar juntos com mais três amigos. Depois, um almoço só nós dois. Ali nós percebemos que existia muitas afinidades e que estávamos gostando da companhia um do outro. E assim viramos namorados.
O que cada um se sente atraído um no outro?
Mel: O João é uma pessoa racional, muito correta. Ele é muito inteligente e vê o mundo da mesma forma que eu. Amo o jeito que ele fala, a maneira como me olha, como ele me trata e faz de tudo para estar ao meu lado. E ele também é lindo demais!
João: O que mais me atrai na Mel é a alegria e a espontaneidade dela. Cada interação que temos é uma experiência, impossível não ser contagiado pela sua forma de ser.
Como administram a distância e carência nessa “ponte-aérea” Brasil – Portugal?
Mel: Por incrível que pareça, nós passamos mais tempo juntos do que longe. Quando eu estou livre, vou até ele e vice-versa. Quando estamos longe, estamos sempre fazendo chamada de vídeo e nos falando.
João: Nos primeiros meses de relacionamento não foi nada fácil. Mas, agora, já nos organizamos e entendemos como driblar essa questão da distância. Passei três meses agora no Brasil e, em breve, ela vem para Portugal passar um tempo comigo também.
João nem vamos perguntar o que mais te atrai para o Brasil, pois está meio óbvio, mas tirando nossa querida Mel, o que mais te encanta em terras brasileiras?
João: O Rio de Janeiro é uma cidade lindíssima, mas o que mais me prende ao Brasil é a temperatura. É muito bom o calor e, para mim, ainda mais porque eu sou do Norte de Portugal, que é bem mais frio.
Mel, depois de João conhecer Portugal tem um gostinho mais especial? Do que mais curte? (ou pretende curtir?)
Mel: Sim! Portugal se tornou ainda mais especial por causa dele, mas, antes de conhecê-lo, eu passeei pela cidade do Porto e fiquei apaixonada. Conhecer o João só tornou a viagem ainda mais especial. Gosto do clima, dos eventos, das paisagens, são muitas coisas que eu gosto.
Vocês formam um belo casal, talentosos e no auge em suas carreiras. O que mais desejam (juntos e individualmente)?
Mel: Desejo que a minha carreira seja cada vez mais frutífera, alcançando novos espaços, novos países e culturas. Quero que o mundo veja o que eu mais amo fazer. E juntos, pretendemos viajar pelo mundo, ter a nossa casa, construir uma família no futuro… Temos muitos planos.
João: O meu maior objetivo neste momento é me tornar um produtor de conteúdo relevante na comunidade de surf nas redes sociais. Como casal, almejo que nossa relação siga sendo tranquila e real. E sempre um apoiando o outro, mesmo com os caminhos profissionais distintos.
Mel, logo cedo você surgiu na TV e o grande público tem te acompanhado ao longo de todos esses anos. Como isso é para você?
Mel: Eu comecei muito nova na TV. A vida que eu conheço é essa que eu tive. Não tenho um parâmetro para falar sobre um cenário diferente. A minha vida é essa. Eu aprendi a lidar bem com a exposição, com essa curiosidade que as pessoas têm sobre a minha vida. Uso muito as redes sociais para ter um diálogo transparente com o meu público. Mas eu sou muito apaixonada pela a minha profissão, pelo o que eu faço e compreendo que é uma carreira que tem esse holofote em cima de nós, dentro e fora de cena.
João, como o surf entrou na sua vida? Qual a onda decisiva que fez você mergulhar de cabeça e se descobrir no surf?
João: O surf sempre fez parte da minha vida. É o desporto favorito do meu pai e ele tem até uma escola de surf. O meu percurso na modalidade foi muito natural, comecei com 5 anos e me apaixonei desde cedo.
Quais as afinidades e diferenças entre vocês? E como administram isso?
Mel: Por serem culturas diferentes, temos vivências diferentes. Os portugueses são um pouco mais fechados, enquanto nós, brasileiros, mais extrovertidos. No início, a gente notou essa diferença, mas acabou virando algo divertido, uma linguagem nossa, e nos acostumamos. Como eu disse, nos vemos o mundo da mesma forma, pensamos de maneiras semelhantes. A sensação é de que tudo aconteceu de forma muito natural.
João: Acho que a nossa maior diferença é que os Portugueses são mais contidos, os europeus em geral. Já as afinidades são muitas.
Mel além do sucesso na TV, você é um sucesso nas redes sociais com milhões de seguidores. A que se deve esse sucesso no mundo digital? E como isso influencia na sua carreira?
Mel: As redes sociais são uma realidade da nossa vida e acredito que algo muito orgânico para a minha geração. É uma ferramenta que eu sei que está à minha disposição para poder me comunicar, mostrar as coisas que eu quero e que virou uma extensão da minha profissão e do meu trabalho. Eu sou muito transparente, meu papo é muito reto e isso reflete nas minhas redes. Eu não sou uma pessoa fora da TV, fora da internet e uma outra quando tem câmeras.
Uma noite romântica para ser completa precisa de que?
Mel: Nossa comida favorita, ficar de conchinha e uma série cheia de mistérios. Nós amamos.
João: Um bom jantar a dois é sempre a nossa primeira opção. Gostamos também de pedir delivery, de ir ao cinema com pipoca, ver um filme em casa…
Quando querem fugir do agito e ficar mais sós o que procuram?
Mel: Viajar, com certeza. Sempre que queremos fugir do agito, a gente escolhe um lugar para irmos.
João: Sem dúvida é viajarmos só nós dois. Na minha opinião é uma das melhores coisas que a gente já fez e faremos muito em breve.
Quais os planos (juntos e separados) para esse ano ainda? Alguma viagem juntos? Ou algum projeto juntos?
Mel: Temos muitas viagens planejadas, lugares que queremos conhecer e estar juntos. No trabalho, atuamos em campos diferentes. Sempre estamos nos apoiando e torcendo um pelo outro.
João: Temos viagens que queremos fazer, mas ainda não estão marcadas. Para quem nos segue nas redes sociais, continuem nos acompanhando para ver o que vem por aí de destinos.
Fotos @jucoutinho
Produção executiva e styling @samantha_szczerb
Beleza @walterlobato_
Agradecimentos Nayane e Algobão