PALADAR: 5 RESTAURANTES INCRÍVEIS EM PARIS

Paris sem dúvida é a capital do mundo neste momento. Os olhos do mundo estão voltados para a capital francesa e por conta disso a cidade está lotada de turistas. As opções na alta gastronomia são inúmeras, e para evitar que você fique perdido sem saber para onde ir, selecionamos cinco lugares incríveis neste Guia MENSCH que vale à pena conhecer e degustar o sabor francês da sua famosa cozinha. Le goût de Paris! Apprécier!

TORTUGA (@tortuga.paris)

Instalado no telhado da tradicional loja de departamentos do Boulevard Haussmann, o restaurante Tortuga, nome do novo restaurante sob o comando do jovem e premiado chef Julien Sebbag, oferece vista de 360 graus para os principais monumentos da Cidade-Luz. O restaurante é dedicado a explorar os sabores do mar (e também dos rios). Seu menu exalta o peixe, que é o ingrediente principal de diferentes combinações e preparos que ressaltam a sutileza do paladar.

Em uma collab com o Grupo Moma, o chef (que também está à frente do Chez Oim, Créatures e Je Cuisine Chez Toi) leva sua mesa experimental para o terraço, na qual ele prepara, artesanalmente, peixes marinhos e de água doce pescados naturalmente e selecionados pessoalmente. A criação do Tortuga – uma referência a uma ilha das Antilhas que foi bastião de piratas no século 17 – resulta da colaboração de três apaixonados pelo que fazem: Sebbag, na cozinha; Franklin Azzi, na arquitetura; e Pierre Marrie, no décor e ambientação. Em conjunto, propõem um espaço onde cozinhar se torna um espetáculo e a experiência culinária começa assim que se chega ao salão, onde se encontra a cozinha central à vista dos clientes. Todos os sentidos estão envolvidos nesse momento de alquimia e a experiência é pensada como uma imersão, um momento especial entre o chef e o público.

BENOÎT (@benoitparis_restaurant)

No coração de Paris, Benoît é um bistrot clássico e renomado  que convida a uma experiência culinária no mais tradicional espírito dos bistrôs franceses.  Foi inaugurado em 1912 e há pouco tempo festejou seu centenário. Benoît  é o único bistrot parisiense a receber uma estrela do Guia Michelin. A familia Petit era proprietária deste restaurante tradicional parisiense até abril de 2005. Monsieur Benoît Matray, seu fundador, era açogueiro por profissão, e possuía uma impressionante visão gastronômica. Sua clientela era composta por artistas e políticos de Paris e, rapidamente, o restaurante se transformou num reputado endereço, um lugar bem frequentado onde Benoît Matray recebia seus clientes numa grande mesa com uma culinária diferenciada.

Fabienne Eymard é a chefe de cozinha e dirige uma equipe de quinze colaboradores, entre eles, cozinheiros, estagiários e assistentes. Seu cardápio inclui os pratos mais típicos da tradicional culinária francesa, que são servidos com talheres de prata e em elegantes pratos brancos de porcelana com desenhos florais, todos personalizados no centro com o ¨B¨ de Benoît. Essa tradição foi iniciada por madame Catherine Petit que se ocupava da decoração e do toque delicado e impecável de todos os detalhes do restaurante.

O Benoît também oferece um menu especial para almoço, de segunda a sexta, com três serviços – entrada, prato principal e sobremesa por 39 euros, um custo-beneficio excepcional em Paris. Para cada serviço existem três opções diferentes. Para acompanhar os pratos, o sommelier da casa, Olivier Gresselin, apresenta 350 vinhos das mais belas regiões da França, todos selecionados pelo chefe sommelier dos restaurantes Alain Ducasse e Gérard Mergeon.

LEGRAND

A Legrand se tornou um must go em Paris. Um local aconchegante e requintado dentro de uma das mais belas galerias de Paris, a Galerie Vivienne. Com o piso em mosaico e teto de vidro que datam de 1823, essa galeria é tombada pelo patrimonio histórico. Somente a arquitetura e o ambiente já valem a visita! A casa, inaugurada em 1880, oferece mais de 5 mil rótulos de 360 produtores, incluindo desde os maiores crus franceses, até vinhos raros de pequenos produtores. As garrafas compradas na loja também podem ser degustadas, sem nenhum acréscimo, no Comptoir, o agradável bar e restaurante da Legrand.

Nada mais convidativo que estar em Paris e poder aprofundar os conhecimentos, descobrir mais sobre os vinhos e, o melhor, em português! A experiência na Legrand é sem dúvida uma noite inesquecível, não só pelos deliciosos vinhos, mas pelo ambiente completo que Ana Carolina proporciona, uma imersão sem igual nesta cultura fascinante! Os cursos são oferecidos o ano todo, uma vez por semana. Reservas podem ser feitas no site da Legrand (www.caves.legrand.com). 

L’ESPADON (@espadonritzparis)

Comandado pela chef Eugénie Béziat que recebeu 1 estrela Michelin e está no comenado da cozinha do Ritz Paris, sucedendo a linha direta do renomado Auguste Escoffier, que foi intitulado como “o rei dos cozinheiros dos reis”. Com dois menus que se adaptam aos produtos sazonais representam uma culinária francesa sincera que pulsa com os sabores de tempos e lugares distantes, contando com nuances e contrastes. Uma viagem em cinco ou oito pratos revela uma sucessão de sabores, aromas e memórias distantes. Ao entrar na sala de jantar, as grandes janelas salientes da cozinha aberta revelam o balé silencioso dos cozinheiros, como se estivesse em um teatro. O excepcional terraço arborizado com vista para o Grand Jardin promete jantares mágicos sob as estrelas. No interior, a intimidade da sala de jantar é refletida nos tons acobreados e na iluminação sutil, em um cenário que evoca plantas. A soberba luminária de teto com folhas de cristal cria um herbário imaginário. Cada um sai em torno de 300 euros, sem bebidas.

CAFÉ DE L’HOMME (@cafedelhomme)

Cheio de histórias e reconhecido internacionalmente pela sua arquitetura, o Palais de Chaillot foi planejado para a exposição universal de 1937, pelos arquitetos Léon Azéma, Jacques Carlu e Louis-Hyppolite Boileau. Esta construção é um das mais famosas da capital francesa, onde tudo foi minuciosamente escolhido para dar vida a este histórico monumento. No Palais de Chaillot encontramos inúmeras esculturas, quadros de ilustres pintores e um grande acervo de arte decorativa dos anos 30.

Para os apreciadores de vinho, a adega do restaurante propõe alguns tesouros de grande raridade. Sautemes e Barsac, Branco e Tinto da Bourgogne e também Bordeaux (Château Margaux de 2001, Château Latour de 2002, Château Cheval Blanc de 2004 e até um Petrus de 2002).

Os clientes têm a opção de escolher também diversos coquetéis, a lista é bastante diversificada, com algumas variações de mojitos, cervejas e uma boa seleção de rum e whisky. Nos dias mais quentes o Café de l’Homme abre as portas de seu maravilhoso terraço, no qual encontra-se, ainda, uma imponente estátua de Hércules, realizada pelo artista Alber Pommier em 1937 e que é hoje um patrimônio histórico.