ESTILO: DA AREIA PARA O ASFALTO

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3 MARCAS QUE ESTÃO FAZENDO O ESTILO URBANO CONTEMPORÂNEO

Por Ivan Reis

Nem só de praia e sol vive a moda no Brasil. Em se tratando de estilo masculino, o streetwear já se tornou parte do guarda-roupa há várias temporadas. Despojado, esportivo e elegante, o conjunto de peças casuais consegue se adaptar ao longo dos anos e traduzir o espírito do tempo. 

A partir da curadoria da Nordestesse, plataforma colaborativa que fomenta o talento de empreendedores e criativos dos nove estados da região brasileira, selecionamos três marcas de moda masculina que estão trazendo novas perspectivas criativas para o streetwear brasileiro. Os pés que pisam na areia em altas temperaturas também circulam por centros urbanos com muita brasilidade. 

Veja quem são os novos nomes que estão fazendo a moda masculina no Brasil.

DEPEDRO

Criada há 7 anos, a Depedro preza pela valorização das manualidades do Rio Grande do Norte através do trabalho de artesãos locais, gerando impacto social, empoderamento e renda no sertão. Camisas bordadas, túnicas, shorts e tantas peças são concebidas à luz de técnicas aprimoradas com toque urbano. Trabalhamos muito o hibridismo estético da Depedro, no sentido urbano em que as peças saem naturalmente de uma pegada resort ou sertão para as ruas”, explicou Marcus Figueiredo, diretor criativo da marca, com exclusividade à MENSCH. “Um exemplo são as calças e as camisas de linho puro, além das jaquetas bomber. Nessa última coleção, há um modelo aqua blocker super urbano listrado em branco com marrom e um mix com guarda-chuva que traz muito essa pegada urbana”, completou ele.

Marcus Figueiredo nasceu em Caicó, principal cidade do Seridó e terra de bordados elaborados e pessoas talentosas, mas criado em Ipueira. Ele absorveu o que pôde da cultura local e entendeu que precisava mudar a realidade e impactar a região. Em sua última coleção, o criativo buscou inspiração na infância, especialmente nas paredes dos bares de cidades do interior que carregam histórias, memórias e muito estilo. Marcando seu retorno aos holofotes na temporada, a coleção Boemia mergulha no universo dos anos da década de 1970 para uma coleção concebida à base das técnicas manuais da marca.

No balcão do Bar de Dorgi, cenário das lembranças de infância de Marcus no local que pertenceu ao seu avô Dorgival Figueiredo, circulam produções em alfaiataria com peças em linho, bordados feitos à mão e crochê, além de técnicas que remetem ao requinte e à tradição do sertão nordestino. Entre cortes, texturas e, sobretudo, cartela de cores, a tonalidade moucha mousse se destaca, com pontos de verde e tons terrosos. “A peça-chave que une todas as conexões da coleção é o nosso casaco atoalhado verde militar que traz botões com detalhes banhados em ouro e com viés em xadrez marrom. Ele [o casaco] comunica, junto ao nosso sapato, feito à mão em camurça com estampa exclusiva, toda a essência da coleção”, explicou Marcus Figueiredo.

Para além de uma coleção que traz protagonismo às altas temperaturas, a Depedro veste o homem que carrega identidade com orgulho, valoriza autenticidade e se reconhece nas raízes culturais do sertão, mesmo quando vive ou circula por ambientes urbanos.

POTENGI

Recém-chegada ao mercado, a marca liderada pelo arquiteto potiguar Zé Campos Filho expressa sua conexão com o estado do Rio Grande do Norte por meio do streetwear. Para além da riqueza do artesanato nordestino, a Potengi busca fortalecer suas raízes locais e integrar o rural e o urbano em produções cheias de estilo. O nome da etiqueta homenageia o principal rio do estado. As águas do Potengi atravessam áreas rurais e deságuam no mar da capital, simbolizando a união entre campo e cidade. A fusão de elementos urbanos, praianos e sertanejos orienta a criação das peças. 

As camisetas com estampas de motivos locais e bermudas casuais compõe um estilo calcado em suas próprias raízes. “Significativamente, focamos no cenário musical — tanto o popular quanto o underground — e em como ele influencia o streetwear. Não podemos ignorar movimentos nordestinos como o Manguebeat que mesclou cultura pop com elementos regionais, exemplificando a fusão de tradições locais com tendências globais”, explicou Zé Campos Filho, diretor criativo da marca potiguar. No recorte criativo e inspiracional regionalista, a Potengi consegue aliar seus propósitos ao traduzir as necessidades e os movimentos do guarda-roupa masculino contemporâneo.

BERIMBAU BRASIL

A marca brasileira, criada em 2018, busca compartilhar novas perspectivas com fortes inspirações afro-futuristas e indígenas. Sob a direção criativa do jovem estilista maranhense Sandro Freitas, a Berimbau Brasil se inspira na musicalidade do instrumento que a nomeia e traz propostas que harmonizam estampas e formas com irreverência ao cotidiano. Camisas, shorts e acessórios ganham detalhes preciosos que exaltam a brasilidade de forma casual e cheia de personalidade. Imersa na cultura musical dos diferentes ritmos que compõem o Brasil, as produções fazem parte de uma moda democrática, autoral e sustentável. As cores são pontos-chave da marca, pois transmitem a diversidade cultural do país, evocando emoções e fortalecendo a conexão emocional com o consumidor. A Berimbau Brasil acredita na exuberância tropical e na alegria do povo brasileiro, tornando a etiqueta memorável e única em seu propósito.