CARREIRA: A TRAJETÓRIA DE ALINE OLIVER NO UNIVERSO DA BELEZA

Conhecida como Aline Oliver, essa destemida empreendedora nasceu na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, onde morou até seus 18 anos. Apesar das dificuldades, teve uma infância feliz, mas cheia de sonhos, sabia que ali não fazia parte suas realizações e precisava voar. E desde criança já amava esse universo da beleza, dos cabelos, unhas e maquiagem. Foi vendedora, estoquista, gerente e até supervisora. Em 2010, decidiu seguir seu coração e pediu demissão. Começou a fazer unha em um salão indicada por uma amiga, para as festividades de final de ano. Em 2011 se tornou sócia desse mesmo salão. Começou a fazer cursos e se especializar. No meio disso tudo conheceu a atriz Juliana Alves, que se tornou sua madrinha nesse processo, abrindo portas e se tornando amigas. Em 2023 Aline deu um grande passo na sua carreira abrindo o Studio Make Da Oliver. Um lugar com sua identidade, equipe e toda sua vocação para a beleza. Além disso, lançou sua linha de batons que leva nomes de pessoas especiais, e seu próximo sonho é lançar uma linha completa de maquiagem, além de ampliar cada vez mais seu studio e ajudar as pessoas a realizar seus sonhos também, com seus cursos de maquiagem. 

Aline, você veio de origem pobre e foi batalhar pela realização de seus sonhos e desejos. O que foi mais desafiador nesse processo? Chegar em certos lugares é bem difícil, nem sempre te dão espaço e daí você precisa acreditar em você, se jogar de cabeça. O mais desafiador foi fazer com que as pessoas acreditassem no meu potencial.

Muita gente se baseia apenas nas conquistas de hoje e pelo que se vê nas redes sociais. Não sabem eles a batalha que foi para chegar até aqui. Que conselho daria a pessoas nas mesmas condições que você? O maior conselho que dou sempre é:  “Não desistam nunca!” Sempre irão existir muitas coisas que vão fazer parecer o processo ser mais difícil ainda. Sempre prático  um mantra que é: o falar eu QUERO MUITO alguma coisa, e nunca EU QUERIA. Afinal, quem queria, não quer! Tem de querer muitoooo, de correr na frente mesmo, de dar o sangue, não ter hora pra entrar e nem hora pra sair. E óbvio fazer aquilo que te faz feliz também.

Sabemos que no meio disso tudo você teve uma, digamos, fada madrinha, a atriz Juliana Alves. Como vocês se conheceram e como ela te ajudou nesse processo? Juliana foi e sempre será uma pessoa muito importante em minha trajetória. Nos conhecemos através de um amigo cabeleireiro que na época nos apresentou. Fomos construindo uma relação que no início era profissional e ao passar dos dias uma grande amizade virou – uma grande parceria das duas partes. Na época eu trabalhava com unha mas já era maquiadora. Pedi uma oportunidade para maquiar ela e por aí foi… tenho muita gratidão por ela ter aberto várias portas pra mim e muitas outras eu mesma fui empurrando rs. E por aí já se vão 10 anos.

E quando percebeu que trabalhar com beleza era o que você queria para vida? E quando percebeu que isso rendia um bom negócio para você? Perceber que estou proporcionando momentos de alegria, felicidade para os outros foi o que me fez ter mais certeza de que a beleza era o meu caminho. A maquiagem por muitas vezes pode parecer algo simples, mas com ela há grandes redescobertas, novos olhares sobre si para aquelas a quem eu embelezo com meus pincéis. Mexem com a autoestima das pessoas, elas se olham no espelho e se acham lindas, algumas até ficam com os olhos marejados, a gratidão como elas abraçavam e abraçam. A partir disso eu comecei a ver que era além de negócio – era uma forma de me conectar, possibilitar, alcançar e elevar pessoas.

Lá atrás você fez de tudo um pouco e foi subindo degrau por degrau. Foi vendedora, estoquista, gerente e supervisora até se tornar sócia do salão em que trabalhava. Acredita que essa construção da profissional que você é hoje se deve por você ter essa noção geral do seu negócio? O que mais importou nisso tudo? Tenho certeza, que todo esse processo me faz enxergar todos os lados. O lado do empreendedor, do colaborador e do cliente. Como cliente – consigo ter a noção do que a cliente pensa, sempre me coloco no lugar do cliente e pondero o que muitas das vezes nem sempre estão com a razão; Como colaborador – vejo toda correria diária indo de um lugar para outro, muitas das vezes sem tempo de parar pra almoçar. E no lugar do empreendedor que quer fazer com que as coisas aconteçam sempre da melhor forma possível e entregando 100% do trabalho. Participo ainda hoje de todos os processos possíveis e assim vejo que isso me trás um diferencial para essa jornada empreendedora.

Até que ano passado surgiu o desejado Studio Make da Oliver. Como foi dar esse passo que foi o maior da sua vida até então? Há exatos oito anos venho batalhando nessa estrada com uma grande parceira de trabalho – Karla Lima, durante muito tempo só nós duas atendíamos a demanda de clientes. Sempre que  eu não conseguia conciliar agenda com as clientes, acabava indicando amigos de competência e confiança para atender essas que a agenda não batia. Foi ao observar a grande procura e que eu sozinha, junto a Karla, já não estava mais dando conta que entendi que poderia formar uma equipe com o meu padrão de trabalho para atender as clientes que me buscam, assim dando mais uma possibilidade delas estarem embelezadas com o padrão da Make da Olliver.

Amo dividir conhecimentos, gosto de dar a oportunidade para outras pessoas, afinal para chegar até aqui outras pessoas também me deram oportunidades, abrindo portas…agregando o conhecimento desses profissionais com os meus. Tudo isso faz com que o atendimento seja o melhor possível. Nossa, foi um sonho daqueles que a gente conquista na garra trabalhando de sol a sol, domingo a domingo. Eu precisava ampliar meus conhecimentos e trazer pessoas para criar uma equipe. Eu queria um espaço físico com a minha identidade. O início às vezes  te dá aquele frio na barriga, sabe? Se vai dar certo ou não? Mas quando você trabalha junto, as coisas vão fluindo. E está sendo uma experiência incrível!

Entrando nos anos 2000 você foi fazer cursos em Buenos Aires e Paris, daí não parou mais. O quanto isso foi decisivo para sua carreira? Primeiro eu nunca imaginava ir tão longe, não imaginava que eu poderia viajar para ter mais conhecimento. É difícil quando você está sozinha e precisa fazer aquilo dar certo de qualquer jeito. Quando fiz os cursos no Brasil, comecei a perceber que era necessário expandir mais ainda meus conhecimentos…conhecer técnicas novas, agregar valores. E realmente é verdade. Aprendi caracterização para tentar mostrar personalidades dentro da maquiagem, aprendi a trabalhar com mais excelência a pele negra – que até então aqui no Brasil a qualidade dos produtos eram difíceis de trabalhar (não tínhamos variedades em produtos) e então você precisa ser mais técnico, conhecer de fato para não deixar uma pele acinzentada e deixar no tom da pele exata. Aprender colorimetria. Digo que foi um dos meus maiores e melhores  investimentos que fiz. Até  porque aprendizado é um dos maiores bens que adquirimos nessa vida, ninguém tira de você e nunca é demais. Investir em conhecimento é o melhor que podemos fazer!

Hoje você está do outro lado e contrata jovens que assim como você um dia sonharam em trabalhar com beleza. O que você mantém em você essa época? Que lição levou para vida? Levo pra vida o que um ex-patrão um dia me disse: “Quem tem talento, não tem patrão!” Com isso hoje tenho parceiros e não funcionários, pois caminhamos juntos e eu sigo realizando os atendimentos também, os trabalhos não param. Mantenho tudo! Acredito que não parar é o segredo.

Como lida com o espelho? Completando quase 42 anos, posso dizer que lido bem com o espelho. Conto com o auxílio da minha dermatologista Dra Erika Aguiar – que me ajuda com minha pele, pois é necessário. Por mais que eu não seja a pessoa que está sempre maquiada e nem muito exposta ao sol, todo cuidado é necessário!

E como é lidar, e domar, a vaidade de tantas mulheres? Como tudo na vida, é necessário equilíbrio. A minha maior preocupação é despir-me da minha vaidade para então estar livre e leve para receber e atender as minhas clientes. Entender o que elas desejam e precisam, que estar belas para as ocasiões delas. Vaidades, desejos, sonhos, vontades, todos nós temos, mas estou ali para proporcionar leveza e alegria para minhas clientes e não para duelar com vaidade de nenhuma delas…tento ser somente a maquiadora que vai cuidar de realçar mais ainda a beleza delas.

Sabemos que você é uma workaholic. Mas e quando não está trabalhando, o que curte? Onde recarrega as baterias? Ahhhhhhh! O trabalhar é viciante e eu de fato trabalho com o que amo, com o que sou feliz. Então para quem tá de fora parece que trabalho demais, só que nem sinto assim. Quando eu não estou trabalhando eu vou à praia dar aquele mergulho pra lavar a alva, amo viajar e viver experiências. Gosto de não fazer nada também (risos). Tomar uma cerveja bem gelada me deixa super feliz e recarregada também (risos).

O que é a real beleza para você? A beleza que nasce com cada pessoa. Eu vejo beleza em todas as coisas.

E os planos para 2024, o que vem por aí nos próximos meses? 2024 é um grande ano e para abrir ele com alegria lanço minha primeira linha de batons, que eu criei e desenvolvi ao longo desse ano de 2023 – é algo  que eu queria muito. Junto com o Studio Make da Oliver, agora virão os cursos presenciais e on-line serão o meu foco para esse ano! As pessoas me pedem muito então irei me dedicar a isso e as minhas noivas e debutantes que eu amo. Realizar sonhos me deixa realizada e feliz.

Fotos Adri Lima

Stylist Gugu Ribeiro

Hair Gil de Lima

Make Karla Lima