CARREIRA: LEO MARÇAL VOLTA COM FORÇA TOTAL AOS EVENTOS

Após ficar afastado dos eventos por motivos de saúde no segundo semestre de 2022, Leo Marçal, um dos nomes mais disputados quando o assunto é Relações Públicas, está de volta à cena do entretenimento. Leo retoma a liderança de grandes projetos no Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais pelo Brasil. Ele começou o ano com o Festival de Verão de Salvador, em janeiro, em fevereiro comandou os camarotes Folia Tropical, onde já atua há 10 anos, e o da Quem, pela segunda vez, ambos no Sambódromo na Marquês de Sapucaí. Dentre outras festas e festivais. Além de tudo isso, está à frente da programação do Bosque Bar em que é um dos sócios, e recentemente, comandou a volta do projeto musical de Pedro Baby e Lúcio Mauro Filho, chamado “Manifesto Tropical”, e do Tim Music Noites Cariocas no Morro da Urca, a exposição “O Futuro do Ser”, entre outros eventos. E agora em maio inaugura o bar/restaurante ALBA, e também, assinará a lista de convidados pela Tigre, do Prêmio da Música Brasileira no Teatro Municipal. Haja fôlego para segurar a onda de Leo que não para. A MENSCH bateu um papo com ele para saber um pouco dessa vida agitada e descobrir o segredo dessa energia toda.

Leo, depois de uma pausa como foi voltar aos eventos com força total? Qual o maior desafio nessa sua volta? Superação!!! Primeiro, é agradecer muito por estar vivo, pelas orações, pelo carinho, pela chuva de afeto que eu recebi. Eu renasci, foi bem grave, e poder voltar, fazer o que amo, que é o meu trabalho e com saúde novamente, isso não tem preço. Eu sou só gratidão mesmo, tenho muito tesão pela vida e por meu trabalho. No tempo em que estive ausente, tive grandes parceiros de vida que seguraram a minha questão profissional (Fabrício Bahruth, da Vibra, Gui , Marthinha, entre outros). Me reconectei demais com a minha família, que segurou tudo com muita força e fé. Tive médicos incríveis, enfermeiras, técnicos de enfermagem, que levo para minha vida – pra sempre. Com tudo que eu passei, eu aprendi que temos que nos priorizar, cuidar da nossa saúde, ter um momento só seu, momento de pausa mesmo. Você passa a se questionar sobre muitas coisas e entende que o bem maior é a nossa saúde. Hoje tenho grandes parceiros, produtores com quem posso dividir o meu trabalho. Sempre fui muito perfeccionista e centralizador, e ter pessoas talentosas e confiáveis ao meu lado, é o melhor dos cenários. E, a partir de hoje, só estarei envolvido com projetos em que acredito, que tenha tesão e que vá oferecer experiências inesquecíveis.

Acredita que algo mudou nesse mercado após essa pausa por conta da pandemia? O digital veio ainda com mais força e para ficar. E quem trabalha com isso, tem que estar ligado, sempre se reinventando, conectado com o novo.  O público, nas festas, tem se renovado. É uma nova geração mais antenada, mais diversa, e isso é muito bacana, porque te estimula a sempre oferecer novas experiências e aprender com esse novo público.

Indo para o início, como tudo começou? Você já era um cara festeiro por natureza? Desde pequeno, sempre fui uma pessoa muito ligada à cultura em geral – música, cinema, teatro…antenado com tudo que estava acontecendo, muito curioso. Quando era menor de idade, ficava louco porque não podia frequentar lugares na noite e tinha muitas informações pelos meus irmãos, que frequentavam o Hipoppotamus, Sweet Home, Barão com a Joana, entre outros. Sempre tive curiosidade em aprender, em me conectar com diversos grupos de amigos, e acabei sendo referência para saber “qual a boa do fim de semana”. As pessoas quando queriam saber o que fazer me perguntavam. E na época em que eu advogava, junto a um amigo também advogado, comecei a criar festas pequenas que deram muito certo. Ai veio a festa Lua Nareia no Club Praia (ficava na Lagoa). Ali, tive a certeza de que o meu negócio era o entretenimento. De lá até hoje, já são 13 anos no ramo de eventos.

Você está à frente de grandes eventos que já fazem parte do calendário carioca como o Tim Music Noites Cariocas no Morro da Urca. Como manter o padrão ao longo de tanto tempo? É um desafio constante. Acho que o barato dessa profissão é justamente você não cair numa rotina – é necessário estar sempre se reinventando, renovando. O desafio da entrega é muito prazeroso. Desde o início desse ano, estive em grandes eventos do calendário, como o Universo Spanta, Festival de Verão em Salvador, CasaBloco, camarotes na Sapucaí (Folia Tropical e Quem), Auê Festival, Tim Noites Cariocas, entre outros. Em breve teremos o Tim Music na Praia de Copacabana em dois finais de semana, que será lindo também. E é justamente a diversidade de grandes eventos como esses, que te permite trazer pessoas conectadas às experiências oferecidas por cada projeto.

Falando no Noites Cariocas, você trabalha muito com artistas da MPB como Ney Matogrosso e Jorge Ben Jor, mas ao mesmo tempo nomes mais recentes que estão dando o que falar como Duda Beat. Como mesclar nomes, estilos e agradar seu público prezando pelo bom gosto musical? Eu sou apaixonado pela música brasileira. Tenho grandes amigos na música, costumo brincar que sou um “cantor frustrado” (risos). Sempre quis conectar o meu trabalho com shows, festivais de música, e hoje mais do que nunca tenho realizado essa conexão. No Auê Festival, que é uma parceria com a Vibra Marketing, tendo curadoria da Ju Schultz e Yasmin Vilhena. Levamos esses encontros musicais, seja com artistas de sucessos da nova geração como Gilsons, Silva, Marina Sena, Duda Beat ou com nomes consagrados como Alceu Valença, Ney Matogrosso, Jorge Ben Jor, entre outros. Essa conexão atemporal da nossa música é maravilhosa, gosto de levá-la para os projetos que estou envolvido, seja a festa Mug com a Marina Lima, o Bloco do Silva no Rio, shows realizados no Bosque Bar com FRAN, Júlia Mestre, Mart’nália, entre outros. No Village, projeto nosso realizado na última Copa do mundo, final do ano passado, foram mais de 20 dias de shows variados e sempre com o objetivo de agradar todos os públicos. 

Desafio grande também deve ser fazer a lista de convidados do Prêmio da Música Brasileira no Teatro Municipal. Que critério usa? Primeiramente está sendo uma honra para nós da Tigre estarmos convidando para o prêmio, sempre fui fã do evento e estive algumas vezes na premiação. Em relação à lista, ela é toda feita de acordo com o briefing do cliente e a conexão do convidado à premiação. Será lindo, esse ano a homenageada será a cantora Alcione. Estou muito ansioso e feliz.

Como surgiu o projeto Manifesto Tropical e qual o sucesso dele lotar o Bosque Bar? O Manifesto Tropical é um projeto maravilhoso do Lúcio Mauro Filho e do Pedro Baby, que nasceu a partir do espetáculo Novos Baianos – O musical. No final de 2021, marcamos um almoço para eles conhecerem o Bosque e realizarem o projeto na casa. Virou um grande sucesso, receberam diversos convidados da música e hoje eles viajam o Brasil com esse show lindo e muito especial.

Você está à frente de alguns empreendimentos como a agência Tigre, o Bar/Restaurante Alba e o próprio Bosque Bar. Como se dividir em meio a festas, festivais e empreendimentos? Dá para relaxar em algum momento? Acredito que faz parte do amadurecimento na profissão passar a ter uma visão de empreendedor, de empresário. Jamais deixarei de ser RP, mas acredito que, quando você começa a ter um conhecimento mais geral do negócio, as atividades se complementam. A Tigre surgiu justamente por conta da demanda de eventos corporativos tanto no Rio quanto em SP. Eu e o Gui Barros (meu sócio na agência) somos muito da filosofia “a união faz a força” e tem funcionado bastante. Estamos com um time incrível, muito talentoso, e já temos eventos confirmados até outubro. 

Como consumidor, o que você espera de uma boa festa ou evento quando vai como convidado? Mesmo quando eu vou somente como convidado, não tem como não observar. Reparo desde o momento em que eu entro no evento até o atendimento dos bares, funcionamento dos banheiros, etc. Eu gosto de vivenciar aquela experiência proporcionada pelo convite, gosto de ser surpreendido.

E como administra a quantidade de “amigos” querendo acessos e convites às vésperas de um evento seu? Eu procuro sempre falar a verdade, seja ela positiva ou negativa. Pois, na maioria das vezes, temos que cumprir uma lista aprovada pelo cliente. Os pedidos chegam pelo WhatsApp, directs, e-mails… Quando sou sócio do evento e vejo que a pessoa tem uma conexão com a festa, fica mais fácil de convidar.

Quando você se sente mais desafiado? Sempre que vou fazer o meu primeiro trabalho com um novo cliente ou que esteja envolvido em um projeto novo, eu me sinto super desafiado. Gosto dessa adrenalina, de me superar em cada entrega, de imaginar se o convidado vai ter a experiência que estamos desejando.

Chegou a hora de recarregar as baterias. O que procura? Procuro me conectar comigo mesmo, valorizar o silêncio, meditar, escutar uma boa música. Gosto bastante de viajar para lugares que me trazem paz – seja o mar ou o mato, com pessoas especiais que fortalecem as minhas energias.

Quais os planos para esse ano ainda? Tem muita coisa boa para acontecer. Estou muito animado com a abertura do Alba (Gastrobar), que vai inaugurar em Botafogo em junho. Tenho grandes festivais agendados, diversos eventos corporativos entre Rio e SP. A programação do Bosque Bar vai de quinta a domingo, sempre com a casa lotada, com possibilidades de abrir às quartas também. As festas Arca de Noé e SubaJovem vão viajar pelo país. E muitos projetos ligados à música estão entre os planos para esse ano. Além de dois projetos sociais que estão em fase de planejamento para que aconteçam no segundo semestre.

O que mais deseja realizar? Me sinto cada vez mais realizado quando vejo a felicidade das pessoas nos eventos, as trocas que acontecem nesses lugares. Sempre que eu puder contribuir, oferecendo experiências, alegrias e realizações, estarei 100% satisfeito. E com muita saúde para realizar os meus sonhos e de quem curte um bom entretenimento.

Agenda de eventos confirmados até julho:

Programação do Bosque Bar: quinta a domingo semanalmente;

16/05 – inauguração da primeira loja do TTBurger em São Paulo

20/05 – SubaJovem BH

20, 21, 27 e 28/05 – Tim Music na Praia de Copacabana

25/05 – evento da Reebok em SP no shopping JK

31/05 – Prêmio da Música Brasileira – Teatro Municipal Rio

Em junho – abrirá junto com a Vibra Marketing, Piero Zolin,  o Gastrobar ALBA em Botafogo

09/06 – AdoroFrozen Rio

16/06 – Corona Sunsets para convidados 

17/06 – SubaJovem SP

24/06 – Arca de Noé RJ

29/07 – Arca de Noe SP

Fotos Adri Lima (@adrilimaa)

Locação Hotel Nacional (@hotelnacionalrio)