MOTOR: HIPHI A – O HIPERCARRO ELÉTRICO MAIS NOVO E MAIS VELOZ DA MARCA CHINESA

Last updated:

A fabricante chinesa de veículos elétricos premium HiPhi, conhecida por ser uma empresa de tecnologia focada em revolucionar a experiência de mobilidade futura, acaba de apresentar o HiPhi A. O hipercarro, construído em colaboração com a WESAIL New Energy Automotive, chega para se juntar a um portfólio de três outros EVs da fabricante, o X, Y e Z. O modelo é baseado em outro veículo, o HiPhi Z, um sedã elétrico apresentado em março. A produção e as entregas do HiPhi A, que terá edição limitada, começarão no primeiro trimestre de 2025.

“As tendências atuais sempre continuarão a evoluir e mudar com o avanço da tecnologia e a passagem do tempo, enquanto o luxo clássico e refinado tem um apelo duradouro. Para a nova era da mobilidade elétrica inteligente, os hipercarros de topo devem representar o auge da tecnologia inovadora, ao mesmo tempo que prestam homenagem aos clássicos, mostrando a natureza transformadora como uma forma de olhar para o futuro”, disse David Ding, fundador, presidente e CEO da HiPhi.

Um dos destaques do hipercarro está na sua motorização que é composta por três motores elétricos combinados, um no eixo dianteiro e dois no traseiro, que somam uma potência máxima e impressionante de 1.305 cv. Traz ainda rotor de fibra de carbono de alta resistência, e sistema inteligente de resfriamento de óleo. Tudo isso para garantir o máximo do desempenho por meio de tecnologia inteligente. O supercarro possui um conjunto de baterias de 800 volts, desenvolvido pela empresa e com potência máxima de descarga de 1,5 watts. Ela é equipada com placa antiderrapante de fibra de carbono com revestimento à prova de balas e uma tampa superior pulverizada também de fibra de carbono e à prova de fogo.

O HiPhi A possui tecnologias como direção ativa nas rodas traseiras e sistema de suspensão de amortecimento CDC continuamente ajustável com suspensão a ar, que garante resposta rápida e manuseio preciso. Além disso, tem uma distribuição de peso de 50:50 entre dianteira e traseira, para um manuseio “ágil”, freios de cerâmica de carbono de nível de corrida e controle de vetorização de torque HVC, resultando em melhoria de 15% nas curvas e 10% no desempenho.

De acordo com a marca, o HiPhi A é a evolução definitiva que incorpora as nobres qualidades dos hipercarros do passado, ao mesmo tempo que se conecta com a tecnologia e a experiência do futuro. O elétrico tem quatro portas e quatro lugares e foi projetado para superar os três irmãos em termos de desempenho, sem comprometer muito em termos de praticidade.

Seu design ultra moderno e tecnológico apresenta portas com uma angularidade pós-DeLorean combinada com um kit de carroceria estilo Extreme E. Já os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras e telas. Na traseira, os grandes aerofólios chamam bastante atenção e os faróis aparecem interligados de uma extremidade a outra do carro, com a logo da marca destacada ao centro.

O HiPhi A fez ampla aplicação de novos materiais, incluindo liga de titânio. Todos esses materiais novos e de alta tecnologia utilizados no interior e exterior, também contribuem para a redução de peso. A liga de titânio de primeira qualidade é a TC4, que é usada também em aeronaves e em acabamentos internos e externos de automóveis, além de ligas de alumínio, nanocerâmica e outros materiais na construção do chassi.

Ainda não há informações sobre preço e outros detalhes do HiPhi A, também não foi dito se será vendido em outros mercados além do chinês. A HiPhi se destaca na atual onda de marcas chinesas de EV, especialmente pelo fato de focar no mercado premium, oferecendo um veículo dotado de modernidade, tecnologia, excelente desempenho e bastante refinamento.