A trajetória de Joaquim Ferraz, cabeleireiro nascido em Fortaleza que aos poucos foi conquistando seu espaço com muito talento e dedicação, e que hoje se tornou uma referência na capital paulista. Não satisfeito de ter chegado onde desejava, Joaquim se realiza compartilhando seu conhecimento para jovens profissionais que desejam se aperfeiçoar, “acho que quando a gente compartilha conhecimento e ensina, a gente aprende também”, conclui Joaquim. Hoje à frente do JF Beauty House, Joaquim põe em prática suas técnicas super exclusivas, ministra palestras, dá cursos e formar centenas de novos profissionais.

Joaquim, de Fortaleza para o sucesso em São Paulo. Para quem te conhece de hoje pode achar que o sucesso vem fácil não é? Conta um pouco da tua trajetória até chegar em São Paulo. Sucesso não é fácil pra ninguém. Sucesso é uma opção e quando você opta por ele existe uma estrada para chegar nele que não é fácil. De dedicação e entregar que valem muito a pena. Eu passei por muita coisa até chegar a São Paulo. São 10 anos de carreira entregando todos os dias os meus melhor, o melhor da minha equipe e automaticamente eu sinto que estar em São Paulo foi um presente de Deus pra minha vida onde eu tenho uma visibilidade muito maior.

Quais as maiores barreiras e as maiores vitórias ao longo desse percurso? Minha maior dificuldade foi o próprio trajeto para chegar ate aonde eu cheguei. Os desafios que eu enfrentei, de tudo que eu abri mão, de uma vida tranquila com mais paz. Mas isso nunca me abalou, pois eu sempre trabalhei com o que quis, e foi através dele que conquistei muita coisa, inclusive minha liberdade financeira. Tenho uma vida estável e consigo ajudar minha família.

Você criou uma técnicas super exclusivas, ministra palestras, dá cursos e formar centenas de novos profissionais. Ou seja, o importante é compartilhar o conhecimento com novos profissionais. Você teve alguém que fez isso por você no início? Eu sou muito focado nessa parte de conhecimento. Até hoje eu me capacito muito. É um pilar essencial para quem quer ser um profissional de sucesso. No começo da carreira principalmente eu fiz diversos cursos que foram decisivos pra mim. Eu amo compartilhar esse conhecimento com outros profissionais, acho que quando a gente compartilha conhecimento e ensina, a gente aprende também.

E como desenvolveu essa técnica? Qual o diferencial? As minhas técnicas eu sempre desenvolvi de acordo com as necessidades de entregar aos meus clientes o que existe de melhor no mercado. Com os melhores produtos para que eu possa oferecer resultados exclusivos.

O resultado de tudo isso é o JF Beauty House. Como você chegou a ele e o que você destacaria? JF Beauty House foi o primeiro sonho realizado, eu sempre quis um salão clean e sofisticado e com o que existe de melhor no mercado com relação a produto e atendimento. No meu salão um cliente nunca foi um número, ele é muito importante para o sucesso do meu salão. Eu entrego um trabalho de beleza cercado de muito amor

Mais do que um hairstylist especialista em transformações capilares, hoje você é uma referência na área e nas redes sociais. Como enxerga e mantém isso? É algo que requer muita responsabilidade, além da parte de reconhecimento técnico e resultados nos cabelos eu influencio muito outros profissionais e outras pessoas em seus estilos de vida, eu adoro trabalhar como influencer digital e gerar bons conteúdos.

São 10 anos de profissão e passagens por cidades icônicas como Nova York, Londres, Miami e Toronto. Sente que chegou lá ou ainda quer muito mais? Aliás, o que mais deseja? Eu sou muito grato por tudo que eu vivi e passei, sou grato até pelos momentos difíceis que enfrentei ao longo da carreira, mas ainda está distante do que eu quero, eu quero conquistar o mundo, (risos)! É um processo onde eu estou no caminho certo e vou chegar lá

O que é mais difícil chegar ao sucesso ou se manter lá? Quais as ciladas? Tudo é desafiador! Chegar no sucesso é desafiador e manter é desafiador. O que faz você manter o sucesso é a dedicação e inovação, e inovar requer muito da gente.

Como lida com a vaidade (a sua e a dos outros)? Vaidade e ego andam sempre ao nosso lado. Ego é algo que pode nos colocar pra cima e para baixo também, não pode passar do limite. Mas se a gente souber usar, ele ajuda muito para o sucesso.

E quando chega sua vez de se cuidar e relaxar, do que não abre mão? Eu não abro mão de estar e frequentar lugares de me dão paz e estar ao lado de pessoas que amo.

Planos futuros, pode nos adiantar algum? É me destacar e me capacitar ainda mais… Eu tenho estudado muito inglês e espanhol