MOTOR: O CARRO DO ANO – ASTON MARTIN VALHALLA

Um dos carros mais incríveis lançados em 2021, o Aston Martin Valhalla é um marco na jornada de transformação da Aston Martin. Ele representa um grande passo à frente com o carro-conceito Valhalla trazido à realidade de produção como um supercarro híbrido de motor central verdadeiramente focado no motorista.
 
Liderado pelo CEO da Aston Martin, Tobias Moers, Valhalla é o produto mais recente e mais significativo da estratégia Project Horizon da marca até hoje; um carro que amplia o portfólio de modelos para refletir a presença da Aston Martin na Fórmula 1, define os melhores padrões da classe para desempenho, dinâmica e prazer de dirigir, e conduz a transição da combustão interna para híbrido para powertrains totalmente elétricos.
 
Construído com chassis, expertise aerodinâmica e eletrônica forjados na Fórmula 1, e uma tecnologia de powertrain híbrida de ponta em seu coração, Valhalla é uma vitrine tecnológica formidável. No entanto, longe de projetar o motorista para fora do circuito, o único foco da Valhalla é emergi-los em um novo tipo de experiência de direção de supercarro. Um que traz emoção sem precedentes, prazer e envolvimento do motorista para o topo do setor de supercarros. Com manuseio preciso, níveis prodigiosos de força descendente e uma mistura de tirar o fôlego de torque elétrico instantâneo e a intensidade de um motor V8 cintilante, a fusão do Valhalla de emoção crua e eficiência híbrida reflete uma nova era. 

Valhalla traz uma nova definição de Aston Martin. Com um motor central a gasolina / bateria de 950 cv, nova estrutura de fibra de carbono e aerodinâmica moldada pela filosofia pioneira vista pela primeira vez no revolucionário Aston Martin Valkyrie, Valhalla trará o equilíbrio perfeito entre desempenho de hipercarro e trem de força avançado, dinâmica de direção e sofisticação exclusiva materiais de design para realmente redefinir o setor dos supercarros.

UM SUPER MOTOR
 
No coração de Valhalla está seu novo trem de força PHEV, que possui três motores; o principal deles é um motor V8 duplo turbo de 4.0 litros montado na parte central traseira. O motor V8 mais avançado, responsivo e de melhor desempenho já instalado em um Aston Martin, possui um virabrequim plano para maior capacidade de resposta. Acelerando para 7200 rpm e desenvolvendo 750 cv, ele envia tração exclusivamente para o eixo traseiro. Exalando através de um sistema de escapamento leve com abas ativas para um caráter de som Aston Martin ajustável e autêntico, ele também possui saídas de escape na parte superior para maximizar o drama visual e auditivo.
 
Complementando este novo motor V8 está um sistema híbrido de bateria 150kW / 400V utilizando um par de E-Motors; um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O sistema elétrico contribui com mais 204 CV para uma saída de potência combinada de 950 CV. Quando conduzido no modo EV, a energia da bateria é direcionada exclusivamente para o eixo dianteiro. Em outros modos de direção, a energia da bateria é dividida entre os eixos dianteiro e traseiro, a porcentagem enviada para cada eixo varia constantemente de acordo com as demandas de direção. Em certas situações, 100% da energia da bateria pode ser enviada para o eixo traseiro, complementando a força total do ICE V8 para desempenho máximo.
 
Seu trem de força tem transmissão DCT de 8 velocidades totalmente nova. Projetada e construída exclusivamente para a Aston Martin, esta nova caixa de câmbio paddle-shift foi desenvolvida especificamente para a era híbrida. Apresentando e-reverse (que utiliza os motores elétricos do PHEV e, portanto, economiza peso ao negar a necessidade de uma marcha à ré convencional), a transmissão também possui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (E-Diff) no eixo traseiro para tração máxima e agilidade de manuseio.

ENERGIA PURA
 
A energia elétrica também é usada para melhorar o controle e a resposta de baixa velocidade, bem como fornece capacidade de reversão. E, graças ao torque instantâneo dos E-Motors, o sistema híbrido aumenta o motor V8 para fornecer uma aceleração de partida em pé sensacional e uma resposta engatada. O desempenho perfeito é ainda auxiliado pelo E-Motor e V8 ICE sendo capaz de operar diferentes marchas no DCT simultaneamente, o que permite uma entrega de torque máximo de 1000Nm.
 
Rodando no modo apenas EV, o Valhalla será capaz de atingir no máximo 80 mph / 130 km / he tem uma faixa de emissão zero de 15 km. O CO2 previsto (WLTP) é inferior a 200g / km. Liberando todos os 950 CV, o Valhalla alcançará uma velocidade máxima de 217 mph / 350 km / he completará o sprint de 0 a 62 mph em apenas 2,5 segundos. Em termos de capacidade total da pista, um impressionante tempo de volta às 6h30 em Nürburgring Nordschleife está sendo almejado.
 
Ralph Illenberger, Chefe de Engenharia de Powertrain disse: “Valhalla é a nossa primeira oportunidade de realmente mostrar do que somos capazes no verdadeiro sentido de produção. Nós criamos nosso próprio motor V8 de manivela plana e refrigerado a ar sob medida e o combinamos com um poderoso sistema híbrido. E, é claro, também temos nossa própria transmissão de dupla embreagem sob medida – uma inovação para a Aston Martin e um componente essencial para os modelos Valhalla e futuros do Aston Martin. O resultado é um trem de força verdadeiramente de classe mundial para um supercarro eficiente e de alto desempenho.”

FORÇA E DURABILIDADE
 
Em termos de estrutura, Valhalla é construído em torno de uma nova cuba de fibra de carbono para rigidez máxima com penalidade de peso mínimo. Apresentando Fórmula Um ®suspensão dianteira tipo push rod completa com molas e amortecedores montados na parte interna, reduzindo a massa não suspensa e oferecendo uma solução de embalagem brilhante. Junto com o projeto multilink da extremidade traseira, Valhalla usa unidades de amortecimento Multimatic Variable Spring rate e Adaptive Spool Valve (ASV) fornecendo frequência de deslocamento ajustável para desempenho excepcional em estrada e pista. Além de uma suspensão mais rígida, o modo Track reduz drasticamente a altura do percurso para maximizar a força descendente. Na outra extremidade da escala de velocidade, um sistema de elevação do eixo dianteiro eleva o nariz para melhorar o ângulo de abordagem em inclinações desajeitadas.
 
A rigidez inerente do tubo de carbono significa que as cargas da suspensão podem ser controladas com precisão absoluta e cada entrada de minuto para a direção assistida elétrica traduzida fielmente em uma mudança de direção imediata e intuitiva. Freios Carbon Ceramic Matrix de alto desempenho (completos com tecnologia Brake-by-wire) garantem uma potência de frenagem excepcional, e pneus Michelin personalizados (20 in dianteiro, 21in traseiro) desenvolvidos especificamente para Valhalla fornecem uma camada final e importantíssima de excelência. 

Com uma meta de peso seco de menos de 1550 kg, o Valhalla terá uma relação peso-potência incomparável em comparação com seus rivais de classe. Peso de um tipo diferente – o gerado pela força descendente aerodinâmica – também desempenha seu papel nas capacidades dinâmicas incomparáveis ​​do Valhalla. A 150 mph, as superfícies aerodinâmicas meticulosamente esculpidas do Valhalla geram impressionantes 600 kg de downforce, o suficiente para uma poderosa capacidade de curva em alta velocidade e estabilidade inabalável.

“Quando criamos o conceito Valhalla, éramos ansioso para enfatizar o legado de design do Aston Martin Valkyrie e essa intenção permanece inalterada, mas a execução evoluiu consideravelmente para atingir a produção deste carro totalmente novo. Embora o legado de Valkyrie seja claro, Valhalla é agora uma peça de design mais madura e totalmente resolvida. Um que combina a função aerodinâmica pura que você esperaria de uma marca competindo na Fórmula Um ® junto com a forma bonita, proporções marcantes e detalhamento exemplar pelos quais a Aston Martin é conhecida”, comentou o Diretor de Criação da Aston Martin, Marek Reichman
 
Os faróis Full LED Matrix com funcionalidade adaptativa e auxiliar de feixe de luz oferecem excelente visão frontal no escuro, e o ar condicionado de zona dupla oferece alto nível de conforto do ocupante. Para cumprir os mais recentes requisitos regulamentares, Valhalla também incorpora os mais recentes Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. Isso inclui Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Dianteira, Controle de Cruzeiro Ativo, Monitoramento de Ponto Cego e Câmera de Estacionamento de Visão Traseira (com opção de Visão Surround).
 
Valhalla é um Aston Martin de nova geração, que define um novo motorista e uma nova experiência de direção – ‘o Mastery of Driving’, um verdadeiro supercarro britânico ultraluxuoso e exclusivo.

Assista vídeo de apresentação: