Não sei se no passado já teve moda de profissão, mas, assim como as palavras sororidade, gratidão, empatia e empoderamento, tenho certeza que hoje a moda é ser Coach. Eita, esse chegou e foi tomando o lugar de muitos outros profissionais. O Coach é a pessoa que ajuda o cliente, agora chamado de coachee, a refletir, se transformar, evoluir e seguir seus objetivos e desejos. Então, se um dia você já teve um psicólogo, hoje tem um Coach que cuida da sua transformação pessoal ou ainda um Life Coach, que ajuda a resolver todas as questões da sua vida.

Um dia alguém disse: encontre a chave do sucesso, seja um Coach! – depois disso esqueceram de falar de limites e hoje danou-se tudo.

O professor de educação física que já foi personal trainer, agora é um Personal Coach. Personal stylists, que faz consultoria de imagem, cuida do seu visual, hoje virou Coach de Moda. O gerente de RG, que avalia os candidatos aos cargos na empresa, é o Coach de Sucessão. Treinador de funcionários agora é o que? Coach de Desempenho. Tem até Legacy Coach para ajudar os líderes que estão se aposentando.

Teste vocacional é coisa do passado, chame o Coach de Carreira. Consultor para desenvolver estratégias para o crescimento da sua empresa? Coach de Negócios. Seu casamento entrou em crise? Coach de Relacionamento. Existe Coach para ajudar a emagrecer, de família, de emoção, espiritual, de férias, para orientar adolescente… Tem fim não. Como falei, limite é uma palavra que não existe.

Sério, na medida em que fui pesquisando sobre os tipos de Coach, ou o Coaching, que é a metodologia, também encontrei várias dicas de crescimento pessoal usadas por eles e entre muitas que discordo, escolhi algumas e vou dizer por quê.

  • Não importa o que você sinta, levante, se vista e nunca desista! Como o que você sente não importa? Importar muito e isso não quer dizer que precisa desistir de algo.
  • Sucesso atrai sucesso. Esteja sempre junto a pessoas ricas e bem sucedida! Mas dinheiro e sucesso não é sarampo! Não pega se você estiver perto!
  • O mundo está aos seus pés e você precisa conquista-lo! Precisa não. O que precisa é saber lidar com as limitações que surgem e mesmo assim criar um sentido para sua vida.
  • Fazendo de conta que estou bem, mesmo quando não é verdade, ajuda a acreditar que tudo vai mudar. Isso é muito louco! A vida tem altos e baixos e a tristeza faz parte da vida.
  • Supere os obstáculos apenas pela força de vontade, basta querer! Eu acho que às vezes é melhor não resistir e se entregar, como diz Lulu Santos. Aceitar as situações que a vida oferece, também é sinal de equilíbrio.
  • Você é o autor da sua vida e o que nela acontece, depende unicamente de você. Né não viu? Você pode ser responsável por muita coisa, mas não tem o controle de tudo.

Não quero com isso desqualificar a profissão, quero apenas contestar os excessos, que não são poucos. Tem profissional tão exagerado, que terminou gerando memes e contas engraçadas no instagram, como @coachdefracassos, que diz coisas como: Só dará errado se você tentar! Ou Não desanime, amanhã tem uma nova derrota!

Mas, no meio de tudo encontrei uma frase que achei maravilhosa e concordo totalmente: Uma das mais corajosas decisões que podemos tomar na vida, é de sermos felizes. E como estamos em época difícil de ano, esse é o meu desejo. Que as pessoas tenham essa coragem. E ainda digo a vocês, como se Coach eu fosse, que desde o dia em que decidi ser minha amiga, que a felicidade mora em mim. Fica a dica.