Em 17 de abril de 1970, o mundo assistiu à aterrissagem do Módulo de Comando da Apollo 13 no Oceano Pacífico depois que uma crise inesperada ocorreu a 200.000 milhas da Terra. A Apollo 13 foi a sétima missão tripulada no programa Apollo e a terceira que deveria pousar na Lua – uma meta que foi destruída quando um dos dois tanques de oxigênio do Módulo de Serviço explodiu na rota. A missão foi abortada e os astronautas completaram uma série de correções no meio do curso, a fim de alcançar a trajetória que lhes permitiria reentrar na atmosfera da Terra.

O prêmio Omega Speedmaster Apollo 13 Silver Snoopy homenageia a missão inesquecível de 45 anos atrás e celebra o trabalho em equipe, o raciocínio rápido, engenhosidade e a coragem que trouxeram o Comandante Jim Lovell, o Piloto do Módulo de Comando Jack Swigert e o Piloto do Módulo Lunar Fred Haise para casa com segurança.

MASCOTE SNOOPY

Se você observar com mais atenção para o relógio perceberá que Snoopy, o cão amado do desenho animado Peanuts e mascote da NASA, decorando o mostrador e a caixa – uma pequena homenagem ao Silver Snoopy Award que a Omega presenteou em 1970 em reconhecimento às suas contribuições para todo o programa Apollo.

O mostrador do Speedmaster Apollo 13 Silver Snoopy Award, inspirado nas histórias em quadrinhos em preto e branco impressas nos jornais, é imediatamente reconhecível como o inverso de seu lendário predecessor. O mostrador branco contrasta com os ponteiros estilo Moonwatch envernizado preto e a luneta de cerâmica preta polida, que apresenta uma escala taquimétrica Super-LumiNova. O Super-LumiNova também se encontra nos ponteiros centrais das horas, minutos e segundos do cronógrafo. O material luminescente foi usado para fazer os índices e seu brilho é realçado pelo verniz preto que preenche as cavidades superiores dos índices.

CASEBACK ÚNICA

Entre as características mais interessantes e intrigantes do relógio está seu atraente fundo da caixa. Protegido por um cristal de safira resistente a arranhões está um medalhão de prata 925 que lembra o alfinete que acompanha o prêmio Silver Snoopy Award que a OMEGA recebeu em 1970. O Snoopy prata é montado em uma placa do mesmo material e é cercado por esmalte azul escuro. Pó de prata é borrifado à mão sobre o esmalte de cada caixa, dando a impressão de que Snoopy está flutuando no espaço. “PRATA SNOOPY AWARD”, “OLHOS NAS ESTRELAS”, “45º ANIVERSÁRIO”, “0000/1970” e “APOLLO XIII” estão gravados na caixa de aço inoxidável na cor preta.