Comer, rezar, amar. Conhecer, explorar, comprar. Tudo isso junto, tudo isso misturado, ou apenas uma seleção destes itens pode compor a verdadeira experiência de uma viagem. Mas, certamente, comprar estará presente em todas. Dos souvenirs encontrados nas lojas populares perto de pontos turísticos a peças que lembrarão a ocasião daquela viagem, o consumo acaba por ser uma consequência de explorar o mundo.

E se o seu destino for a Suíça, encantar-se por relógios não é uma opção. Praticamente qualquer cidade pelo país te oferecerá a mais diversa gama de marcas. Estima-se que, para cada relógio vendido no Brasil, dez são vendidos na Suiça. Dados fornecidos pela companhia aérea Swiss revelam que cerca de 20% dos passageiros embarcados em voos diretos do Brasil para Zurique, principal aeroporto suíço, têm essa cidade como destino final.

Uma vez lá, qualquer outra cidade helvética não está a mais de três horas de trem. O país fornece um dos sistemas de transporte terrestre mais efetivos do mundo. Com isso, é fácil acessar qualquer destino dentro da Suíça, principalmente com o uso do Swiss Travel Pass, passe que dá direito aos principais meios de transporte por terra e água. E, foi munido dele, que visitei dos destinos que enchem os olhos e esvaziam bolsos.

DIRETO ÀS COMPRAS 

Pouco menos de uma hora de viagem separa a estação central de Zurique a de Lucerna. A pequena cidade à beira do lago com o mesmo nome, atrai turistas por seus muros e torres e pela Ponte da Capela. Mas é ali, à beira do lago, perto de seu encontro com o rio Reuss que um edifício de cinco andares guarda Bucherer. A butique oferece relógios de mais de 30 marcas suíças e alemãs, enquanto uma área especial do prédio, é reservada exclusivamente para a Rolex.

Adentrar as pesadas portas giratórias e receber as boas vindas nas mais diversas línguas, incluindo o português, te leva a um mundo iluminado e cheio de ponteiros e pedras preciosas. As centenas de vitrines e quiosques fornecem uma das mais completas coleções das marcas mais cobiçadas do mundo – e relógios igualmente especiais. A loja conta com parcerias exclusivas com maisons que apresentam as chamadas “Bucherer Blue Editions”, relógios criados especialmente para comercialização nas unidades Bucherer. Todos eles contam com algum detalhe especial em azul.

Mas se o seu negócio é ter uma experiência de compra ainda mais diferenciada, Interlaken deve ser seu ponto de partida. Distante duas horas de Zurique ou Lucerna (com um trajeto especial para os que realizam o percurso em trens diretos entre Interlaken e Lucerna, por ser um trajeto panorâmico), a cidade oferece o maior número de lojas de uma mesma bandeira e paisagens de encher os olhos. E, por que não unir compras e paisagem?

A Kirchhofer conta com sete endereços pela cidade e um oitavo na principal atração que leva turistas à região, o monte Jungfrau. Com 4.158 metros de altitude, Jungfraujoch é uma das maiores montanhas da Suíça é destino para milhares de turistas em todas as temporadas. O monte abriga também Kirchhofer High Time, a loja de relógios mais alta do mundo, a 3.571 metros sobre o nível do mar. E é lá onde é possível fazer compras de mais de 20 marcas diferentes, além de objetos em couros, joias, lembranças e cosméticos.