FITNESS: MUSCULAÇÃO X CROSSFIT. E AÍ QUAL O MELHOR PARA VOCÊ?

Quem nunca ficou na dúvida do que fazer? Nesse material vamos tentar te ajudar, tirando algumas dúvidas mais comuns e lhe mostrar as opções que podem fazer toda diferença na sua prática do exercício físico daqui em diante. Essa escolha é o primeiro passo para um resultado significativo. Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração; O primeiro ponto é identificar o seu biótipo físico ou mais próximo dele, após isso você vai buscar uma modalidade da qual mais lhe traga prazer e satisfação. Isso mesmo!

BIÓTIPO CORPORAL: O QUE É TIPOS E COMO IDENTIFICÁ-LOS?

O biótipo corporal corresponde ao modelo de corpo que pode ser influenciado pela constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura. Assim, de acordo com essas características, é possível classificar os biótipos em Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo, de forma que cada tipo possui também necessidades diferentes, sendo importante adequar o estilo de vida, a dieta, a frequência, a intensidade e o tipo de treino para cada biótipo de forma a manter a saúde.

De forma geral, as pessoas Endomorfas são aquelas que possuem o formato de corpo mais arredondado devido ao maior acúmulo de gordura, as Mesomorfas são aquelas que apresentam o corpo mais musculoso, e as Ectomorfas são aquelas que possuem o corpo mais magro e menor quantidade de gordura.

A atividade física e a alimentação balanceada podem modificar a aparência física, chamada de somatotipo, mas não muda a genética, ou seja, o biótipo da pessoa. Por isso, ao parar de praticar atividade física e deixar de ter uma alimentação balanceada, pode-se retornar ao biótipo original.     

COMO IDENTIFICAR O BIÓTIPO?

Para identificar corretamente o biótipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um Profissional de Educação Física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura, permitindo identificar as características de cada pessoa e, assim, saber o biótipo.

Está pensando em começar a malhar e está em dúvida de qual seria a melhor opção pra você? Antes de decidir, você precisa entender a diferença entre crossfit e musculação e quais são as vantagens de cada um para alinhar com seus objetivos e sua personalidade. Vamos começar pela definição do Crossfit, se você ainda não sabe o que é, separamos algumas dicas e definições para te ajudar em sua decisão. O crossfit é uma modalidade esportiva que consiste na combinação de exercícios funcionais realizados no  nosso dia a dia. O objetivo principal é promover a melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular, que são trabalhados em alta intensidade, trazendo vários benefícios à saúde.

O que difere o crossfit das demais modalidades é sua versatilidade, marcada pela combinação de diferentes exercícios. Essa modalidade contribui muito para seu condicionamento físico completo, perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, força, resistência e definição muscular. Além de promover saúde corporal, o crossfit é importante para a saúde mental. Isso acontece, pois, permite a liberação de hormônios relacionados à sensação de prazer, como endorfina, serotonina e ocitocina. Com a regularidade nos treinos, torna-se mais perceptível os efeitos desses hormônios, a começar pela maior disposição para encarar o dia a dia.

BENEFÍCIOS DO CROSSFIT

– Emagrecimento e ganho de massa magra, os exercícios realizados em alta intensidade tem um alto gasto calórico durante o treino, Neste caso são realizados exercícios multiarticulares, como levantamento de peso, ginásticas e os cardiorrespiratórios.

Aumento de força, por meio de exercícios como levantamento de peso, realizados com alguma sobrecarga externa, obtém-se aumento de força, coordenação e potência. Exemplos: Snatch, Clean, Jerk e agachamentos frontais e suas variações. Temos também os movimentos ginásticos, nestes utiliza-se o peso corporal, trabalhando exercícios de puxada, empurrada, salto, equilíbrio e estabilização proporcionando melhora da coordenação motora. Exemplos: flexão de braços, abdominais, stricts (barra fixa).

Condicionamento físico, um bom treino trabalha resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

Prevenção de lesão, o Crossfit é capaz de prevenir lesões devido ao aumento de massa muscular, de forma que os praticantes se tornam mais resistentes a lesões. É Importante lembrar que todas as atividades físicas têm seus graus de lesão e o que fica recomendado para todos que buscam um esporte é que vocês devem sempre respeitar as fases de aprendizado, ou seja, não pule as etapas. Mas vamos a umas dicas de como prevenir lesões no crossfit: Respeite seu preparo físico, muscular e aeróbico, não aumente a carga sem orientação, busque uma intensidade nos exercícios. Respeite períodos de descanso dos músculos, tendões e ligamentos após o desgaste intenso que sofrem nos treinos.

Redução do estresse, com a prática de exercícios, substâncias que proporcionam prazer e bem estar são liberadas. A endorfina, por exemplo, é uma espécie de analgésico natural, pois, ajuda a reduzir o estresse e também a ansiedade, ou seja, não  há remédio melhor para começar bem o dia ou tirar as tensões do que treinar.

– Todos podem fazer e não é necessário nenhum pré-requisito para começar o Crossfit. Os movimentos podem ser realizados por qualquer pessoa, idade e tipo físico. Os coaches são instruídos a montar o treino que melhor se adapta a realidade de cada aluno, o que torna Crossfit uma modalidade extremamente inclusiva.

– Superação e autoconfiança, Os desafios propostos em cada treino ajudam cada praticante a conhecer e ampliar  seus próprios limites, de modo que transferimos a melhora da vida esportiva para a pessoal e profissional.

Nunca estão sozinhos, os treinos são acompanhados por coaches especializados em incentivar os alunos a  darem seu máximo ao longo de todo o treino. Além dos coaches, temos a companhia de outros alunos durante a aula, permitindo o desenvolvimento da vida relacional. 

Diversidade, no Crossfit existe uma variedade grande de exercícios, o que proporciona um  treino novo todos os dias, seja em relação à sequência dos exercícios ou a duração dos treinos. Assim, o corpo é desafiado sempre. 

Preparação física para atletas, por trabalhar velocidade, capacidade cardiorrespiratória, potência e outros fatores, o Crossfit ajuda no desempenho em corridas de longa e curta distância. É preciso ter resistência e isso pode ser  trabalhado no Crossfit com treinos adaptados.

Lembrando que estou aqui não para defender qualquer modalidade, mas estou aqui pra lhe ajudar a ter uma visão geral na busca do exercício que mais você se identifique. E tirem suas conclusões!

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A MUSCULAÇÃO NA ACADEMIA?

O que é musculação? A musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade. 

Não é uma modalidade esportiva, mas contribui para a preparação de múltiplos atletas de diversas modalidades, além de ser o alicerce do treinamento de fisiculturismo e também de algumas modalidades olímpicas como o levantamento de peso. A musculação é a principal atividade nas academias para preparação física, contribui além do crescimento muscular com a diminuição da gordura corpórea e o incremento da massa óssea. Sua prática constante leva a transformação harmoniosa da constituição física podendo ser utilizada em todas as idades, tanto para crianças, como para idosos, sempre como objetivo proporcionar benefícios à saúde. Os exercícios trabalham vários grupos musculares de forma isolada com mais facilidade promovendo diversos benefícios para a saúde. A musculação é muito eficiente para a hipertrofia. 

BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO

– A musculação ajuda na melhora do condicionamento, cardiorrespiratório dentro dos níveis normais, aumenta a densidade óssea e garante mais disposição física. Para que você atinja o máximo de benefícios,  é importante que a musculação seja praticada de forma regular e acompanhada de uma alimentação regular, assim como no Crossfit.

Como funciona um Treino de Academia, a musculação é um treinamento de fortalecimento e resistência. É realizada, na maioria das vezes, com pesos que serão levantados ou puxados em séries. Cada treino trabalha um grupo muscular distinto. É por esse motivo que Bodybuilders costumam preferir a Academia à Crossfit.

O treino na Academia é recomendado para preparação física na prática de esportes e tem como objetivo o ganho de massa muscular, aumento da massa óssea e redução do nível de gordura no corpo.

Aumenta a densidade óssea, torna os ossos mais resistentes, diminuindo o desenvolvimento da osteoporose e  fraturas muito comum em pessoas idosas e mulheres na menopausa. É necessário também que, juntamente com a musculação, seja realizada uma dieta equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Tonificam os músculos, com o aumento de massa magra, perda de gordura e fortalecimento da musculatura, a tonificação acontece com o aumento ganho de força,  e permitindo que haja o desaparecimento de celulites, por exemplo.

Perda de gordura, por meio da musculação praticada de forma regular e intensamente e uma boa alimentação, obtém-se perda de gordura, ganho de massa muscular e aceleração do metabolismo. A perda de gordura não só eleva a autoestima, como também previne doenças, tal qual a obesidade.

Prevenção de lesão, a Musculação é capaz de prevenir lesões devido ao aumento de massa muscular, de forma que os praticantes se tornam mais resistentes a lesões, mas toda atividade física tem seus ricos e graus de lesão, então vou aqui deixar algumas dicas também de como se prevenir. “É importante entender quando falamos de lesão não estamos nos referindo apenas às dores nas articulações ou musculares que fazem parte da rotina de qualquer treino intenso, mas sim às lesões de tecidos moles nos músculos, tendões e ligamentos, agudos e crônicos, que exigem um amplo descanso para se curar, invista em alongamento dinâmico antes dos treinos, faça o alongamento estático também, ele não diminui o rendimento que se fala por ai e faça também, pois a massagem é um processo restaurador que promove o fluxo sanguíneo e pra fechar descanse”.

Melhora a postura, com auxílio de um profissional, a prática da musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, alinhando e melhorando sua postura, além de ajudar na evolução de alguns exercícios que exige uma boa postura. 

ALIMENTAÇÃO INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS DO CROSSFIT E MUSCULAÇÃO? SIM!

Independente da sua escolha, nunca se esqueça de que a alimentação influi diretamente para atingir seus objetivos. Se a sua intenção for ganho de massa muscular ou perda de peso procure a orientação profissional de um nutricionista ou médico. Somente eles poderão passar a recomendação necessária para o seu objetivo. Não se esqueça de que é muito importante fazer refeições pré e pós-treino, para não passar mal durante ou depois dos exercícios.

SÓ EMAGREÇO SE FIZER ATIVIDADES AERÓBICAS?

Existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. Os exercícios aeróbicos  vão proporcionar o gasto de calorias, porém, para obter esse resultado é preciso somar atividades que geram déficit calórico. A eficiência para alcançar o peso ideal é a soma de gasto calórico total e exercícios aeróbicos que geram maior mobilização da reserva de gordura. Já os exercícios anaeróbicos precisam de glicogênio. O indicado é aliar a musculação e o aeróbico para atingir os resultados esperados.

O mais importante é que você busque algo que você se identifique e que lhe traga prazer, pois, você com o tempo se torna uma pessoa disciplinada e sem dúvida chegará aos seus objetivos, mas, lembre-se, leve em consideração suas habilidades e patologias, pois, o que é ideal para você pode não ser para o outro e nada de ficar copiando o treino do amigo ao lado, isso deve ser feito sempre com um acompanhamento de um professor de Educação Física se possível. Agora que já entendemos o que é o Crossfit e Musculação, nosso objetivo é fazer você começar a praticar uma dessas modalidades para que sua vida comece a ter movimentação e saúde. Se você conseguir seguir as orientações acima, sem dúvida vai fazer uma escolha consciente e que tanto tempo está procrastinando! Bom treino!