No local de trabalho moderno, novas tecnologias e aplicativos surgem todos os dias, permitindo processos simplificados e maior produtividade, o que aumenta os resultados financeiros. Nesse momento de pandemia vimos a tecnologia – incluindo smartphones, mídias sociais e conectividade rápida e confiável com a Internet – se unindo de forma a atrair nossa atenção e dependência em todos os momentos do dia. Para muitos ela se tornou um recurso inestimável, melhorando dramaticamente suas vidas viabilizando a forma de trabalhar dentro deste novo cenário. A questão é: como as pessoas podem seguir em frente à medida que sua vida no trabalho e sua vida longe do trabalho se tornam cada vez mais interligadas?
A ideia de trabalhar remotamente não é nova para muitas empresas, mas, nos últimos anos, ganhou destaque à medida que organizações e funcionários percebem os benefícios tangíveis. Isso se tornou ainda mais evidente em 2020 com as restrições de locomoção em vários setores da economia. A abundância de novas tecnologias que estão aproximando as forças de trabalho, juntamente com uma mudança na cultura de trabalho nos últimos tempos, significa que o futuro será repleto de grandes avanços na força de trabalho remota.
SEM FRONTEIRAS
Com isso a maioria dos empregadores agora tem um melhor entendimento da economia do trabalho remoto. Os benefícios incluem maior produtividade e saúde, redução do absenteísmo, maior retenção de talentos e recrutamento mais eficaz. Isso abriu as portas e eliminou fronteiras pois as empresas podem empregar equipes e especialistas em todo o mundo, ao mesmo tempo que reduzem os custos indiretos. Por outro lado os trabalhadores economizam tempo e custos de deslocamento. Eles podem alcançar um melhor equilíbrio entre trabalho e trabalhando onde quiserem, seja um coworking, cafeteria, saguão de hotel ou praia – ou até mesmo em um país diferente.
De acordo com um artigo da Harvard Business Review, 43% dos funcionários americanos realizaram alguma parte de seu trabalho remotamente este ano. Estudos de caso sobre os efeitos de permitir que os funcionários trabalhem remotamente sugerem que sua produtividade pode aumentar de 4% a 13%, gerando bilhões em valor econômico adicional para a economia dos EUA a cada ano.
FUNÇÕES DIGITAIS
Embora a tecnologia tenha sido uma bênção para a revolução do trabalho remoto, as mudanças na cultura do local de trabalho impulsionadas pela geração Y e pela Geração Z são o que moldará o futuro do trabalho. Essas novas gerações de trabalhadores estiveram imersos em tecnologia por toda a vida e são aqueles em quem os empregadores estarão pensando quando se trata de recrutamento e retenção. Habilidades digitais e tecnológicas são a nova moeda de trabalho, à medida que a demanda continua a aumentar por TI, mídia social, SEO e análises, e à medida que novas funções digitais surgem em antigas indústrias como construção, logística e energia. Os empregadores terão que se adaptar rapidamente ao que a nova força de trabalho realmente deseja: a capacidade de trabalhar com flexibilidade e em qualquer lugar, melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e mais independência no local de trabalho.
Esta força de trabalho nova e crescente é ambiciosa e aventureira. Para muitos deles, trabalhar e viajar simultaneamente – ser um nômade digital – é o sonho. Em vez de tirar um ano de folga para viajar depois da escola, os trabalhadores da Geração Z ficariam felizes em entrar no mercado de trabalho imediatamente, contanto que ainda pudessem viajar regularmente. Agora estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e há muitos países e centros interessantes ao redor do globo que adotaram o trabalho remoto.
O PRESENTE É DIGITAL
Criar um plano bem estruturado para trabalhar remotamente garantirá que essa nova era beneficie todos os envolvidos. Para isso os empregadores precisam fornecer treinamento contínuo e desenvolvimento pessoal. Eles devem organizar um tempo face a face entre gerentes e equipes em uma base semanal, mensal ou trimestral (dependendo da necessidade) para ajudar a manter a cultura do local de trabalho, sustentar o moral e promover o etos certo.
Por outro lado os funcionários precisam desenvolver um plano de trabalho para garantir que administrem seu tempo com eficácia, permaneçam produtivos e saudáveis. Alcançar esses objetivos requer a escolha do lugar certo para trabalhar em um determinado dia ou o local certo para trabalhar em uma tarefa específica. Significa ter cuidado para não trabalhar demais e, ao mesmo tempo, manter o foco. Quando abordada de forma responsável e inovadora por todos os lados, a tecnologia disponível hoje oferece aos trabalhadores outro caminho prático que é, sem dúvida, muito mais atraente do que ir para o escritório cinco dias por semana.
Fonte: https://www.entrepreneur.com/