Em 2021 a Panerai, marca de Alta Relojoaria Suíça com DNA italiano, propõe uma verdadeira revolução sustentável no mundo dos relógios. E foi durante a Feira Watches & Wonders 2021, que foram revelados dois modelos de relógios repletos de inovações ecológicas.

Um deles é o Panerai Submersível eLAB-ID que é um relógio conceito com a maior porcentagem de material reciclado jamais visto no mercado relojoeiro. Sua composição é formada em 98.6% por materiais recicláveis, propondo um conceito de “relojoaria circular” com a proposta do reuso de materiais descartados da própria indústria relojoeira. No seu caso, o mostrador sanduíche e suas pontes são compostas de EcoTitanium, uma liga de titânio reciclável que é um metal leve com alto grau aeroespacial feitos com mais de 80% de puro material reciclável. O Submersible eLAB-ID é o primeiro relógio a utilizar 100% SuperLuminova reciclável em seu mostrador e ponteiros e 100% de silício reciclável no seu escape de movimento. Ambos são obtidos pela dedicada e pequena escala do processo de reciclagem que reusa materiais descartados. Do cristal de safira até os ponteiros de ouro, a maioria dos componentes são recicláveis.

Com este lançamento, a Panerai abre caminho para que todo o setor da Alta Relojoaria possa participar também na criação de um futuro mais sustentável para todos, minimizando a utilização de recursos naturais. “Nós ficaremos muito felizes se todos os nossos parceiros na Suíça ou colaboradores ao redor do mundo procurarem os mesmos fornecedores para utilizarem estes materiais,” diz o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué.

Assista vídeo institucional: