Não por acaso nossos quatro últimos homens de capa da MENSCH usam barba, Anderson Thives, Rafael Cardoso, Bruno Dubeux e Zé Barbosa fazem parte de um grupo de homens que encontrou na barba um charme à mais. Já se foi o tempo em que usar barba passava uma idéia de descuido e sujeira. Hoje em dia a barba está em alta e cada vez mais homens aderem a ela. Porém, usar barba requer redobrar os cuidados para manter o bom aspecto e a higiene. “Pêlos longos precisam ser aparados uma vez por semana. Deve-se também barbear as regiões onde os pêlos não devem crescer, como pescoço e bochechas, em intervalos de um dia, para ter uma barba bem esculpida”, explica Adriano Chagas, do salão Care (RJ).
Pois bem caro leitor, a onda agora é aquela barba disfarçada propositadamente de desleixada. Deixa eu repetir, “barba disfarçada propositadamente de desleixada”, ou seja, ela não é naturalmente desleixada, ela é milimetricamente calculada para parecer ser e assim deixar você mais charmoso e com jeito de descolado. Mas não basta só deixar a barba crescer e achar que tá abafando. Segundo os especialistas para fazer esse look à barba deve ser aparada regularmente, deve acompanhar a linha da mandíbula e ir somente até o “pomo de adão”. A barba deve estar um dedo acima dele, podendo eliminar com máquina ou gilete os fios que ficam abaixo dessa marca.O pescoço deve estar livre de pelos e apenas a parte de baixo do queixo por fazer. Ter o equipamento certo também é fundamental para aqueles que não têm tempo de ir regularmente ao salão ou barbearia. É preciso prestar atenção às laterais do rosto, ao contorno do pescoço e ao comprimento geral da barba. Se o bigode entra para compor o visual da barba, ele também deve ser aparado periodicamente na linha do lábio superior. Nunca apare a barba com ela molhada, pois ela encurta quando seca, podendo ficar bem diferente das suas intenções iniciais. Você também pode usar máquina para aparar a barba, isso pode deixá-la mais uniforme, inclusive. O tamanho recomendado para o comprimento da barba está entre o pente 1 e 2 da máquina, mas isso pode variar de acordo com seu estilo.
A hidratação ajuda a manter a elasticidade da pele e previne o ressecamento. Existem diversos produtos e para fazer a melhor escolha é sempre bom consultar um dermatologista. Para ajudar na escolha do melhor formato para a sua barba e acertar no estilo, a MENSCH conversou com um especialista no assunto, o técnico da Gama Italy, Augusto de Moraes.01 – Já se foi a época que os homens usavam aquela barba farta, hoje em dia parece que a barba mais rala pegou de vez. Existe alguma razão para esse modismo? Hoje as inúmeras clínicas beleza masculina e a moda mais style dos desfiles ditam estas tendências de moda mais despojada.
02 – Como deixar a barba sempre mais baixa e ficar na moda? Existe alguma técnica especial? A barba precisa ser aparada de 3 em 3 dias, durante banho para melhor contato do aparelho com a pele.
03 – Existe algum corte ou formato especial que esteja mais em moda? Sim, dois modelos, costeletas e barba juntas, – Barba apenas na parte inferior do rosto e a barba bem aparada, que fica muito bem em todos e nunca sai de moda.
04 – Qual o passo a passo da barba feita com a máquina? O parelho compõe vários pentes variando de altura, no início use o pente mais alto para aparar, finalize com o pente com menor altura ara complementar o corte e para acabamento use apenas a lâmina sem acessórios. A máquina também é ideal para os iniciantes porque propõe segurança e tempo para ir verificando se o corte está saindo como o planejado.
05 – Existe algum produto de higiene ou cuidado especial que seja indicado para uma barba bem cuidada? Usar esfoliante leve 1 ou 2 vezes na semana ajuda a manter o corte, desobstrui os poros facilitando a retirada do pêlo, e vale passar mais de uma vezes a lâmina no mesmo local. Hidratar após o corte e usar sempre produtos específicos para o seu tipo de pele.
– Rostos redondos: Manter a barba sempre aparada para evitar ficar com um rosto muito grande.- Homens com barba “rala”: É preciso ficar atento ao comprimento não muito longo para não aparecerem as falhas e não muito curto para não ficar com a impressão de “cara suja”.
– Cavanhaques: Funcionam bem para todos em especial para os que têm um rosto quadrado e vale lembrar que qualquer volume serve também para aumentar as proporções do rosto.
– Lave sua barba: Quando for lavar o cabelo, lave também a barba com shampoo e condicionador, afinal ela não deixa de ser uma extensão do seu cabelo, exigindo os mesmo cuidados. Você pode penteá-la depois para desembaraçar deixá-la “arrumadinha”.
– Homens com pouco queixo: Devem utilizar a barba de forma a criar ilusão de um rosto mais alongado.
– Bigode: O uso deles hoje é menos comum, mas para homens que tem um buço grande o bigode serve para criar uma melhor harmonia no rosto.
– Coceira: Uma reclamação de quem deixa a barba crescer é a coceira que ela provoca no rosto. De fato, o rosto precisa se acostumar com o crescimento dos fios, essa coceira é normal. Mas para amenizá-la, lave a barba com água fria, isso é bom para retirar o suor que pode também estar contribuindo com a coceira.






