O mercado nacional de cervejas artesanais está crescendo muito e reflexo disso são os eventos cervejeiros de grande, médio e pequeno porte que acontecem durante todo o ano no país. Selecionamos algumas boas festas em diferentes cidades para facilitar o seu calendário e programação cervejeira anual.

ALL BEERS SESSIONS

19 de janeiro – São Paulo – SP

Em sua quarta edição, o All Beers Sessions inicia todo ano o calendário cervejeiro nacional, se trata de uma festa pequena com diversas cervejarias de todo país e também importadas para uma comemoração entre leitores do blog All Beers (www.allbeers.com.br), importadoras, cervejarias e mídia especializada. Fique atento que os ingressos são limitados e acabam rapidamente!


FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA

13, 14, 15 e 16 de março – Blumenau – SC

Blumenau virou sinônimo de cerveja e exatamente por isso aparece duas vezes nesta lista. O Festival Brasileiro da Cerveja é um dos eventos mais tradicionais do país e continua sendo uma referência no cenário brasileiro.

MONDIAL DE LA BIÈRE SÃO PAULO

30 de maio – 02 de junho

Em sua segunda edição na capital paulista, o evento foi muito elogiado e bem organizado em 2018. Com o porte menor que a edição carioca, a esperança é que o crescimento aconteça gradativamente e com isso se torne rapidamente um dos grandes festivais da cidade.

DUM DAY

20 de julho – Curitiba – PR

Em sua nona edição, o evento já virou obrigatório no calendário nacional e atrai cervejeiros de todo os estados. Com uma grande variedade de chopes, alguns exclusivos da DUM cervejaria, é realmente uma experiência cervejeira!

MONDIAL DE LA BIÈRE RIO

De 04 – 08 de setembro – Rio de Janeiro – RJ

Sabe quando você vai no festival pelo clima gerado dentro dele? E não estou falando do calor, e sim do astral! O Mundial no Rio é exatamente isso! Diversão garantida, cervejarias e apaixonados por cerveja de todo Brasil, sem falar no local, o Píer Mauá, que é fantástico!

REPENSE CERVEJA

Outubro – Rio de Janeiro – RJ

Organizado anualmente pela cervejaria carioca 2Cabeças, o forte desta festa são os rótulos exclusivos feitos em parceria pelos organizadores da festa com outras cervejarias. Diversão garantida e ótima qualidade nos chopes.

OKTOBERFEST DE BLUMENAU

Outubro – Blumenau – SC

Esqueça aquela imagem de uma festa com cerveja ruim que colocaram na sua cabeça! A Oktoberfest de Blumenau é histórica, a maior da América e sim, tem cerveja artesanal. Com diversos estandes de cervejarias locais, é uma festa totalmente indicada para os apaixonados por cerveja! Uma celebração com desfiles pela cidade, boa comida e claro, ótima cerveja!

IPA DAY BRASIL

16 de novembro – Ribeirão Preto – SP

Quem não gosta de uma boa cerveja amarga? Quem não gosta de IPA, bom sujeito não é, certo? Agora imagina uma festa só delas!

Festa de porte mediano e que atrai lúpulomaníacos de todo Brasil! Virou parada obrigatória de todo amante de cerveja!

FESTIVAL DA CERVEJA POA

Novembro – Porto Alegre – RS
O sul do país é muito forte na cultura cervejeira e nos últimos anos diversos bares, festas, festivais e cervejarias de grande qualidade surgiram por lá. O Festival de Cerveja POA está crescendo e ganhando seu espaço no calendário nacional, junto com o concurso Copa da Cerveja POA, com jurados nacionais e internacionais.

SLOW BREW BRASIL

7 de Dezembro – São Paulo – SP

A maior festa da capital paulista na atualidade. Grande diversidade de rótulos nacionais e internacionais, ótima área de alimentação, atrações musicais separadas dos estandes cervejeiros (muito obrigado, organização!), presenças internacionais e rótulos exclusivos. Evento de grande porte que vai conquistando fãs em cada edição realizada!

5 DICAS PARA VOCÊ ACOMPANHAR BEM UM FESTIVAL DE CERVEJA ARTESANAL

– Lembre que se trata de um evento de bebida alcoólica e que algumas cervejas artesanais apresentam alta graduação alcoólica, ou seja, não exagere em apenas um rótulo, tenha uma experiência maior provando pouco de diferentes rótulos.

– Não esqueça de se hidratar com água nos intervalos. Entre um estande e outro, beba água!

– Evite ir dirigindo, pois na volta provavelmente você não estará em condições adequadas de pegar no volante. Utilize serviços como Uber, Cabify e Táxi, que na maioria das vezes fecham parcerias e promoções com os eventos.

– Geralmente a variedade de estilos é grande, não tente beber tudo pois você não vai conseguir. Faça uma lista antes de sair de casa, prove os rótulos que você tenha mais interesse, que nunca tenha provado ou estilos que mais goste.

– Fique atento aos lançamentos e rótulos exclusivos da festa, talvez seja a sua única oportunidade de provar uma cerveja que não tenha distribuição comercial em sua cidade/estado.

Boa diversão!