Se você ainda não sabe o que é um trader, provavelmente não conhece o gaúcho Suriel Ports. O cara que hoje é uma referência em day trade e mercado financeiro. Idealizador do maior canal do mundo sobre Day Trade, o Ports Trader, Suriel aos pouco se tornou um dos profissionais mais procurados por quem deseja começar do zero e ter seus primeiros lucros através da bolsa de valores. Autor do livro ‘Manual do Trader’, e do maior treinamento profissional sobre bolsa de valores, o ‘Mentoria Trader Elite’. Suriel Ports começou muito cedo a se interessar sobre esses assuntos e foi aos poucos conquistando seu espaço e somando seguidores em suas redes sociais. E isso é um pouco do que vamos conversar aqui nessa entrevista exclusiva para a MENSCH.
Para quem não te acompanha ou não te conhece, conta como começou sua carreira no mercado financeiro. Eu comecei a pesquisar sobre mercado financeiro quando eu tinha 17 anos. Eu sou gaúcho e minha família foi para o Rio de Janeiro em busca do sonho da minha mãe de se tornar atriz. Chegou um momento que a gente estava precisando de dinheiro e eu fui para internet procurar formas de ganhá-lo. Foi lá que eu encontrei sobre bolsa de valores, day trade, mercado financeiro. Comecei a me interessar, estudar e acabou virando a minha paixão. Com 21 anos eu já era milionário na bolsa de valores.
O quanto a tecnologia e as mídias atuais ajudaram nesse processo? Eu descobri tudo através da internet, né, entanto em 2011 não existiam mentorias, cursos, nem muito conteúdo online ensinando os primeiros passos. Eu tive de aprender tudo na unha, na raça. E com isso acabei prolongando o tempo necessário para poder conquistar meu objetivo que era ganhar bastante dinheiro e ter liberdade financeira. Se tivesse todo o conteúdo que tem hoje na internet, eu teria chegado lá bem mais rápido.
Podemos dizer que as novas tecnologias e mídias sociais aproximam o grande público desse mercado de investimento e bolsa de valores. Mas ainda assim é preciso talento pra coisa? Com certeza o conteúdo disponibilizado na internet ajuda muito o iniciante a ter os primeiros passos do fundamento e não começar do zero totalmente. No mercado financeiro não é necessário habilidade natural, a única coisa imprescindível é a pessoa ter disciplina de seguir um método à risca. E também ter gestão emocional e controle dos sentimentos e emoções em relação a essa montanha russa que é o ganha perde do mercado. A pessoa precisa saber lidar com esse tipo de coisa.
Você teve alguma educação formal em mercado financeiro, cursos e coisas do gênero? Eu não tive nenhuma formação acadêmica, inclusive eu larguei a faculdade de cinema, faltando um ano para graduar, para poder focar 100% no mercado. Tudo que eu aprendi e consegui foi ali, vendo vídeos na internet, que eram poucos na época, e também botando a cara em risco, botando a pele em risco. Tendo coragem.
Como chegou a criação da Ports Trade, apontada como a maior referência de Day Trade do Brasil? Eu sempre postei vídeos no Youtube mostrando as minhas operações, ensinando o que é que eu fazia. Então, começou, meio do nada ,a ter uma enxurrada de pedidos para eu ensinar. “Ensina como é que você faz”, você tem algum curso? Então, eu criei o curso e a mentoria Trader de Elite que hoje tem mais de 80 mil alunos.
Em 2019 eu realizei a minha primeira mentoria. Um treinamento focado em ajudar iniciantes do zero a se tornarem traders de elite, que é o nome dado a posição máxima de quem completa e atinge o objetivo que eu proponho na comunidade. Que é o mesmo que eu atingi.
Realmente é possível viver de Day Trade? Quais as dicas básicas? Com certeza dá pra viver de day trade. Algumas pesquisas apontam o contrário, no entanto, elas são completamente enviesadas porque não levam em consideração os fatores que somente quem tá ali, na trincheira, consegue entender. Primeiro é necessário ter muita disciplina. Os principais erros de quem começa do zero, é não focar em uma única estratégia, ficar pulando de galho em galho, isso acaba tirando o foco da pessoa e fazendo com que ela não se torne mestre em alguma estratégia específica. Qualquer estratégia do mercado em longo prazo vai te trazer retorno. As pessoas são muito imediatistas e querem retorno pra ontem e não completam o processo para realmente ter consistência de ganhos. Então, pra você poder viver disso, é importante ter muita disciplina, conhecer os métodos à risca e ser um mestre em um método, em uma estratégia, aplicar incansavelmente. É como diz o ditado, é mais perigoso uma pessoa que treinou mil vezes um mesmo passo do que uma pessoa que treinou mil passos diferentes. Essa é a principal coisa para se ligar quem vai iniciar no day trade, no mercado financeiro e na bolsa de valores.
Digamos que, pelo fato do mercado financeiro acabar se tornando mais volátil, e com maior volume frente a uma maior quantidade de pessoas apostando nele, isso facilita ou dificulta do trabalho de trader? Volatilidade é o principal aliado do trader. A gente trabalha com o volume, com a movimentação, com alta e baixa, subida e descida, a todo instante no mercado. Essa volatilidade nos instiga a encontrar melhores oportunidades. Nenhum trader gosta de um mercado consolidado, que é o termo que a gente usa, um mercado que anda pro lado. A gente quer o mercado que sobe, desce pra que a gente consiga encontrar, nessa oscilação, a oportunidade pra poder entrar e sair rapidamente das operações.
Muita gente entra no Day Trade na ilusão que vai transformar R$ 20 em R$ 1 mil. Como evitar as ciladas? Acho que principal cilada do day trade, de quem começa com pouco dinheiro e quer ficar rico do dia pra noite, é achar que vai entender como tudo funciona, os métodos, estratégias e desenvolver a habilidade que precisa pra viver disso também do dia pra noite. É um processo. A pessoa tem de aprender, consolidar os fundamentos. Entender as bases de como funciona o mercado. Realmente conhecer a estratégia a fundo e aplicá-la com tranquilidade, sem pressa, sem afobação. É importante ficar muito atento a isso. Mercado financeiro é uma construção, ninguém vai ficar rico numa semana. As pessoas também não vão querer ser traders por uma semana. É uma atividade que exige dedicação. É uma atividade que eu acredito, a pessoa que tá começando queira fazer pra sempre. Então se vai ser pra sempre por que querer todo o resultado ontem?
Pandemia, economia brasileira em crise, dólar em alta, o quanto tudo isso tem afetado esse mercado? O momento da pandemia foi onde o mercado teve maior volatilidade, as maiores altas e quedas do mercado foram nesse momento. Todos os fatores externos impactam o mercado de um modo onde traz a volatilidade. E como eu disse, a volatilidade é a principal aliada de um trader.
Quem é Suriel Ports hoje? Suriel Ports hoje é um trader e investidor profissional, empresário, dono de 5 empresas, multimilionário, mais de 80 mil alunos na mentoria. Uma pessoa que tem um foco e a missão de tornar cada vez mais pessoas livres financeiramente e tá construindo uma nova empresa que promete revolucionar o mercado financeiro que é a Next Research, que vai ser uma casa de análise.
O que te move? Eu acredito muito que nós somos partes do universo, eu acredito muito em energia. E o universo está sempre se expandindo. Então para mim, o meu propósito é estar sempre em expansão e servir outras pessoas. A gente só encontra realmente felicidade quando a gente compartilha coisas que nos tornam felizes e momentos que fazem a gente conquistar nossos sonhos e objetivos. Quando eu tô compartilhando meus conhecimentos, primeiro que eu aprendo cada vez mais, fortaleço as raízes e a essência do que eu tô ensinando, segundo, eu consigo edificar outras pessoas, transformar famílias, casas, então isso me move e me inspira e me motiva muito.
E até onde você quer chegar? Meu objetivo é me tornar parte da bolsa de valores. O trader é uma pessoa que tá do lado externo, comprando, vendendo, movimentando. Fazendo parte da movimentação do mercado. Para ser parte da bolsa, as minhas terão o IPO para estarem integradas e licitadas. Dessa forma as pessoas podem me comprar e me vender também.
Foto @vinnynunes_
Assessoria de imprensa @rlassessoria @ryckleonavicius