No final de agosto ocorreu o UK Motors Academy Porto Seguros, evento promovido pela importadora da marca britânica para o Brasil, onde Ricardo Mauricio, um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior, correu a bordo do superesportivo McLaren Senna. Foram percorridos os 4,309 km do autódromo de Interlagos em 1min37s856, estabelecendo novo recorde do circuito para carros de rua originais de fábrica. “Foi sensacional! Já haviam me falado que o carro era muito emocionante de pilotar e isso se comprovou na pista. É muito potente, com torque e aceleração muito fortes”, elogia Mauricio.
Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. Na primeira volta o piloto conseguiu testar os limites do carro e na seguinte já fez o tempo de 1min41s422, sendo 1s6 mais rápido que o recorde anterior estabelecido pela Porsche no início do ano. No total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes. Em cada uma delas os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida. Na última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia: 1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde.
O carro estava totalmente original, inclusive equipado com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica. A média horária da volta recorde foi de 158,485 km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio Mauricio ao olhar o painel) foi de 295 km/h no fim da reta dos boxes. A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil.
Criado em homenagem ao nosso eterno tricampeão, Ayrton Senna, o superesportivo é um dos carros de rua mais extremos já produzidos pela McLaren Automotive e tem produção limitada a 500 unidades. O McLaren Senna vem equipado com motor V8 biturbo de 4 litros, que permite um desempenho de carro de corrida. Essa motorização entrega a incrível potência de 800 cv e torque de 81,5 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, chega aos 200 km/h em 6,8 segundos e atinge 300 km/h em 18,8 segundos. A velocidade máxima é de 335 km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga aerodinâmica gerada pode chegar a 800 kg.
A unidade pilotada por Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela UK Motors, responsável pela representação das marcas McLaren e Aston Martin no mercado nacional.