A trajetória de Chris Rodrigues, natural de Bom Jesus de Goiás, é algo inspiradora. Sua fama como cabeleireiro, acumulando 22 anos de experiência na área. Com uma rotina intensa. Dividindo seu tempo entre a gestão de suas empresas e o atendimento aos clientes em seu salão. Chris se especializou em academias de cabelos em Los Angeles, Miami, Paris e Londres, para oferecer o mega hair mais natural do mercado. O primeiro a inserir esse serviço no mercado de luxo, antes existia muito preconceito com as extensões, graças à sua dedicação e alto nível de exigência isso mudou, isso se reflete na qualidade do trabalho que entrega. Ao longo de sua carreira, Christiano colaborou com os melhores salões de São Paulo e há quatro anos decidiu abrir seu próprio espaço para proporcionar uma experiência mais exclusiva e pessoal. Desde cedo, Chris Rodrigues sonhava em ter um salão que proporcionasse uma experiência acolhedora e única, como se estivesse recebendo suas clientes na sala de casa – por isso o nome Casa Chris Rodrigues. Tudo isso e mais um pouco é o que Chris nos conta aqui nessa entrevista exclusiva para a MENSCH.
Chris, indo para o início da sua trajetória, como surgiu o interesse por cabelos femininos? Isso já nasceu comigo, quando criança eu amava brincar com cabelos, até os cabelos das espigas de milho, sempre ia muito ao salão com minha mãe e um certo dia pedi ao cabeleireiro dela que quando cortasse algum cabelo grande guardasse pra me dar, e então quando ele me deu um cabelo eu colei ao redor de um boné e todos os dias ficava brincando de escovar, enrolar, fazer tranças, então esse interesse nasceu comigo.
Alguma técnica, serviço ou diferencial que foi criando sua identidade e fazendo seu nome crescer nesse mercado? Sempre fui encantado pelas transformações que o mega hair proporciona. Então há 15 anos atrás eu já fazia mega hair e me sentia incomodado com a técnica. Então fui me preocupando em fazer isso de um modo que ficasse muito natural, que não estragasse o cabelo natural e com certeza a aceitação no mercado de luxo foi por causa dessas características, por ser um mega hair muito natural e cabelos mais sofisticados.
Foi sua aptidão como cabeleireiro e o serviço de mega hair, você precisou explorar seu lado empreendedor e administrador. Sempre teve essa facilidade para lidar com negócios ou ao longo do tempo você foi fazendo cursos e se aprimorando? Comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos já era um jovem empreendedor eu fazia bijuterias e vendia pra cidade toda, aos 15 comecei em salão, depois quis ser vendedor em uma boutique da minha cidade já existia essa conexão com a moda, essa experiência como vendedor foi muito importante na minha formação. Quando eu cheguei em São Paulo aos 19 anos meu primeiro emprego aqui foi como vendedor em shopping só um ano depois que eu fui conseguir o primeiro trabalho em um salão aqui. Hoje eu vejo que pra ter sucesso em qualquer área antes você precisa ser um bom vendedor. Saber se vender ou vender o seu produto é o segredo do negócio. Mas com certeza nos livros eu vou sempre aprimorando os conhecimentos nessa área, gosto e aprendo muito lendo.
Você passou por academias em Miami, Los Angeles, Paris e Londres. Como foi esse período de imersão nesse mercado internacional? O que foi primordial? Essas oportunidades foram surgindo depois que eu já estava bem na profissão, as grandes marcas foram convidando e sem dúvidas essas academias fora do Brasil me ensinou muita parte de postura técnica até o comportamental. Mas com toda certeza os melhores cursos para cabeleireiros são no Brasil mesmo, temos os melhores cabeleireiros do mundo no Brasil.
Por ter estudado nessas quatro grandes cidades, você percebeu alguma diferença entre o mercado americano e o europeu? Percebi mas não foi nos cursos, tive mais conhecimento quando tirei um período pra fazer uma pesquisa de mercado uma vez em Portugal e outra em Miami. Então percebi uma grande diferença nos estilo entre elas. A mulher americana usa muito mega hair, laces, tic tac, rabos, então elas investem mais nesse produto, as europeias tem cabelos mais finos e não se preocupam com esse volume que as brasileiras tem, elas são mais desencanadas com cabelos.
O que foi aplicado no seu salão que você trouxe do exterior? Sentiu que a clientela ficou mais exigente? No meu salão não apliquei nada que vi no exterior até pq fora do Brasil não existe salões tão bem estruturados como no Brasil, sem sombra de dúvidas somos referências nisso e os maiores salões só existem no Brasil. Mas no meu salão o grande diferencial é o ambiente mais exclusivo como se você estivesse na sala da sua casa, para poucas pessoas. Maioria das minhas clientes não gostam de salão, elas gostam de vir aqui na Casa Chris Rodrigues justamente por ser diferente te dos salões convencionais. A minha cliente sempre foi muito exigente e eu amo ter esse público gosto de gente assim.
A Casa Chris Rodrigues traz um diferencial que é o atendimento aos clientes, como se fosse na sala de casa. Como isso foi pensado? Eu abri o salão por causa da pandemia e entendi que a pandemia aconteceu porque algumas coisas precisavam ser mudadas, o primeiro era o atendimento de qualidade onde eu consigo ter mais tempo e atenção com aquela cliente ali, então o diferencial é uma experiência personalizada pra cada pessoa e não uma linha de produção. E isso inclui desde um manobrista esperando pelo nome, um salão bem decorado, um espaço seguro, profissionais preparados pra atender esse perfil de cliente, uma boa música, salão sempre limpo e cheiroso, uma boa comida feita na hora. Então é a experiência ser completa.
Agora você está um novo passo importante na sua empresa que é a abertura da “joalheria de extensões”, a CR hair, sua própria marca de cabelos. Qual grande diferencial e os clientes podem esperar por isso? Será a forma de expor e vender esse produto, não existe nenhuma marca de extensões no mundo que venda esse produto como se fosse uma joia, ele custa o valor de uma joia e são peças exclusivas então nós vejo isso como verdadeiras joias, veio daí a inspiração pra ter uma loja inspirado em uma joalheria de cabelos. Como é um produto voltado para o mercado de luxo cada detalhe personalizado faz diferença. Produtos com certificado de garantia, muita qualidade, a cada 6 meses irei lançar um novo produto na marca.
Quais tipos de cabelos e técnicas são mais procurados pela sua clientela? Sem dúvidas são as fitas inject aquelas que imitam o couro cabeludo. É a técnica mais recomendado pelos dermatologistas, então como é muito fino e leve não causa danos, e o tipo de cabelo mais procurado são sempre os ondulados naturais.
Em relação a vaidade e cuidados com você mesmo, do que você não abre mão? Qual sua rotina de cuidados? Algo que eu considero importante é sempre treinar pela manhã e uma alimentação saudável. Sinto que eu preciso cuidar de mim primeiro pra depois estar bem e cuidar dos outros. Sou muito vaidoso então sempre busco fazer lasers e todas as tecnologias disponíveis no mercado. Ah e muita água (risos).
Quando tem um tempo livre, o que procura fazer? O que te distrai? Sempre que tenho tempo livre gosto de estar em algum lugar em contato com a natureza, amo sol, praia, se pudesse eu iria a praia todo final de semana, viajar é a melhor coisa da vida, isso me deixa reenergizado.
Quem é Chris Rodrigues hoje em dia e o que deseja para o futuro? Atualmente, sou um profissional em constante evolução, sempre em busca de novos significados e formas inovadoras de atuar. Com 23 anos de experiência como cabeleireiro, sinto um forte desejo por novos desafios, o que inspirou a criação da marca CR Hair. Ao longo dos anos, aprendi que as decepções com pessoas fazem parte da jornada, mas também nos ensinam a valorizar momentos de felicidade e paz interior. Hoje, meu foco é desfrutar mais da companhia da minha família, que é meu bem mais precioso, e viver experiências simples ao lado de pessoas que trazem boas energias. Não sinto mais a necessidade de provar nada a ninguém; meu objetivo é trabalhar com paixão e manter-me em equilíbrio e como disse acima, expandir meus negócios e a forma de trabalhar, saindo da caixa e da zona de conforto.