CAPA: MIGUEL RÔMULO, O QUINCAS DE ‘ÊTA MUNDO MELHOR!’

Last updated:

Por Ivan Reis

Um dos artistas mais atuantes nas novelas se prepara para escrever um novo capítulo de sua trajetória. Desde a infância, Miguel Rômulo surpreende com personagens carismáticos que conquistam o público assíduo dos folhetins da Rede Globo. Depois do sucesso de ‘Êta Mundo Bom!’, novela exibida em 2016, o ator carioca de 33 anos retorna na pele do irreverente Quincas em ‘Êta Mundo Melhor!’, novela das 18h, escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, que estreia em 30 de junho. A produção traz de volta o universo do primeiro enredo que marcou a teledramaturgia brasileira.

Em entrevista exclusiva à MENSCH, Miguel Rômulo contou os detalhes de sua nova fase da carreira, os preparativos para reviver um dos seus personagens mais celebrados pelo público, além de abrir o jogo sobre relacionamento, planos familiares e ainda relembrou alguns momentos na televisão. “Meu objetivo é deixar uma marca positiva por onde passo, buscando melhorar a cada dia”, disse o ator em um papo descontraído às vésperas de estrear seu novo trabalho. Confira!

Qual é a sensação de voltar a viver o personagem Quincas em ‘Êta Mundo Melhor!’? Depois de 10 anos, o que mudou no personagem? É uma honra reencontrar o Quincas depois de dez anos. Para um ator, é muito gratificante poder revisitar um personagem ao longo da carreira. Ainda estou descobrindo tudo o que ele aprontou nesse tempo (risos). Eu, por outro lado, estou em outro momento da vida — com mais maturidade e outra cabeça. O Quincas me traz lembranças muito especiais e marcou uma fase importante da minha trajetória. E tem uma coincidência curiosa: adotei um vira-lata caramelo bem arteiro que também se chama Quincas. Ele chegou à minha vida na mesma época da primeira novela e, agora, completa dez anos também. Ou seja, o espírito bagunceiro do Quincas continuou presente todos esses anos… só mudou de forma.

A próxima novela criada e escrita por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson será o seu 15º trabalho na carreira. Das tramas das quais já participou, qual é a que mais te marcou? É uma honra estar ao lado do Mauro Wilson nessa novela. Ele é um profissional generoso, criativo e tem sido um privilégio dividir esse projeto com ele. Falando do Walcyr Carrasco, sinto que estou reencontrando alguém que foi fundamental na minha trajetória. Uma novela que marcou profundamente a minha carreira foi ‘Caras & Bocas’. Ela teve um papel essencial na minha formação como ator, e carrego esse trabalho com muito carinho até hoje. Quero aproveitar para homenagear o Walcyr porque devo muito a ele. ‘Caras & Bocas’ me transformou, me ensinou e, sem dúvida, foi um dos projetos mais importantes da minha vida.

Como tem sido a preparação para a rotina de gravações? O que é mais desafiador nesse processo? Tive aulas de dança de salão, de prosódia e de voz como parte da preparação para reinterpretar o Quincas. Foi um processo importante para me reconectar com o personagem. Agora, já entrei num ritmo intenso de gravações e a preparação continua de outra forma: em casa, procuro cuidar da alimentação, fazer exercícios para aliviar o estresse, estudar meus textos com atenção e dormir cedo. Tudo isso para manter o foco e conseguir entregar um bom trabalho no set — e, claro, um bom entretenimento para quem vai assistir.

Nesses 23 anos de atuação, o que mais te orgulha? E o que mais te chateia nessa trajetória? Fico muito feliz por ter me mantido na profissão, atuando. Eu me orgulho de saber que consigo causar algum impacto na vida das pessoas, levando minha arte e meu trabalho até cada uma delas. Além disso, tive a oportunidade de interpretar personagens muito diferentes entre si — e muito diferentes de mim. Essa diversidade me desafia, me alimenta como artista, me orgulha da trajetória e me faz crescer. Por outro lado, o que me chateia é perceber o quanto nossa profissão ainda é desvalorizada. Existe um glamour em torno da atuação, mas, na prática, poucos entendem o quanto de estudo, esforço e dedicação ela exige.

Qual é o(a) ator/atriz com quem você ainda quer contracenar? Com certeza, Tony Ramos. Ele é uma referência enorme para mim pela trajetória, pela entrega, pela generosidade em cena. Seria uma honra dividir um trabalho com ele.

Em 2026, você estará no remake de ‘Dona Beja’, da plataforma Max, na pele do inescrupuloso Padre Otávio. O que podemos esperar da nova trama? O público pode esperar uma trama intensa, provocadora e com personagens que fogem do óbvio. No meu caso, dou vida ao Padre Otávio que está bem distante da imagem tradicional de um padre. Ele é manipulador, inescrupuloso e deve causar muita revolta em quem estiver assistindo — o que, para mim como ator, é justamente o desafio e o prazer deste trabalho. Fiz cenas bem delicadas, fortes e acredito que esse desconforto também faz parte da proposta da novela: provocar, expor contradições e mexer com o público.

Com tantas produções de sucesso sendo reelaboradas para hoje, você acredita que a nostalgia tem funcionado na teledramaturgia brasileira? Com certeza. Acredito que as releituras, remakes e continuações são sempre bem-vindas. Cada nova versão dialoga com o tempo em que está sendo feita. Então, mesmo que a essência da história se mantenha, ela é contada de uma forma mais sensível, mais conectada com o momento atual. Às vezes, essas tramas são até reescritas, adaptadas para refletir novas visões e contextos. O importante é que a nostalgia venha acompanhada de uma nova perspectiva e que essas histórias possam ser apresentadas também às novas gerações e a quem não teve a chance de acompanhar na época.

No ano passado, você surpreendeu a todos quando pediu sua namorada, a atriz e modelo Fran Castro, em casamento em uma praia do Rio de Janeiro. Em quais momentos você é mais romântico? Eu acho que, em todos os momentos que estamos juntos, busco ser a minha melhor versão, o homem que eu quero ser. Gosto de trazer romantismo, adoro ser romântico e até um pouco brega. Cumplicidade, parceria e união são essenciais. Eu gosto de fazê-la rir. Acho que esse é um jeito simples e especial de demonstrar carinho. Também procuro sempre surpreender, para fugir da mesmice e da rotina. Vem dando certo (risos).

Planos para casamento já existem… e para filhos? Existe o desejo da paternidade? Claro. Temos a intenção de sermos pais, mas não é algo que estamos planejando para agora. Ainda é um sonho próximo, mas não algo concreto que já estamos querendo realizar. Vamos vivendo um passo de cada vez. Primeiro, queremos casar, temos outras prioridades no momento e sabemos da responsabilidade enorme que é ter um filho. Por isso, queremos fazer outras coisas antes de realmente colocar isso em prática. Trazer uma criança para este mundo é uma decisão que merece todo o cuidado, mas sempre foi um sonho meu ser pai.

Nos momentos em que está longe dos holofotes, o que faz para cuidar do corpo e da mente? Pratica algum esporte? Ultimamente, tenho me conectado muito mais com a minha saúde. Aos 33 anos, minha mentalidade mudou bastante. Tenho uma vontade maior de viver bem, com saúde, e de estar no meu melhor corpo. Por isso, faço musculação e academia todos os dias. Além disso, sempre que posso, tento praticar algum esporte, como jogar futebol, correr, nadar, jogar vôlei na praia. Estou sempre buscando um tempo para cuidar do meu corpo e da minha mente.

Em se tratando de estilo, qual é a peça que não pode faltar no seu guarda-roupa? O básico funciona muito bem para mim. Não podem faltar roupas em cores neutras, que facilitem as combinações entre elas. Estou numa fase de tons terrosos — adoro marrom, verde escuro, além do clássico preto e branco. Também gosto muito de acessórios, que acho que fazem toda a diferença no look.

O que não para de tocar na sua playlist? Há algum hit no momento? Eu sou apaixonado por música, e na minha playlist não pode faltar um sambinha — aquele bom e velho Zeca Pagodinho, com certeza. Claro que também curto ouvir os hits do momento, mas meu coração mesmo é do pagode e do samba de raiz.

Qual é o mantra — ou a frase — que leva para a vida em qualquer circunstância? Não tenho um mantra ou frase específica, mas procuro levar a vida de forma simples, agindo sempre com justiça e bondade. Meu objetivo é deixar uma marca positiva por onde passo, buscando melhorar a cada dia. E o humor é um grande aliado para manter o equilíbrio e a leveza no dia a dia.

Texto @reisivan2 

Fotos: @eujoycebraga

Beleza: @juliamaiabeauty

Stylist e produção: @franccinyh

Making of: @larinoe

Estúdio: @ostudiojoya

Assessoria de imprensa: @cintialopes_comunicacao