Com o passar dos anos, os cabelos grisalhos foram deixando de ser um tabu entre homens e mulheres, que costumavam realizar procedimentos de tingimento, e passaram a ser encarados como uma marca natural do envelhecimento. Atualmente, os fios acinzentados estão super em alta e passaram a ser sinônimo de estilo e autenticidade e, inclusive, foram adotados por muitos jovens, que não medem esforços para deixar as madeixas platinadas.

Embora essa coloração natural esteja cada vez mais popular, é importante ressaltar que esse tipo de cabelo necessita de uma atenção redobrada. Conforme envelhecemos, a fibra capilar perde melanina – responsável pela pigmentação dos fios. A partir desse processo eles vão perdendo a cor, e, consequentemente, ficando brancos. Com a falta do pigmento, os fios ficam mais fracos e pedem de cuidados específicos, tendo em vista que a proteína influencia e estimula a maciez hidratação e capilar.

Abaixo, Carlos Correa, gerente de produtos e pesquisa da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar a mais completa linha de cosméticos de alto padrão do país, selecionou 5 dicas essenciais para mantê-los saudáveis e hidratados. Confira:

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

Como o cabelo grisalho tende a ficar mais fraco e poroso, ele acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais. Para o especialista, a hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita através de uma rotina caseira de cuidados. Carlos aconselha investir em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.

UTILIZE PRODUTOS INDICADOS

Utilizar produtos adequados para os cabelos grisalhos auxilia no cuidado e saúde das madeixas. O recomendado é o uso de shampoos e condicionadores matizadores, tendo em vista que eles possuem propriedades antioxidantes e hidratantes que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol.

SOL NA MEDIDA CERTA

O sol é um importante aliado para a saúde, pois auxilia na prevenção de doenças e essencial para estimular a produção de vitamina D. No entanto, o gerente de produtos e pesquisa afirma que ter cautela com exposições mais prolongadas é necessário. “Os raios solares podem prejudicar e enfraquecer os fios. Nesse caso, é importante a utilização de produtos com proteção solar e o uso de chapéus e bonés, caso haja contato direto com o sol”, afirma.

EVITE APARELHOS TÉRMICOS

Aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha devem ser evitados em cabelos grisalhos. Segundo Correa, o uso com frequência danifica e leva a quebra dos fios. Para o expert, em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.

NÃO ARRANQUE OS FIOS

Quando começam a surgir os primeiros fios grisalhos, muitos homens e mulheres costumam evitar o crescimento e tendem a arrancar os fios como forma de tentar impedir seu aparecimento. Carlos destaca que tal hábito não é recomendado, porque pode desencadear em problemas capilares. “A prática pode enfraquecer a raiz e levar a uma inflamação, que causa danos aos folículos e deixa o cabelo ainda mais fino”, diz.