Uma das poucas estreias recifenses no mercado de restaurantes, nos últimos meses, o Nosso Empório & Bistrô, pilotado pela chef Sofia Mota, junto aos sócios Roberto e Thulio Guerra. A casa propõe uma informalidade bem cuidada e comida descomplicada, que passeia pelas referências pessoais da cozinheira e por seu repertório técnico maduro – encontro que rendeu um menu bastante saboroso e robusto. Apesar de enxuto na quantidade de opções, é amplo no sentido de que há criações para atender gostos, opções dietéticas e bolsos distintos – e em todas elas não falta sabor e personalidade, o que define bem o estilo de Sofia quando o assunto é comida – cozinhar para proporcionar conforto ao comensal, para satisfazer, para desarmar qualquer mau humor através da sua comfort food. O termo bistrô reforça a mensagem que a chef pretende passar, de comida que conforta, com salão aconchegante para 50 pessoas, atendimento cordial, guardanapo xadrez, pratos bem servidos.

O Arroz de Costela nasceu como forte candidato a arrebatar o cliente somente pela proteína ser… costela. O arroz vem molhadinho, com a carne desfiada, e nacos de jerimum assado, e pingos de aïoli de alho confitado. No páreo dos pratos mais potentes, ainda concorre o Baião de Dois cremoso, de camarão. A partida é dura amigos, difícil escolher o melhor.

Veganos são contemplados com receitas bem temperadas e criativas. Os Bolinhos de Arroz com Chutney de Cebola Roxa e a Moquequinha de Banana da Terra atestam a preocupação de Sofia em atender esse filão com o mesmo comprometimento criativo aos não veganos. Aliás, é na hora da sobremesa, nesta categoria, que a chef se põe a prova – não tem item fixo, todos os dias ela cria uma receita inédita livre de ingredientes animais. Tem feito sucesso, inclusive, entre os não veganos.

Nos finais de semana, entra em cena também o café da manhã/brunch. Pratos nordestinos – cuscuz, raízes, queijo de coalho – e pedidas de panificação, como croissant, tostex de brioche com queijo do reino, pãozinho de queijo com goiabada e requeijão dão as boas-vindas às primeiras horas do dia. Pastel de festa (frito, recheado com carne e polvilhado com açúcar, muito tradicional em Pernambuco) e ovo no purgatório – estrelado dentro de molho de tomate rústico e ervas também compõem o menu matutino, que pode ser solicitado nos intervalos entre o almoço e o jantar.

Não dá para deixar passar a presença de uma das receitas mais famosas de além-mar. A pedido dos sócios, habitués de Portugal, a chef incluiu Francesinha – o sandubão mergulhado em molho, iguaria-mor da cidade de Porto. Na versão Nosso, o prato recebeu linguiça fresca sem aditivos, e no lugar da salsicha industrializada da receita original, filé mignon no lugar do fiambre, e pão brioche de fôrma. No molho, além da cerveja, acrescentou vinho e picância na medida certa.

O espaço Nosso também contempla uma loja que comercializa vinho, cervejas especiais, queijos pernambucanos, frios e o café próprio selecionado pelo centro de treinamento Kaffe.

SERVIÇO

NOSSO EMPÓRIO & BISTRÔ @onossobistro

Rua Alfredo Fernandes, 61, Casa Forte – Recife / PE – Fone: 81-3127.3627